Odebrecht só disse que perdeu chave do sistema de propina após Lula pedir acesso

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – A defesa de Lula informou nesta quinta (17) que entrou com um pedido junto ao juiz Sergio Moro para obrigar a equipe do procurador Deltan Dallagnol a revelar as mensagens trocadas com o Ministério Público suíço a respeito do sistema My Web Day, usado pela Odebrecht para registrar pagamentos de propina. Na nota, o advogado Cristiano Zanin levanta suspeitas sobre a história de que a turma de Dallagnol não teve acesso ao sistema porque a Odebrecht perdeu a chave.

De acordo com o informe, a Odebrecht e o MPF só deram a desculpa de que não têm mais acesso à íntegra do material que foi encontrado na Suíça 5 dias após a defesa de Lula pedir para conhecer as informações que constam no sistema. A estratégia de Zanin é mostrar que no My Web Day não tem nenhuma propina endereçada a Lula, ao contrário do que afirma a força-tarefa da Lava Jato.

O pedido foi apresentado no âmbito da ação penal em que Lula é acusado de receber vantagens indevidas da Odebrecht, como a comprar de um imóvel que o Instituto Lula nunca usou, e de um apartamento vizinho ao do petista, em São Bernardo do Campo (SP), que foi adquido por Glauco Costamarques, um contato de José Carlos Bumlai.

Além de acesso às comunicações trocadas entre a equipe de Dallagnol e o MP suíço, a defesa de Lula pediu para suspender audiências e reinquirir testemunhas de defesa. Isso porque os procuradores de Curitiba inseriram, de última hora, uma série de documento na ação penal que não foram submetidos ao contraditório.

Os pedidos devem ser analisados por Sergio Moro.

Abaixo, a nota completa da defesa.

Na condição de advogados do ex-Presidente Lula requeremos na data de hoje (17/08) ao Juízo da 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba, nos autos da Ação  Penal nº 5063130-17.2016.4.04.7000/PR, que determine ao Ministério Público Federal a apresentação de todas as correspondências trocadas com o Ministério Público da Suíça a respeito desse sistema “My Web Day” — apresentando inclusive a via eletrônica dos documentos para que sejam submetidos à perícia.

O MPF afirmou que não teve acesso a “cópia integral” do sistema a despeito de um dos colaboradores do Grupo Odebrecht ter declarado em proposta de delação estar na posse da chave correspondente e somente ter se retratado dessa afirmação 5 dias após a defesa ter requerido o acesso ao “My Web Day”.

A defesa também pediu na mesma petição a suspensão dos interrogatórios marcados para o mês de setembro a fim de submeter ao contraditório papéis que foram juntados em 03/08 pelo Ministério Público, após a realização de 34 audiências e a oitiva de 97
testemunhas.

O MPF promoveu a juntada tardia de papéis ao processo, impedindo que a defesa pudesse indagar às testemunhas sobre esse material. Há necessidade de dar oportunidade para que as testemunhas indicadas pela defesa sejam reinquiridas. A juntada desses papéis também não foi acompanhada de qualquer indicação de origem e devem ser objeto de uma perícia.

Assine

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. quem?

    Tudo indica que Lula é vítima da justiça de Curitiba.

    Quem é o criminoso? Quem tem praticado crimes. 

    Esses oficiais da justiça merecem ser presos e a chave da cadeia deverá ser perdida da mesma forma.

  2. Isso vai ser a prova da

    Isso vai ser a prova da “imparcialidade” curitibana. Diversas vezes houve um não vem ao caso quando se referia a algo não relacionado ao PT. Neste caso, onde tudo que se quer está relacionado ao PT, alguém duvida da negação do pedido dos advogados com um sonoro “não vem ao caso” ? 

  3. Justiça? Já ouvi essa palavra!

    Nassif: o que querem esses defensores de Nove Dedos? Já tão sabendo que os Gogoboys e Savonarola dos Pinhais não vão aliviar. O jogo já foi anunciado — é só acusar. Essa de prova é prá ingles ver. Estão inclusive sinalizando. Vão fazer com essa “chave” o mesmo de quando trancafiarem do meliante nordestino. Vão dar um perdido nela .

    De uma coisa você não pode negar. Os caras são fantásticos em suas tramóias noturnas. Principalmente, depois das visitas do Carrasco de Diamantino.

  4. Serão os procuradores da lava

    Serão os procuradores da lava rato bandidos corruptos?

    Eu acredito que sim. Deltan entro pela janela no MPF, especula com imóveis do minha casa minha vida, dá palestras, não declara o valor e esconde o dinheiro, o barba de bode tinha esposa que abria contas para evasão de divisas no BANESTADO e o tal já not já teve o caráter escancarado por denúncias do seador Collor de Mello que o Já Not NÂO desmentiu.

    Digo, mais 1200 desempregados não mudarão nada nas estatisticas.

  5. ORCRIM

    A cada dia fica mais claro que a Farsa a Jato é uma quadrilha de criminosos que é capaz de qualquer coisa para cumprir as ordens emandas dos EUA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador