PF diz que algemou Cabral pelos pés e mãos para protegê-lo da “multidão ensandecida”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Reprodução: Globo
 
 
Jornal GGN – Ouvidos pelo juiz assistente de Gilmar Mendes, agentes da Polícia Federal afirmaram que algemaram o ex-governador Sergio Cabral pelas mãos e pés porque estavam tentado protegê-lo de uma “multidão ensandecida”, “sem controle”, que oferecia “alto risco” para a integridade física do réu da Lava Jato.
 
As falas da PF constam em relatório divulgado nesta segunda (14) pelo Conjur (em anexo). Segundo o portal, a versão dos agentes é “duvidosa” justamente porque as imagens da transferência de Cabral não incluem nenhuma multidão, muito menos a “turba” com “extraordinário ódio” relatada pela Federal.
 
As imagens de Cabral triplamente algemado foram analisadas por juristas que consideraram a cena um abuso de autoridade e espetacularização da Lava Jato. Elas foram feitas após o Supremo determinar a transferência do ex-governador de Curitiba para o Rio de Janeiro.
 
Ainda de acordo com a reportagem do Conjur, os agentes admitiram que disseram a Cabral que delatores recebem um tratamento muito melhor que os demais presos da Lava Jato que não fecharam o acordo de cooperação. Por isso, alguns são vistos em fotos e imagens de TV sem algemas. Os policiais ainda disseram que isso ocorre porque “a sociedade não tem a mesma raiva dos delatores.”
 
O possível abuso praticado contra Cabral virou objeto de investigação por ordem da 2ª Turma do Supremo. “Os ministros também proibiram o uso de algemas no deslocamento. Além disso, o ministro Gilmar Mendes mandou ainda abrir uma investigação para apurar abuso de autoridade no triplo agrilhoamento do emedebista.”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cabral algemado
     

    e mensagem ao povo

    “Táqui o presunto se quiser comer, vai ter que desembrulhar”

    Que bom que sempre podemos contar com a proteção das autoridades!

  2. Tem que ser muito cara de pau

    Tem que ser muito cara de pau para dar uma desculpa dessa.

    Só por isso deveriam ser todos demitidos.

    Nunca vi um sujeito amarrado pelos pés e mãos poder se defender de qualquer coisa.

  3. Tá lá, sim…

    A gente pode ver claramente a multidão ensandecida, à esquerda, perto do carro vermelho, inclinando a cabeça como quem diz, “vou linchar”.

    Só por que é uma multidão de um só, não quer dizer que não estivesse fora de controle, oferecendo grande risco para o apenado.

    Por outro lado, como é uma turba de um só, deveria ser fácil para a PF identificar o seu integrante, e indiciá-lo por tentativa de arrebatamento de preso.

    A outra hipótese é que a fotógrafa era justamente a líder da turba descontrolada, que não pode ser vista na foto por estar atrás da sua líder, sendo devidamente liderada por ela.

    ***********************************

    Tem como a gente exigir ressarcimento pelos danos causados aos nossos neurônios por esse tipo de “narrativa”?

  4. Qual “multidão ensandecida”?

    Qual “multidão ensandecida”? Que eu me lembre não tinha quase ninguém nem pra assistir o teatrão do pf. Estou enganado ou está acabando o estoque de mentiras pros fascistas do judiciário/

  5. canalhas, covardes,

    canalhas, covardes, cínicos….. o prazer de ter o poder absoluto sobre um ex-governador, um misto de sadismo e vingança ressentida…….

  6. Quanto mais imobilizada, menos protegida fica a pessoa

    PF burra. Se a multidão ensandecida tenta linchar um agente da PF, ele estará mais protegido com ou sem algemas nas mãos e pés?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador