Para Kakay, ‘prazo’ para prisão de Lula desmoraliza investigações

Jornal GGN – Para o advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, a fala do delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser preso dentro de 30 a 60 dias desmoraliza as investigações. “Ninguém fala de prisão em forma de ameaça. É a própria desqualificação do instituto da prisão”, afirma. 

Kakay concorda com os advogados de Lula, que afirmam que o petitsta é vítima de perseguição. “Não tenho nenhuma dúvida de que as prisões estão sendo feitas de formas ilegais e arbitrárias. A prisão preventiva virou uma regra, quando tem que ser uma exceção”, diz. “Contra o abuso, nós temos que resistir de todas as formas, seja através da palavra, seja através das ações”, ressalta o advogado.

Leia mais abaixo:

Da Rede Brasil Atual

Kakay sobre ameaça a Lula: ‘É a desmoralização completa das investigações’
 
Para advogado, fala de delegado que prevê prazo para prender Lula é “inacreditável”. “A polícia não pode tudo, ninguém pode tudo, nem o Supremo Tribunal Federal pode tudo”, diz criminalista

A entrevista do delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula, ao portal Uol, nesta sexta-feira (27), na qual o policial prevê que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser preso num prazo entre 30 e 60 dias, é “tão desqualificada” que nem mereceria comentário. “Ninguém fala de prisão em forma de ameaça. É a própria desqualificação do instituto da prisão. Estou em Lisboa, trabalhando aqui, mas vi e achei inacreditável. Prefiro não acreditar que seja verdade aquilo que foi dito, prefiro acreditar que seja falso”, diz o advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

“É a desmoralização completa das investigações, ao se utilizar a hipótese da prisão como instrumento de intimidação”, acrescenta. “Tem que se discutir isso, esses abusos não podem acontecer. Temos que ter uma sociedade de pesos e contrapesos. A polícia não pode tudo, ninguém pode tudo, nem o Supremo Tribunal Federal pode tudo. Vindo de um delegado, é gravíssimo.”

O delegado federal previu que o “timing” para prender Lula pode surgir em “30 ou 60 dias”. Kakay concorda com a defesa de Lula, que, em nota, voltou a denunciar que o ex-presidente é vítima de “perseguição, mesmo sem existir evidências de delitos ou provas de qualquer tipo contra Lula”.

“Não tenho nenhuma dúvida de que as prisões estão sendo feitas de formas ilegais e arbitrárias. A prisão preventiva virou uma regra, quando tem que ser uma exceção. Uma declaração como essa (do delegado Igor Romário de Paula) fortalece imensamente a hipótese de uma perseguição, sem dúvida”, avalia Kakay. A defesa de Lula afirma que o delegado “será objeto das providências jurídicas adequadas”. 

Além de desmoralizar a própria investigação, Kakay diz que a fala desmoraliza o próprio policial, apesar de fazer efeito na mídia. “A sociedade ávida por espetacularização vai achar bom, mas temos que manter uma sociedade que pensa. Aqueles que pensam, que têm visão crítica, precisam ver que os limites têm que ser preservados.”

Kakay afirma que a parcela crítica da sociedade precisa resistir. “Contra o abuso, nós temos que resistir de todas as formas, seja através da palavra, seja através das ações, seja através da tristeza. Nós temos que resistir, porque o Brasil hoje virou uma sociedade punitiva, onde só tem vez e voz, principalmente na imprensa, quem trabalha pela punição.”

Na nota, o advogado de Lula Cristiano Zanin Martins afirma que “a forma como o delegado Federal Igor Romário de Paula se dirige ao ex-presidente Lula é incompatível com o Código de Ética aprovado pela Polícia Federal”.

Segundo Zanin Martins, ao abordar a “hipotética privação da liberdade” de Lula, o delegado “deixa escancarada a natureza eminentemente política da operação no que diz respeito a Lula”. Os defensores de Lula voltam a dizer no comunicado que “há pré-julgamento, parcialidade, vazamentos e comportamentos que violam a ética e a conduta profissional por parte de diversas autoridades envolvidas nas investigações e processos referentes ao ex-presidente”.

Zanin Martins voltou a citar o termo lawfare para se referir aos métodos utilizados nas investigações contra Lula. “É o ‘lawfare’, como uso da lei e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política.”

 

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A prisão que não quer calar

    Em março ,  a abusiva condução coercitiva que disparou o movimento do impeachment. 

    Em setembro , Alexandre Moraes assegura aos colegas de sauna (!) que Lula será preso. 

    Em dezembro , Noblat assegura que Moro prenderá Lula . 

    E agora , um delegado da PF já disparou a contagem regressiva.

    Inaugura-se uma nova fase em nosso direito : o direito baseado na torcida . 

  2. Convenhamos, não sei porque o

    Convenhamos, não sei porque o advogado achou inacreditável. Eu não só achei acreditável, como natural, quase rotineiro, dentro do roteiro da lava a jato. 

    Num estado de exceção os abusos e ilegalidades das autoridades viram regra. O que vira exceção é o respeito ao estado democrático de direito

  3. Kakay

    afirma que a parcela crítica da sociedade precisa resistir. “Contra o abuso, nós temos que resistir de todas as formas, seja através da palavra, seja através das ações, seja através da tristeza. Nós temos que resistir, porque o Brasil hoje virou uma sociedade punitiva, onde só tem vez e voz, principalmente na imprensa, quem trabalha pela punição.”

     

    Esquece, a sociedade não vai resistir de forma alguma. 

    Fora uma meia duzia, são midiotas imbecilizados pela midia golpista

  4. Precisamos de mais gente como

    Precisamos de mais gente como o Kayay divergindo e abrindo a boca. Certamente tem muito procurador aí, juiz, advogado, que não concorda com tudo isso mas não fala, por medo de ser intimidado. Eles não são tão fortes assim, eles estão apostando na intimidação e no terrorismo psicológico. O pessoal precisa começar a se manifestar, a se organizar, a abrir a boca. Tem que perder o medo. 

  5. Penso como o Kakay, por isso

    Penso como o Kakay, por isso estou extremamente decpcionado como tudo que se relaciona à justiça nesse país. É moro pra cá, gilmar pra lá, janó incendiando tudo , a inacreditável cá lú falando cacas no stf e por aí em diante. Por mais que procure não consigo ver uma sombra de luz, por que qualquer bocó como esse delegado consegue os holotes de uma mídia porca pra incendiar ainda mais o ódio do povo contra o ex- presidente. agora o mais decepcionante de tudo é o comportamento do povão. Parece estar torcendo pra prisão arbitrária do presidente. Não quer saber as causas e, se você tenta explicar que tudo é uma armação, você corre o risco de ser linchado em público. Povo fdp que não consegue ver que a três quatro anos atrás o resultado das políticas públicas do Lula fazia o país viver os seu melhor momento na história e, o maior beneficiário era o próprio povo. Ouvi uma vez alguém dizer que “mais difícil que tirar um homem da pobreza é tirar a pobreza de dentro do homem”. Por isso eu digo o que essas pessoas que estão na parte de baixo da pirâmide social do brasil que se deixam guiar por essa gente porca da globo é ,antes de tudo, pobre de espírito.  pensam e agem como se tudo fosse um conto de fadas das novelas da globo e não conseguem ver que se um dia tiveram uma vida melhor é por que teve gente como o Lula e a Dilma que trabalharam para que  isso acontecesse. Nada aconteceu aleatoriamente. teve causa e consequência. Acho que o Lula errou em acreditar no senso de gratidão dessa gente, assim como errou em colocar ministros tão sem noção no stf. Errou também em acreditar que a Dilma poderia ser uma presidena a altura da militância petista, mas errou principalmente em continuar sonhando como uma nação justa. E errou porque uma nação se faz como um povo que a ama , e isso o brasil não tem.

  6. Bacharelíxo

    As faculdades de Direito estão obsoletas, assim como a Oab, porque os cursos de Direito tornaram-se “não vem ao caso”. “Se você não faz Direito”, Parabéns prá você? Algo assim.

  7. “Contra o abuso, nós temos

    “Contra o abuso, nós temos que resistir de todas as formas, seja através da palavra, seja através das ações, seja através da tristeza.”

    Através da tristeza confesso que tenho reagido faz tempo. Mas também da palavra e da ação. 😉

  8. como a vontade de prender já não suscita dúvidas, declarada…

    descuido total ao não querer reconhecer suas limitações ante xerifes forasteiros………………………

    não é por ser Lula que não será preso

    será por falta de um instrumento preventivo ao alcance de qualquer cidadão

    além do mais, forasteiros que fazem parte da polícia federal são de direito privado, inimigos do Estado

    1. babaquices que nada acrescentam ou resolvem…

      perda de tempo e dinheiro, nestes casos de delegados forasteiros, estes discursos contra abuso de poder

      Dilma também foi colocada nessa onda e deu no que deu

      Lula tem que se afastar dessa, do que tem, teve ou do que dizem ter, e passar a pensar no que poderá ser impedido de vir a ter

      1. não restam dúvidas para o caso…

        até mesmo a variável perseguição política, direito privado. que geralmente pode ser contornada ou negada justamente por ser variável, tem se mostrado constante e a rede e os grupos de forasteiros estão repletos de provas

  9. E se o prazo vencer sem que o Lula teje preso?

    Definir prazos para prisão e outras abobrices mais é atribuição de juízes, não de degolados. Será que esse sujeito virou a Mãe Diná? Ou anda a psicografar Xico Chavier? Ou combinou com o Camundongo de Curitiba?

    Muy loco, Tchê! Eu, hein?!?

  10. Um tipo de delegado como esse

    Um tipo de delegado como esse vai fazer com que a força do povo faça o feitiço se voltar com força total contra o feiticeiro. Por mais que uma parcela da sociedade esteja iludida por essa mídia fascista os formadores de opiniões conseguem ter argumentos para derrubar as ilações produzidas por certo tipos de pessoas. Muita gente já perdeu a credibilidade no poder judiciário por uma pequena parte que cometem abusos. Chega de fascistas… 

  11. Advogados
    Triste é ver a quantidade de advogados bandidos que atuam neste país. Triste é ter gente como este Caicai defendendo apenas canalhas e criminosos que nos impõe viver num dos piores locais do mundo para evoluir. Ele e todos que acreditam que a lei está acima da moral, deveriam ser extirpados da convivência social.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador