Por falta de provas, ministro arquiva denúncia contra Maria do Rosário (PT-RS)

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou a denúncia contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). O pedido para o arquivamento partiu da própria Procuradoria-Geral da República (PGR), que havia pedido a instauração do inquérito.
 
Em acordo de delação premiada, o executivo da Odebrecht, Alexandrino de Salles, disse que a deputada pediu uma doação eleitoral de R$ 150 mil, que supostamente teriam sido pagos pelo Setor de Operações Estruturadas da empreiteira, nas eleições de 2010.
 
Entretanto, a própria Procuradoria verificou que as acusações não se sustentavam e que não havia provas para confirmar a delação premiada. Com isso, pediu o arquivamento, que foi atendido pelo ministro relator, Luiz Fux.
 
“[A apuração] não reuniu suporte probatório mínimo de materialidade e de autoria de qualquer crime (justa causa em sentido estrito) que ampare o oferecimento da denúncia”, escreveu o ministro no despacho.
 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. È preciso se publicizar os autos de acusação e condenação.

    Eu sugiro que passada as festas, que se faça uma sequencia de matérias tratando passo a passo os autos de acusação e condenação de Lula. Afinal a grande imprensa trata o assunto como se a culpa estivesse formada. A analise de cada um dos itens relevantes do auto de acusação demonstraria o absurdo da condenação e imperiosa necessidade de arquivamento e absolvição por total falta de provas e ou evidências.

    1. Acho que as tais festas ainda

      Acho que as tais festas ainda vão demorar para acabar. A festa do boi, a farra da bala, a orgia da bíblia, o banquete da iniciativa privada se locupletando da coisa pública – enquanto a desmonta – e por aí vai.

      Melhor já começar a publicar livros sobre o golpe em Lula e no Brasil agora…

  2. Estranho
     

    À aceitação de uma denúncia, normalmente,  precede uma investigação da polícia.

    É pelo  inquérito aberto pela polícia para a investigação de uma denúncia é que se firma a acusação que, fundamentada,  resultará na aceitação dessa denúncia pelo ministério público.

     Ora, pela evidente pobreza dos indícios acusatórios, o próprio ministério público poderia muito bem ter se recusado a aceitar a denúncia.

    O que nos leva a  concluir que a máquina judiciária foi, mais uma vez, utilizada para simplesmente perseguir.

     

  3. As Fotos do Lula no Blog 247

    Todo mundo sabe a importância de uma foto bem tirada ou por outro lado de um foto “feia” de alguém para entendimento e posterior conclusão pessoal sobre determinada reportagem. Parece que alguém do Blog 247, e nem sei quem seja o responsável por escolher as fotos de face das reportagens, quando se trata de Lula, parece sempre escolher a “pior” ou aquela em que mostra o ex-presidente “não tão bem na foto”. Não que Lula seja fotogênico. Mais alguém na minha opinião está caprichando nas piores. Coincidência? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador