Paulo Bernardo é denunciado na Operação Custo Brasil

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-ministro Paulo Bernardo e mais 19 pessoas foram acusadas pelo Ministério Público Federal em São Paulo em desdobramento da Lava Jato. A Procuradoria apresentou denúncia nesta segunda (01).
 
Os procuradores sustentam que o grupo é acusado de montar uma organização criminosa no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, entre 2009 e 2015, para lavagem de dinheiro e pagamento de propinas para agentes públicos e privados, que supostamente superam os R$ 100 milhões.
 
De acordo com os investigadores, o esquema estava nos contratos celebrados entre o Ministério do Planejamento e duas empresas de instituições financeiras – a Associação Brasileira de Bancos e o Sindicato Nacional das Entidades Abertas de Previsência Complementar, para a contratação da empresa Consist, em 2010.
 
Resultado da Operação Custo Brasil, as três denúncias usaram como base as investigações e levantamentos coletados pela equipe de Sergio Moro, do Paraná. É um desdobramento das fases 17 e 18, denominadas Pixuleco I e II, da Lava Jato. 
 
Leia mais: Operação Custo Brasil foi antecipada por Moro, sem saída
 
De acordo com a advogada do ex-ministro, Verônica Sterman, Paulo Bernardo reitera que “não participou ou teve qualquer ingerência na celebração ou manutenção do acordo de cooperação técnica celebrado autonomamente entre a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e as associações de Bancos e Previdência (ABBC e SINAPP)”.
 
Ainda de acordo com a defesa, ele não se beneficiou “de qualquer quantia da Consist, quer direta ou indiretamente”. “Por fim, espera e acredita que a Justiça reconhecerá a improcedência das acusações”, concluiu.
 
A primeira denúncia envolve Paulo Bernardo e outros 12 investigados, com mira nos contratos da empresa Consist na pasta. A empresa teria pago cerca de 70% do seu faturamento líquido, para a criação de um software para a gestão dos empréstimos consignados de servidores públicos. 
 
Leia também: Os contratos milionários sem licitação da Consist com gestões tucanas
 
Na segunda peça enviada pelo MPF-SP mira em colaboradores e funcionários do Planejamento, denunciados por lavagem de dinheiro. Os procuradores Andrey Borges de Mendonça, Rodrigo de Grandis, Sílvio Luís Martins de Oliveira e Vicente Solari de Moraes Rego Mandetta afirmam que Paulo Bernardo tinha “ciência de tudo no esquema”.
 
“Ele nomeia as pessoas chaves para os cargos e ele tem ciência de tudo e participa ativamente nos bastidores, ele não aparece formalmente, mas tomava as decisões”, disse um dos procuradores.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se arrependimento matasse

    Esse é um dos que deve se arrepender até hoje por ter sentado o rabo gordo nas resoluções sobre a democratização da mídia quando o ministro era Franklin Martins.

    Aliás esse deve um arrependimento colçetivo dentro do partido, acomeçar por Lula, passando por Zé Dirceu e muitos outros companheiros que pensavam que tinha a Globo na palma da mão.

    Nenum desses processos teriam essa dimensão se a lição de casa midiática tivesse sido feita lá, bem lá atrás.

    Não fizemos o que tinha que ser feito, daí essa sofrencia.  

  2. ciência de tudo…

    quem não tem são os procuradores

    porque se tivessem, as conclusões não seriam de bastidores também

    seriam normais, simples e convincentes de cabo a rabo, ou com base em provas

  3. Pergunta

    Não conheço o processo, mas gostaria de saber quais os dirigentes da Associação Brasileira de Bancos e do Sindicato das Empresas de Previdência foram denunciados como corruptores. Para mim, se alguém recebeu dinheiro sujo, alguém pagou com dinheiro sujo – desde, é claro, que seja do PT.

  4. Ilação antipetista

    Construa uma teoria, escreva um discurso cheio de adjetivos e acusações subjetivas; encaminhe o mesmo para um juiz, tal como você,  inimigo ideológico e pronto, o maldade tá feita para o achincalhamento e a condenação midiática!…

  5. Eles se pensam e se acham originais.

    Prezados leitores,

     

    Daqui até o desfecho do golpe no Senado será isso. Dia sim outro também, uma denúncia, uma notícia vazada ao PIG/PPV, sempre incriminando o PT ou algum petista, alguma liderança de Esquerda, alguém que tenha ocupado cargo importante em governos petistas (ex-ministros, secretários, etc). Esses bandidos burocratas da ORCRIM da Farsa a Jato pensam que somos idiotas, que não percebemos a trama criminosa deles, que não sabemos quais são os personagens e instituições partícipes do golpe e da pilhagem do Esatdo brasileiro pelas oligarquias plutocráticas corruptas, em servil obediência ao alto comando internacional, que fica nos EUA.

  6. Assim, os mp (estaduais eou

    Assim, os mp (estaduais eou federal eou do trabalho eou de contas eou de qualquer porcaria) nunca gozou da simpatia da justiça (por omissão, por inépcia, por erros, por erros grotescos, por desvios de finalidade, por inaptidão, por falta de tipicidade et caterva); no entanto, duns anos para cá – ou desde o dito mensalão, por questões políticas, alguns judiciários passaram a acolher qualquer besteirol que os mp encaminhe, tenha ou não evidências eou provas. Disso aproveitou-se as polícias para dar por investigado o sem-pé-nem-cabeça e mandar aos mps o que bem entendesse. Os mps, por sua vez, deram-se por satisfeitos em egos e alteregos com o que as justiças (justiceiros políticos) passaram a “engolir” fosse o manjar dos deuses (politiqueiros). Estamos nisso, pois: advogados arrancando os cabelos, juristas conceituados arrancando os cabelos e aqueles três (pmpj) arrancando delações após prisões perpétuas. Depois, o Lula vai à ONU e os de sempre se ofendem (mesmo querendo que juízes condenados criminalmente recebam suas aposentadorias por conta de nós, otários). Haja sco.

  7. Nao estou entendendo…

     

    Mas como um empresa dava 70% do seu lucro para pagar propina???  É isso mesmo que eu li??? Como uma empresa dá 70% enqto odebrech e outras empreiteiras dava 1% a 5%????

    kkkkk tel alguma coisa errada ai nao??? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador