Operação hacker marca a nova etapa de radicalização do governo, por Luis Nassif

Ainda não caiu a ficha de parte relevante do poder – sobre a iminência da nova escalada autoritária conduzida por Jair Bolsonaro

A operação da Polícia Federal contra os supostos hackers do interior paulista indica o início da estratégia Operação Incêndio de Reichstag, que marcou a ascensão do nazismo na Alemanha.

É uma tática recorrente em governos que caminham para o autoritarismo. Vão sendo testadas armações que insuflem a malta contra o inimigo comum fabricado. Mantém o clima de conflito permanente até que se tenha o grau de fervura adequado para o golpe final.

Nos últimos dias, além dos hackers de Moro houve a capa estapafúrdia de Veja com os supostos terroristas, a tentativa de reavivar as teorias conspiratórios sobre o Foro de São Paulo e, agora, o caso dos hackers amadores – desses que deixam pista e dão trote nas vítimas.

Por enquanto, o caso dos hackers parece mais uma tática restrita de autopreservação de Sérgio Moro, uma tentativa canhestra de tirar o Ministro da defensiva. O Rubicão a ser atravessado seria uma eventual tentativa de investir contra Glenn Greenwald, tentando associá-lo ao grupo. Dependerá exclusivamente da resistência que encontrar pelo caminho. E há um misto de cumplicidade e ignorância de alguns jornais e jornalistas, brincando de acender fósforo no barril de pólvora das redes sociais.

O que justifica uma opinião dessas, de um jornalista que admite não ter recorrido a fontes da Polícia Federal e no entanto afirma que o conteúdo do Intercept foi fornecido pelos hackers detidos ontem, mesmo depois dos ataques explícitos de Bolsonaro à sua colega Miriam Leitão?

 “A operação da Polícia Federal que prendeu nesta terça-feira quatro suspeitos de trabalhar no hack que originou o vazamento dos diálogos entre Dallagnol e outros personagens do Petrolão não se chama Spoofing à toa”. 

É conhecida a tática de Moro e da Lava Jato, de direcionar o conteúdo das delações para seus objetivos sem a necessidade de apresentar provas ou indícios consistentes. Portanto, delações inverossímeis fazem parte do arsenal e têm consequências – especialmente se houver parceria com o juiz do caso.

Ainda não caiu a ficha de parte relevante do poder – incluído na denominação especialmente as Organizações Globo – sobre a iminência da nova escalada autoritária conduzida por Jair Bolsonaro. Teimam em separar Sérgio Moro de Bolsonaro, quando a Lava Jato permanece sendo o principal fator agregador da ultradireita na qual Bolsonaro se ampara. Batendo em Bolsonaro, e poupando Moro, a Globo está jogando carne fresca no canil.

Bolsonaro vem acelerando o desmonte de todas as formas de regulação que podem inibir a atuação da zona cinza da economia, incluindo a economia do crime. E de todas as instâncias de moderação, afastando militares que integravam seu governo, enquadrando órgãos do Judiciário, demitindo qualquer dirigente público que não cumpra cegamente suas ordens.

Liberou o comércio clandestino de gás, o comércio de armas, não se tenha dúvida de que em breve liberará o controle sobre o fornecimento de combustível e outras medidas que beneficiam a enorme economia informal brasileira.

O comentarista Rogério Maestri levantou um conjunto de hipóteses assustadoramente verossímeis sobre os possíveis futuros passos de Bolsonaro (clique aqui). Inclusive com a ascensão de Policiais Militares de confiança de Moro-Bolsonaro, em detrimento dos militares afastados do governo. Os discursos de Olavo de Carvalho e dos filhos contra militares não são apenas excentricidades, pois refletem e influenciam, sem disfarce, o pensamento de quem está comandando o país.

Enfim, já começou a contagem regressiva para a radicalização final do governo. Ou as instituições acordam enquanto é tempo, ou será tarde. O tempo para reagir tornou-se dramaticamente curto.

Luis Nassif

53 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esqueçam as instituições,elas não chagaram onde estão por acaso. A conivência,muito provavelmente alvo de chantagem promovida pelos falcões do norte e seus patrões sionistas,os colocaram em um mato sem cachorro. Para poder sair desta enrascada teriam de admitir o que fizeram no verão passado.Aliás,em muitos verões passados.
    Para sair desta enrascada somente a manifestação popular realmente organizada, Falta o líder que tenha esta capacidade de organizar o povo já que o presidente Lula,os golpistas já deixaram isto muito claro,só sai da prisão morto ou pelas mãos do povo.

  2. Existe uma piada antiga sobre uma competição entre as polícias do mundo, o teste consistia em soltar um coelho em seguida se esperava 30 min e depois as polícias usariam sua expertise para tentar capturar o animal.
    A primeira equipe foi da polícia dos EUA, usar um cão rastreador e um perito em animais, depois de 90 min trazem o coelho preso em uma gaiola. Em seguida vem a equipe japonesa, usando computadores, imagens de satélites e um drone em 40 mais muitos voltam com o coelho, por último a nossa gloriosa polícia federal, 20 minutos e retornam com um porco todo ensanguentado gritando a plenos pulmões – Eu sou o coelho, eu sou o coelho.

  3. duas correções ao texto:

    1. a Globo sabe o mato que tá lenhado
    2. o tempo não tá curto. Já era. Já nos encontramos em plena ditadura. As instituições estão todas tomadas. E a Suprema instituição que deveria assegurar o mínimo de civilidade, invadida por golpistas narcisistas e covardes.

    1. Na parte 1 tenho minhas dúvidas. Estão divulgando tanto esse assunto de Hackers que daqui a pouco o povo vai começar a querer OS CONTEÚDOS. Será que vão querer divulgar e provar que The Intercept estava certo?

      1. A prova, caro Rui, infelizmente é clara: “Se o Bonner falou, é verdade.”
        Po absurdo que pareça, é mais fácil convencer um apoiador do golpe de que Lula foi preso sem prova do que instá-lo a considerar a possibilidade de estar sendo manipulado pela televisão.

        “Você tá me chamando de bobo, é isso? Acha que não sei discernir a verdade da mentira no que a Globo diz? Aqui, por exemplo, é tudo mentira: https://www.youtube.com/watch?v=WF7pz0NKscg

  4. Caro Nassif,
    Essa história da prisão dos hackers e a acusação de invasão dos celulares de Joyce Hasselmann e do Paulo Guedes, anunciados com pompa e circunstância, com os “hackeados” discursando indignados, inflados por “justa indignação”, pode ter um grande chance de terminar como mais um vexame insano desse governo e das tristes figuras que o compõe. E explico:
    Agora há pouco minha mulher recebeu uma mensagem no WhatsApp, enviada pela minha cunhada com um print de tela. Tal print registra uma mensagem enviada a ela pelo meu sogro. O print mostra que, realmente, a mensagem veio do celular dele, inclusive com a foto do perfil. O texto informa que ele estará em reunião. E, daí? Onde está o inusitado?
    Continuo explicando: Meu sogro tem 94 anos. Não usa o celular, exceto para receber ligações dos filhos e netos. O perfil no whatsapp foi feito pela minha cunhada para ele ter acesso às conversas no grupo da família. Duvido que alguma vez ele sequer tenha pensado em mandar uma mensagem. Quanto à reunião, só posso dizer que seria algo inédito. Ele outro dia disse que havia parado de jogar quatrilho porque não mais conseguia reunir parceiros. Os que conhecia já morreram todos.
    Considerando a quem isso ocorreu é lícito supor que irão explodir casos semelhantes pelo Brasil inteiro.

  5. O grande problema dos regimes autoritários é que conforme o tempo vai passando precisa-se aumentar o grau de repressão para se manter no poder.

    Não tenho dúvidas já estarmos no meio do processo, o que veremos em seguida será o cair das máscaras.

  6. Tenho a angustiante sensação de que o tempo já acabou, Nassif; os servos da mídia já escolheram o lado, que é o de sempre. Depois do que o Reino Unido fez a Assange, com a participação essencial do Equador também golpeado pela Lava Jato, fiquei a pensar se não seria esse o destino de Greenwald. O golpe brasileiro foi complexo e atendeu a muitos interesses, alguns dos quais a gente ainda nem conhece.

  7. Estão todos no golpe…..unidos.pelas.lojinhas…….

    A.midia vai junto por ser essencialmente golpista, desde Henry Lucce, foi pensada para fazer isso que estamos vendo…..

    Não haverá reação nenhuma, esperem sentados, por que a oposição, além de extremamente preguiçosa e incompetente, concorda com algumas partes do desmonte, mesmo que diga o contrário………no íntimo, esperam que o país seja destruído para retornarem sem.precisar sujar as mãos com.as malditas reformas (que desde o primeiro desgoverno FHC não saem de pauta)…

    A verdade é essa, o povo está fora dessa equação……a única proposta boa de Haddad foi criticada, fazer uma nova constituinte, pois essa foi trucidada pelos ogros pestilentos….

  8. Desde o início dessa chacrinha que a seta aponta pra isso. Quando se cria um inimigo interno, um bode expiatório, só pode dar nisso. É muuuito triste ver que ainda está “caindo a ficha” de setores da esquerda democrática.

    No caso do tal “centro” e dos “liberais”, não se trata de “cair ficha” ou não cair, é cumplicidade, acordo de vontades. De rede globo, por exemplo, é que nao se pode esperar nada. Desde o início ela está sendo puxada pelo nariz a partir do caso FIFA. O fato de ela cumprir a missao com zelo e gosto também nao é surpresa alguma. De FH…esquece: a inveja do Lula, e do Partido dos Trabalhadores é muito grande pra vaidade dele; aderiu ao golpismo com todo o cinismo que ja demontrou em outras situações. E quem acha que o Moro foi só passear com a família lá nos EEUU, seja feliz.

    Muito ao contrário do que alguns gostariam, os tais setores “moderados” são muito mais propensos a dar provas de lealdade, mesmo que seja só pra afastar olhares de censura.

    A tese da mobilização dos militares de baixa patente converge com a da bancada evangélica. A alta oficialidade sempre foi mais ligada a Igreja. Como já foi lembrado, o boçalnaro é da geração desses que hoje são generais. O Mourão, talvez tenha sido da turma anterior um ou dois anos… Enfim, hoje o chefe é o boçalnaro zero zero. Ou seja, não faz a menor cerimônia para chamar um outro general tuiteiro de “melancia”.

  9. O Brasil está dando nojo!
    A aparência de democracia é simplesmente para legitimar o assalto aos bens públicos pela via da privatização, para garantir fluxo de capitais e garantir todos os pagadores de impostos!
    É uma sede de dinheiro sem limites!
    Uma ganância sem fim…
    De banqueiros a Milicianos!
    Todos juntos!
    Por que os direitos estão sendo todos tirados!
    As palavras que falam só tem uma realidade para o povo: Perda!
    O crime que tentam imputar ao gleen é o dele ter mostrado a verdade!
    O problema não é a injustiça, a mentira, o problema é mostrar a verdade!
    É isso que deixaremos para filhos e netos…

  10. Desde o início dessa chacrinha que a seta aponta pra isso. Quando se cria um inimigo interno, um bode expiatório, só pode dar nisso. É muuuito triste ver que ainda está “caindo a ficha” de setores da esquerda democrática.

    No caso do tal “centro” e dos “liberais”, não se trata de “cair ficha” ou não cair, é cumplicidade, acordo de vontades. De rede globo, por exemplo, é que nao se pode esperar nada. Desde o início ela está sendo puxada pelo nariz a partir do caso FIFA. O fato de ela cumprir a missao com zelo e gosto também nao é surpresa alguma. De FH…esquece: a inveja do Lula e do Partido dos Trabalhadores é muito grande pra vaidade dele; aderiu ao golpismo com todo o cinismo que ja demontrou em outras situações. E quem acha que o Moro foi só passear com a família lá nos EEUU, seja feliz.

    Muito ao contrário do que alguns gostariam, os tais setores “moderados” são muito mais propensos a dar provas de lealdade, mesmo que seja só pra afastar olhares de censura.

    A tese da mobilização dos militares de baixa patente converge com a da bancada evangélica. A alta oficialidade sempre foi mais ligada a Igreja. Como já foi lembrado, o boçalnaro é da geração desses que hoje são generais. O Mourão talvez tenha sido da turma anterior um ou dois anos… Enfim, hoje o chefe é o boçalnaro zero zero. Ou seja, não precisa fazer a menor cerimônia para chamar um outro general tuiteiro de “melancia”.

  11. Suponhamos que se prove que esses hackers roubaram os dados do Moro e dos outros (o que é bem provável, porque a PF deve saber o que está fazendo). Eles não devem ser punidos por isso?

    Suponhamos também que o Glenn não tenha apenas recebido os dados como diz, mas esteja envolvido no seu roubo. Ele não deve ser punido por isso?

    Os culpados pelo crime de invasão e roubo de dados devem ser punidos. Querer comparar a aplicação da lei ao nazismo parece apenas uma tentativa meio boba de colocar algumas pessoas acima dela.

    1. ….alguns detalhes importantes que sucessivamente levaram o Times de Sheehan (em 1971) e o Post de Bernstein e Woodward (em 1972-74) a escavar os bastidores secretos da Guerra do Vietnã e a denunciar o envolvimento da Casa Branca de Nixon na invasão do edifício Watergate. Para aumentar a irritação do ministro, vale recordar também o vazamento que revelou ao mundo (em 2013) o secreto sistema de vigilância eletrônica planetária da americana Agência de Segurança Nacional (NSA), denúncia publicada pelo jornal inglês The Guardian. Os arquivos da NSA foram, segundo o governo americano, roubados pelo ex-analista de sistemas da CIA Edward Snowden e repassados a um repórter americano que ele conhecia apenas pela internet e que morava no Rio de Janeiro: Glenn Greenwald – ele mesmo, o “mau” repórter que hoje atazana a vida de Moro com suas inconfidências ao celular.

      Em momentos distintos da história americana, esse poderoso quarteto de repórteres – Sheehan, Bernstein, Woodward e Greenwald -, por méritos justificados e relevância jornalística, foi agraciado com o mais importante troféu da imprensa dos Estados Unidos: o Prêmio Pulitzer, conferido desde 1917 pela prestigiosa Universidade de Columbia, em Nova York. No Brasil, também sobrevoado pela espionagem da NSA, Greenwald ainda conquistou, com o jornal O Globo, em 2014, a versão local do Pulitzer, o Prêmio Esso de Reportagem. No mesmo ano, o documentário sobre seus encontros secretos com Snowden em Hong Kong, Citizenfour, dirigido por Laura Poitras, o levou ao palco principal de Hollywood para receber o Oscar de Melhor Documentário. GGN

    2. 1-Suponhamos que não se prove que esses hackers roubaram os dados de Moro e de outros (o que é bem provável porque a PF até quando sabe o que está fazendo não sabe o que está fazendo). Sim eles dever ser punidos, tanto Moro como outros.
      2-Suponhamos também que o Glenn não tenha apenas recebido os dados como diz mas esteja envolvido no seu roubo. Ele não deve ser punido por isso. Existe um precedente de um roubo de mensagens pessoas de uma Presidenta da República e o ladrão não recebeu punição nenhuma.
      3-O nazismo nunca permitiu comparação de aplicação de lei a ele porque quando impera só permite aplicar a sua lei, que no artigo primeiro revoga todas as anteriores.
      Quem, diante do desmonte de um país, em todas as áreas, em todos os aspectos, explícito, não enxerga o que está acontecendo só pode ser um…

    3. Olhando para aqueles dois camaradas se você conseguir ver alguém que capturou dados de procuradores, Policiais federais e juízes federais durante anos?
      É isso que você comprou?
      Se você conseguir enxergar isso, certamente você verá Jesus Cristo em goiabeiras…

    4. Suponhamos que os hackers presos não tém nada a ver com os vazamentos do intercept e que eles foram presos para serem obrigados a fazer uma delação incriminando o intercept e desqualificando as informações vazadas, eles não deveriam ser punidos?

  12. Bolsonaro não é projeto. É consequência, é resultado. É o ‘parto da montanha’. Bolsonaro é o controle que os tais Progressistas da Redemocracia queriam sobre a RGT. Não queriam a extinção da censura privada que ela representa ou o pluralismo sobre as informações. Queriam também o controle. RGT do Monopólio do Futebol. Que nunca foi contestado por Governos Progressistas, nem Judiciário, muito menos CADE, durante suas vigências. Todas Obras Faraônicas para a ‘Nossa Copa e Nossa Olimpíada’. Parceria Criminosa comemorada e prestigiada. RGT de Ator morrendo baleado em Horário Nobre, para a ditadura do ‘Politicamente Correto’ ser endossado na restrição do uso e porte de armas, contra os resultados democráticos e republicanos do Plebiscito do Desarmamento. Novamente a Democracia se mostrou muito maior e mais forte que Caudilhismos dos pretensos Representantes do Povo. Bolsonaro é apenas o efeito colateral. Estado Ditatorial Caudilhista Esquerdopata Fascista que está se extinguindo. Infelizmente durou quase 1 século. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

  13. Meu caro Nassif, respeito muito suas ideias e seu site, que sempre leio, porém me parece que você está com dificuldade de ver os sinais. Fiquei assustando, especialmente, com a sua frase – “Ainda não caiu a ficha de parte relevante do poder – incluído na denominação especialmente as Organizações Globo – sobre a iminência da nova escalada autoritária conduzida por Jair Bolsonaro.” Meu caro, quem disse que a Globo se preocupa com autoritarismo? Ela é cria da ditadura militar, lembra? Quem disse que o Poder está preocupado com a democracia nesse país? Como disse aquele rapaz antes – “é com o Supremo, com tudo”.
    A mídia corporativa praticamente ignora as revelações do TIB ou qualquer outra coisa que coloque em risco a farsa dos últimos 6 anos (principalmente) porque não interessa a ela e ao “tudo” que essa farsa fique sob suspeita e ela não ficará até que o projeto seja concluído. Até que as reformas sejam implementadas e que os principais ativos sejam vendidos e a força opositora ao “tudo” seja contida em definitivo. Ano que vem a Lava Jato precisa estar forte para ser usada nas eleições municipais, senão podem perder prefeituras importantes e assim por diante. Me diga, o que a midia corporativa perderá com a escalada do autorismo? Mais patrocinio, acho que não. Ou será que perde a garantia de mais silêncio em relação a farsa e ao desmonte?

    1. ..no caso do ataque do Boxonario a Leitão, o JN atacou Bozo e o PT…..a Globo quer o Dória…..mas corre o risco de ter que aguentar o Bozo por uns 20 anos, que é o tempo mínimo desejado pelo regime golpista ….quanto a enquadrar a Globo assim como no caso Vaza Jato enquadrou a Veja e, pelo jeito a Folha, isso é uma possibilidade : a PF do Moro tem muitas cartas na manga : os casos FIFA, CBF…..

  14. só um parvo não percebe que o vazamento foi da lava jato. e do cel de deltan. o próprio alerta a outros participantes de se deslogarem de pc´s que por ventura estejam usando ao tratar de certos temas. ou seja, o vazamento foi de interna corporis. essas prisões apenas reforçarão as denúncias contra os envolvidos na lava jato.

  15. Já estamos em uma ditadura muito bem preparada com antecedência e posta em prática com supremo mídia
    e militares. Sem duvida atacarão intercept talvez até com a prisão de seus proprietários. Resta saber se teremos reação contra isso pela população ou via congresso. Não há luz alguma à vista nesse túnel tenebroso onde estamos. Falam muito de bolsonaro mas o pior que temos hoje se chama moro quem de fato organizou isso tudo com objetivos muito claros. Ou o intercept acelera divulgações ou vai se foder.

  16. Concordo e digo mais. Ao que parece, o Ministro da Justiça e seus fiéis escudeiros na PF e no MPF pretendem oferecer imunidade ao hacker em troca de uma delação orquestrada e feita sob medida (como algumas daquelas que ocorreram durante a Lava Jato). Sérgio Moro mudou de cargo, não de método. Essa constância infernal leva-me direto ao que desperta meu interesse nesse momento: a Divina Comédia, Inferno, Canto 6º.
    https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/guelfos-e-gibelinos-da-botocundia-uni-vos-ou-nao/

    1. A ciência criminal diz que cada criminoso tem seu modus operandi, o qual repete-o até ser pego e punido …e em se falando de punição pra Moro…..

  17. Moro não está só. Nunca esteve, se não não teria chegado onde chegou. Não por mérito de sua inteligência (óbvio), mas sua utilidade. Nada mais natural supor que os que perdem com sua queda, no MP e PF, se articulariam para sustentar a farsa dos Hackers. Inocentes úteis não hão de faltar. Tem que criar notícias que abafem o que é grave: o conteúdo das gravações.
    O caminho ladeira abaixo está posto. Não duvidaria de eleições fraudadas daqui em diante, já que vivemos num reino de manipulações. A reação virá com o aprofundamento da crise, fome, desemprego. Virá com o esfacelamento deste domínio hipnótico, frente a realidade dilacerante. Discursos de esquerda são inócuos, bolso-moro-mínions não são movidos pela racionalidade. Com a covardia e conivência de quem, dentro de posições institucionais relevantes, está vendo tudo isso, sabe que é errado e sabe das consequencias, eu diria que só um choque de realidade contundente para reverter este quadro. O crescente na informalidade tem um aspecto interessante: o recolhimento dos impostos vai cair em comprometer a folha de pagamento. Será a barbárie.

  18. ….os hackres do Moro lembram o filme PF A Lei é para Todos…..

    …e por falar em cinema, Bolsonaro raqueou a Ancine, retirou do Conselho os profissionais da área e colocou lá sua turma de terraplanistas : Ernesto Araújo (chanceler), Moro (MJ), Abraham (MEC) ….

    …texto de @simonezuccolotto no Instagram – Não basta a transferência do Conselho Superior do Cinema do Ministério da Cidadania para a Casa Civil; não basta alterar a composição do CSC (agora com mais ministros que representantes do audiovisual); não basta a intenção de transferir a Ancine do Rio para Brasília ou extingui-la; não basta censurar conteúdo;

    NÃO BASTA!

    O atual governo do Brasil quer paralisar a cultura brasileira, quer minar todas as possibilidades de arte, quer sufocar qualquer suspiro de reflexão, quer acabar com a liberdade de expressão.

    Agora ele chegou no cerne do audiovisual brasileiro. O maior mecanismo de fomento direto do setor, o FSA – Fundo Setorial do Audiovisual, que soma mais de R$ 700 milhões e é alimentado principalmente pela Condecine (taxa do próprio setor audiovisual e de telecomunicações).

    Ele pretende tirar o FSA da Ancine e transferi-lo para Secretaria Especial de CUltura, subordinada ao Ministério da Cidadania.

    Ele quer calar os brasileiros, ensurdecer outros tantos e parar a cultura brasileira.

    Mas eu sigo, e acredito no cinema, na música, nas artes plásticas, no teatro, na literatura e em todo tipo de expressão artística que me formou como ser humano, cidadã e profissional.

    E é o que ensino ao meu filho e quero dividir com vocês.

  19. Há claramente dois sentidos dentro deste governo.
    Um com as pautas econômicas que são as pautas do golpe – isso continua.
    O outro é o lado das instituições e é ai que fica o Bolsonaro com sua perseguição ao PT e esquerdas, por enquanto isso ainda não inviabilizou os negócios dos donos do golpe que se refestelam com os recursos públicos.
    A grande mídia perderá quase tudo se houver uma reversão do golpe!
    Se Bolsonaro atentar contra os negócios dos donos do golpe ai serão acionadas a forças armadas e Bolsonaro cai e assume mourão que é mais dócil aos donos do golpe!
    Bolsonaro simplesmente cai, pois os donos do golpe estão numa cruzada que foi pensada para durar décadas!
    A aparência democrática é fundamental para os investimentos dos donos do golpe!
    Convulsão social, bombas de gás lacrimogênio é ruim para os negócios dos golpistas!

  20. O aeroporto nos espera nobre escriba ? As pessoas lúcidas devem partir..? O ” ame o ou deixe o ” seria uma alternativa meu caro escriba..? O fato é que ninguém jamias amou este país. Somos o sub produto da pilhagem européia do século xv e iníco do capitalismo GLOBAL…O resto é retórica..O aeroporto nos espera.

  21. o interessante são as datas. Moro alegou no congresso que não usava mais o telegram desde dezembro último. e o hackeamento seria de março último. qual a relação?

  22. E as milícias que atendem a elite brasileira ou dela fazem parte já estão naturalizando o “envolvimento” do Intercept para facilitar a repressão. Digo e repito Bolsonaro não vai cair porque a elite brasileira faz parte dos 30% que os apoiam.
    Não fosse assim os donos do agro negócio se preocupariam com a liberação dos agrotóxicos. O encolhimento do mercado consumidor preocuparia as federações da indústria e comércio, a desqualificação da informação preocuparia os donos da mídia, o desrespeito às leis preocuparia os tribunais e os calotes dos quebrados pela crise preocuparia o sistema financeiro.
    Nós, cidadãos comuns, estamos emparedados entre duas milícias: a do baixo clero do Bolsonaro e a alto clero dos lemanns e setubals.

  23. A Globo poderia simplesmente atuar como fez contra o PT e LULA e expor Bolsonaro no JN diariamente com críticas!
    O governo Bolsonaro não duraria 2 meses!
    Mas o que a grande mídia quer?
    A grande mídia quer passar a ideia de que não é ela quem quer, mas que é o povo que quer apenas uma substituição do bolsonaro, não nos rumos do governo enquanto no viés econômico!
    Nesse sentido apenas Bolsonaro atrapalha!
    Não as medidas econômicas que o governo quer implantar!
    Por isso essa sensação ambígua ao que acontece!
    Ela não quer destruir tudo como fazia com críticas a tudo que o PT fazia diariamente!
    Caminhamos para o golpe 3.0!

  24. Nassif, não se esqueça que a aliança globo/governo ditatorial nunca foi um problema para ela.
    Depois de todo o apoio que ela deu a moro nesse episódio do “raquer”, a aproximação não fica difícil e só depende do governo liberar verbas publicitárias pra ela.
    E no final, quem vai se arrepender de tudo isso é a record e o macedão.

  25. Nassif, não se esqueça que a aliança globo/governo ditatorial nunca foi um problema para ela.
    Depois de todo o apoio que ela deu a moro nesse episódio do “raquer”, a aproximação não fica difícil e só depende do governo liberar verbas publicitárias pra ela.
    E no final, quem vai se arrepender de tudo isso é a record e o macedão.

    Tentando enviar novamente. Depois das mudanças no site, nunca mais consegui comentar, pois sempre aparece a mensagem dizendo que meu comentário está duplicado. Veremos se agora tenho sorte.

  26. O que eu não estou enxergando é o apoio popular para esse recrudescimento. Os pequenos e os médios empresários já caíram na real, a ala bolsonarista do funcionalismo então tá de dar pena, o pobre não embarca nessa aí não. Vai ser um autoritarismo com fim em si mesmo. Mas ok, nunca faltarão adesistas, Barros, Noblats, milicianos e japoneses da federal abundam, então tem que ficar ligado.

  27. Bolsonaro está cada vez mais concentrado em seus interesses particulares…
    dele, de Moro e do ídolo dos dois, Trump

    não demora estará rejeitando a intervenção do próprio Estado ou a participação de grupos mais abrangentes de acompanhamento e controle em tudo que decidir fazer

    O Estado passará a ser ele e as milícias

  28. Nassif: a tática é fabulosa. Primeiro os indigitados dizem “Lula”. Então, o pessoal do Jardim Botânico faz o maior espalhafate. Mas os Gogoboys e os Sabujos do PríncipeParisiense convencem o TogaSuja que isto é uma roubada. O Estadão solta uma notinha com tais comentários e o Çúpremu, via Barrentão e Cabeleira, alertam outros quatro do Delcídio. A Corte se arrepia. Se pintar buchicho que facilite pro SapoBarbudo, escarrar. As casernas de Deodoro e Realengo alinham a tropa. E a Querência de CruzAlta e a PraiaVermelha preparam discursos. Mas o TogaSuja sabe que isto é importante, mas não fundamental. Então, manda que negociem com os meliantes o nome ideal pra acabar com a prembenda — Greenwald! Este sim, como mandante e beneficiário pelo enrosco. A CIA e o Mossada (via ColôniaBrasileira) já preparam todo esquema, que foi entregue aos inteligêntes VerdeSauvas. O Queiroz libera a Milícia do Tanque para “espremer” laranjas até pintar grana pra cobrir o gasto. Também com possibilidade de sequestro do filho menor do jornalista, caso continue publicações sobre o caso judicial de Curitiba. O Templo de Salomão usa sua TVDivina, agora que PHA se foi, pra cumprir o acordo eleitoral. Enquanto isso o Patronato da Av. Paulista (e suas sucursais do sul) se locupleta (como sempre) em nome da moral e dos bons costumes, enquanto um povinho panaca se lasca pra cobrir os rombos do Executivo e do Legislativo ladrões.

    Melhor que isso é fritar Hamburg na Embaixada de Washington…

  29. Em analogia à Lava Jato, estes rapazes cumprirão a função do doleiro Youssef no processo que deverá ser iniciado para buscar o Intercept. Precisam de um álibi para a empreitada assim como precisaram para tirar Lula da disputa presidencial.

  30. -> Por enquanto, o caso dos hackers parece mais uma tática restrita de autopreservação de Sérgio Moro, uma tentativa canhestra de tirar o Ministro da defensiva. O Rubicão a ser atravessado seria uma eventual tentativa de investir contra Glenn Greenwald, tentando associá-lo ao grupo.
    -> E de todas as instâncias de moderação, afastando militares que integravam seu governo, enquadrando órgãos do Judiciário, demitindo qualquer dirigente público que não cumpra cegamente suas ordens.

    a natureza do governo Bolsonaro é a de um escorpião, não pode deixar de picar nem mesmo aqueles o ajudando a cruzar o Rubicão. por isto vai tacando fogo prá todo lado no cabaré.

    como urravam os Gorilas durante a Ditadura Civil-Militar: “Aos amigos, tudo. Aos indiferentes, a Lei. Aos inimigos, a tortura.”

    ao se constatar o quanto o governo Bolsonaro é tosco, grotesco e despreparado se chega a supor não se tratar de algum tipo de tática diversionista.

    puro engano.

    pouco importa ser autenticamente tosco, grotesco e despreparado. o principal são as mega jogadas envolvendo a entrega do patrimônio público, cumprindo a agenda ultra-liberal para agravar nossa condição subserviente, dependente e periférica.

    para os sócios minoritários brasileiros, é abocanhar o máximo que puder no menor tempo possível. para o capital financeiro global é assumir o controle total da economia brasileira. para a geopolítica do Imperium é extirpar do Brasil a soberania nacional.

    -> Inclusive com a ascensão de Policiais Militares de confiança de Moro-Bolsonaro, em detrimento dos militares afastados do governo.

    mas alguma tropa de elite das PM está capacitada para enfrentar sua contraparte nas FFAA?

    vejamos o BPChp e o BOPE. especializaram-se em matar pretos e pobres nas favelas e periferia. com o Batalhão de Choque perito em atacar manifestações de trabalhadores.

    como agiriam ao enfrentar tropa num mesmo nível de treinamento e armamento?
    .

  31. Algumas observações:
    1. Depois de tudo, acreditar nessas instituições podres é sinal de ingenuidade ou burrice completa;
    2. Será que não é EXATAMENTE o fechamento do sistema o que a Globo mais quer?
    3. Tava na cara que o desmanche do Estado e a medidas que tendem a concentrar ainda mais a renda só seriam implementadas à força. Isso eu escrevi a algum tempo atrás aqui mesmo: que iam usar o porrete para empurrar as reformas goela abaixo. Só não tinha pensado que poderiam usar o misto de política/milícia que é o que vai acontecer;
    4. Falando em fechamento do sistema é mais do que claro que já vivemos numa ditadura.
    5. Vamos ver o quanto dura. Eu aposto que a coisa explode quando o país se aproximar do colapso econômico total, que é para onde o regime aponta. Mas não sou ingênuo em subestimar o poder da Globo em fazer todo mundo de idiota o tempo todo.
    Como já disseram antes em outro lugar: o Brasil entrou num túnel muitooooo longo e muitooo escuro. E vai ser muitooooo difícil sair dele.
    Esse é o preço da estupidez, do despreparo, da ignorância e da obtusidade do povo e também, porque não dizer, do PT

  32. Se esses são os hackers, coisa que não acredito nem em sonho, vida longa a eles.
    Mesmo com toda essa mentira deslavada, a direita entra em delirio, orgasmos multiplos.
    Prenderam 4 pra configurar quadrilha?!
    O golpe continua.
    A Petrobras continua sendo doada.

  33. URGENTE:
    O programa de Bernie Sanders fala sobre o Brasil, sobre Lula e sobre nossa luta conjunta contra a extrema-direita.
    Se os USA tiverem a benção de elegê-lo, teremos um aliado para recivilizar o mundo e respeitar a América Latina. Ai, se eu pudesse fazer campanha lá… Num surto de alegria, rs, quase prometi tomar um porre se ele for eleito… Mas comemoração não alcoólica, rs, não vai faltar. Povo dos USA, pelo amor de Deus, lute pelo direito de votar, e vote em quem pode, e já provou que pode (minha chapa é Bernie e Elizabeth Warren como sua vice, e depois dele, ela pode ser a primeira mulher presidenta), tornar o USA respeitado novamente no mundo, a melhor forma de se proteger de terrorismo e participar da revolução mundoecológica que é pra salvar o planeta e a nossa espécie – e finalmente realizar o sonho, pela última vez sonhado em França, de fraternidade, igualdade e liberdade. Tamo junto – querendo ou não, porque a Natureza não tem fronteira e o Capital bélico-predatório não a respeita, rs.

    Hear the Bern Episode 16: Brazil, Bernie, and the Fight Against Fascism (em tradução livre: “Escute Bern, episódio 16: Brasil, Bernie e a luta contra o fascismo”; legenda em português disponível)

    https://www.youtube.com/watch?v=EVhseXYErpE

    Sampa/SP, 24/07/2019 – 19:28

  34. Me veio à mente o falso escândalo dos aloprados, que nunca mereceu primeiras páginas quando se descobriu que foi plantado para jogar mais infâmia no PT… É assim que opera o inimigo, com a complicidade involuntaria dos “republicanos” petistas. Desanimador.

  35. O alvo não está a esquerda, está a direita.
    Nassif. As hipóteses que você e o Rogério Maestri colocam são desnecessariamente trabalhosas. Agora Moro acaba de ter acesso à informações sigilosas de muitas autoridades, afinal ele teve acesso aos tais hackers. Com isso ele é capaz de chantagear com vazamentos todas estas autoridades como qualquer bom miliciano faria, mesmo que não tenham cometido qualquer crime (imagine um vazamento de nudes do Rodrigo Maia, isso acabaria com a carreira dele). Não é necessário grande planejamento, maiores articulações e nem é necessário que este tenha sido o plano inicial. O fato de Moro ter acesso a estas informações e informar em público que irá destruí-las é mais que o suficiente para amedrontar tais autoridades, mesmo que não seja esta a intenção.
    Como podemos testar esta hipótese? Se ocorrer uma grande coesão da direita em torno do bolsonarismo. Ou talvez o bolsonarismo vença dentro da direita. O supremo engolirá tudo isso a seco.
    Pode ser pior? Sim, pois esta hipótese não é incompatível com as demais apresentadas!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador