ONU garantirá imparcialidade no julgamento de Lula, diz Geoffrey Robertson

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

https://www.youtube.com/watch?v=UETnaK1hLsc width:700 height:394

Jornal GGN – O advogado Geoffrey Robertson, que representará Lula diante da Comissão de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), disse que a corte garantirá ao ex-presidente um julgamento “imparcial” no caso da Lava Jato, onde Lula já foi denunciado pelo Ministério Público Federal por tentativa de obstrução à Justiça.

A defesa de Lula recorreu à ONU nesta quinta (28), denunciando os abusos praticados na Lava Jato e a parcialidade do juiz Sergio Moro. Segundo os advogados, a operação extrapolou ao gravar conversas de Lula com seus advogados e com ex-ministros e a presidente Dilma Rousseff (pessoas com foro privilegiado) e, depois divulgar esses áudios à imprensa, estimulando a opinião pública a pré-julgar o ex-presidente.

“Lula teve sua privacidade escandalosamente invadida, seu advogado foi grampeado, de sua familia, o dele, e as transcriões das interceptações foram divulgadas para a mídia poder se deleitar. Isso é errado e contraria regras básicas de proteção à privacidade”, disse Robertson.

Os advoagdos também alegam que Moro, em mais de uma situação, apontou “crimes” em ações que estão em investigação, já denotando que sua intenção é a de condenar Lula.

Para Robertson, a corte de Direitos Humanos da ONU tem sindo garantista no sentido de impedir violações à privacidade e ao direito de defesa. Para ele, Lula terá um julgamento imparcial a partir da decisão do órgão internacional.

Segundo Robertson, que também fez a defesa de Julian Assange, o juiz Sergio Moro pode ser um ótimo profissional, mas quando se trata de um julgamento, “é preciso ter alguém que seja completamente “imparcial”, e isso “é uma das grandes normaas que esse tribunal sustentou no passado e vai sustentar neste caso. Juízes não podem ser acusadores. Não podem estar tão envolvidos na investigação que eles tenham o poder de trancar as pessoas.”

O especialista também condenou a prática de prisões preventinas na Lava Jato, como forma de obter delações premiadas. “Está é outra questão que está na petição. No Brasil, como em outros países da América Latina que têm velhos sitemas inquisitórios, nos quais promotores e juízes podem trancar pessoas sem fiança antes do julgamento, isso se chama prisão pré-julgamento. Órgãos das Nações Unidas e organizações internacionais de direitos já disseram que no Brasil já tem muitas pessoas sem condenção, esperando na prisão. A única base para prender alguém seria no caso de possibilidade de fuga do país ou para evitar que outros crimes sejam cometidos. E claro, temos a situação das pessoas que ficam presas até confessarem, até que façam delações. E obviamente essas delações não são mais confiáveis porque as pessoas podem dizer o que os promotores querem ouvir, e não a verdade.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cansei!

    O Interino me fez cansar de ser Brasileiro…

    Ser brasileiro é um astral PESADO!

    Agora quero ser cidadão da ONU…

    KKKKKKKKKKKKKKK

    1. Vc tem razao, tenho um exercicio de identidade para isso.

      O nacionalismo nao leva a nada.

      Eu me vejo como brasileiro so para me localizar na historia.

      Logico que o mundo é um toma la da cá graças aos demagogos americanos e europeus. Nem a Onu, nem o consenso de Washington foram fundados pelo Brasil entao tenho consciencia que minha falta de nacionalismo vai ate onde chega o nacionalismo dos outros.

  2. uma vergonha para o Brasil os exageros da Lava Jato…

    quando a perseguição política se faz mais importante do que a investigação legal, tem que ser corrigido mesmo e somente com leis e entendimentos internacionais

    que seja varrido do mundo moderno todo e qualquer juiz investigador e acusador

    se ainda temos por aqui, e temos muitos, que sejam imediatamente afastados das causas

  3. A imagem que a folha publica

    A imagem que a folha publica (http://f.i.uol.com.br/folha/poder/images/16210344.jpeg) é reveladora do caráter do oligarca “otavinho” e seus asseclas (os “jornalistas”).  Como se diz, “bateu o desespero”.A folha revela-se na sua plenitude… puro lixo.  Como se pode ser tão vil?  E ter tanto desprezo por seus leitores? Ou eles merecem?

    Quando a democracia for restaurada, é preciso acertar as contas. Será necessária uma CPI da imprensa golpista. Os plutocratas devem ser investigados. É necessário ver se, como, e porque que meios, conspiraram contra a democracia brasileira. O mesmo vale para determinadas figuras do judiciário e MP. Responsabilidades e crimes contra a democracia devem ser rigorosamente apurados e, se a culpa for confirmada, punidos exemplarmente.

    Se o Brasil quer ser uma democracia, é necessário romper definitivamente com o pacto das elites (velhas e novas). Neste país, tudo é esquecido. É preciso romper com essa tradição nefasta. Golpes não podem ser varidos para baixo do tapete. Conspirações contra o povo devem ser exemplarmente punidas.

  4. O que tem a dizer acerca

    O que tem a dizer acerca disso o STF? Permanecerá no seu mutismo costumeiro? 

    Apesar de não concordar que NESSE MOMENTO e NESSE ESTÁGIO do processo Lula recorra à instâncias internacionais sem antes esgotar as internas, aceito que politicamente essa estratégia tem algum sentido, qual seja, constranger e a partir incitar uma tomada de posição(justificativas) do Supremo. 

  5. JUIZ OU JUSTICEIRO ??

     

    Lula então soube dar a resposta adequada,a  Justiça  Brasileira, partidarizada e midiática.

    Enfim.O Justiceiro Mouro  seguramente será convidado a participar  de um curso de reciclágem de doutrina jurídica.  

  6. Advogado de lula recorre a ONU.

    Quem é mais midiatico que este advogado. O  STF deve mandar este Sr. lamber sabao, mesmo porque quem esta la é indicado da PT. A  soberania do Brasil tem que ser respeitada. Quanto ao Sr. Luiz ( LULA ) deve sim justificar os milhoes da sua familia que não tem justificativa plausivel. Palestra para empresarios cobra criada a 2 milhoes por apresentação, quer enganar quem?. O mesmo se faz de pobre e é milhonario, todo advogado conhece o famoso contrato de gaveta, os laranjas das negociatas. A lei vale para todos incluve para este Sr. sua familia. O Juiz Sergio Morro deveria interpelar este advogado de porta de cadeia judicialmente, embora ja se saiba de ante mão que o mesmo vai se esconder atraz do diploma de baicharel em direito. Coloca o pais e seus filhos em situação de deboche internacional, ja não chega a Copa do Mundo, Olimpiadas a roubalheira escancarada em que os presos devolvem milhoes de dolares roubados com a conivencia deste partido, partido é so pessoa juridica ladrao tem nome e rosto e tem que ser punido exemplarmente. A memoria tem que ser reavivada como a brasa soprada pelo vento para não esquecermos os fatos  e suas conseguencias.

  7. A ONU precisa saber que, no

    A ONU precisa saber que, no Brasil, existe um juiz de primeira instância que grampeia e manda divulgar interceptações telefônicas da presidente da república, confrontando todos os preceitos constitucionais. 

    O mundo saberá, também, que nada acontece com este juiz infrator, acobertado pela mídia e respaldado por uma suprema corte acovardada.

    Nenhuma pena, nenhuma advertência sequer. 

    Imaginem um juiz de primeira instância grampeando o presidente dos EUA. Seria preso e, dependendo do estado da federação, a pena seria prisão perpétua ou pena de morte.

     

  8. stfzinho agora denunciado na ONU

    Para mim o LULA foi a ONU para deixar mensagem muito clara para o LEVIANDOWISKI do stfzinho: não existe justiça no BRASIL e o julgamento de LULA e do MENSALÃO(GENOINO, DIRCEU) é uma farsa.

  9. Pra quem crer em Deus, como

    Pra quem crer em Deus, como eu, acho que ELE está segurando a mão e a cabeça de Lula nesta hora tão difícil de sua vida. 

    Talvez Lula já deveria ter agido assim muito antes, talvez nos dias que se seguiram àquela prisão coercitiva, quando até mesmo o juiz Marco Aurélio Mello se insurgiu contra. De todo modo, antes tarde do que nunca.

    Ontem, na TV Cultura, os dois comentaristas, sendo um deles artista da Globo, ambos pegaram muito leve, e  nenhum teve a audácia de humilhar Lula como faz Villa na sua sanha odienta. Um deles acha que isso não vai resultar em nada, e que não entende porque Lula não questionou o STF. Como se o STF tivesse algum interesse nos problemas de Lula. 

  10. ONU
    O Lula ja deveria ter denunciado a ONU, desde que a ministra condenou o José Dirceu, que em outras palavras disse que a lei não dizia, mas Globo é maior que a lei.

  11. APELAÇÃO DE LULA

    A atitude de Lula em direito é chamada de “jus sperniandi”, direito de espernear. Trata-se de uma ação midiática, com fins políticos, para ganhar notoriedade e aumentar a popularidade em sua campanha para a presidência em 2018. A Comissão de Direitos Humanos da ONU não tem poder jurisdicional sobre o Estado brasileiro, não pode revisar sentenças, ou decretar ordenas de cumprimento obrigatório contra o Estado brasileiro. O máximo que poderia fazer seria expedir uma recomendação, se julgasse plausível a representação. Outro ponto importante: os tribunais internacionais são sempre subsidiários, de atuação complementar à jurisdição nacional. Isso implica que um dos principais requisitos de admissibilidade de qualquer representação é o esgotamento dos recursos jurídicos internos, o que não foi cumprido por Lula, sob o argumento de que não há remédio previsto no Brasil para o que ele chama de violação de direitos humanos. Parece que o objetivo dele é mesmo o de ganhar projeção política, não interessa se vai contra a imagem e a soberania do Brasil. O que mais interessa para Lula é aparecer na mídia. E também garantir a impunidade para os seus crimes. Mas para conseguir esse objetivo ele vai precisar pedir a suspeição de todo o Poder Judiciário, já que foi recebida uma ação contra ele pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal por obstrução da justiça. Um cidadão que tem poder para até mesmo fazer obstrução à justiça não pode ser considerado como vulnerável para fins de violação de direitos humanos. Seria o cúmulo do absurdo. Essa prática já se tornou corriqueira quando esses grandes corruptos são investigados pelos órgãos de investigação. Entram com ação no Conselho Nacional do Ministério Público pedindo a substituição do promotor responsável pelo caso. Depois entram com ação contra o juiz que acompanha o caso, afirmando que ele é suspeito por ter emitido opinião sobre o acusado ou deferido condução coercitiva. Esquecem que quem pede condução coercitiva é o Ministério Público. Esquecem que o juiz não toma decisão de ofício. Num país mais sério esse Sr. Luiz Inacio Luld da Silva já deveria estar preso. Pelo número de falcatruas em que está envolvido. O que vai acontecer agora é que essa representação não vai ser recebida pela Comissão de Direitos Humanos da ONU, pelo fato do autor não ter esgotado os recursos jurídcios internos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador