Premiê da Suécia nega crime de Lula e Dilma na compra dos caças Gripen

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – A BBC Brasil publicou no último dia 8 uma reportagem informando que o primeiro-ministro da Suécia Stefan Löfven prestou depoimento à Justiça, no âmbito da operação Zelotes, e negou qualquer irregularidade ou imoralidade praticada por Lula, Dilma, Saab ou governo suéco nas negociações envolvendo a compra de 36 caças Gripen pelo governo brasileiro, por 5,4 bilhões de dólares, em 2014.
 
O governo sueco e a Saab não constam entre os réus da ação penal que tramita em Brasília. Já Lula é acusado de ter praticado tráfico de influência junto à Dilma para que o Brasil adquirisse os caças. A operação teria envolvido propina e o casal de lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, da M&M (Marcondes e Mautoni Empreendimentos), escritório contratado pela Saab para representá-la.
 
Na matéria, o premiê sueco diz que desconhece qualquer “influência ilegal, imoral ou indevida” de Lula e Dilma, e confirmou que acompanhou a campanha da Saab para que o Gripen fosse escolhido pelo governo brasileiro.
 
As negociações com o Brasil se arrastavam desde o governo FHC. E o prêmio, antes, atuava como dirigente sindical na IF Metall, que também participou da campanha pró caças Gripen.
 
O premiê também desmentiu outra suposição feita pelos procuradores da Zelotes: “(…) segundo os procuradores do MPF, o então líder partidário Löfven teria se reunido com Lula e Dilma para tratar do assunto durante o funeral do ex-líder sul-africano Nelson Mandela, na África do Sul, em 2013. A alegação, negada por Löfven durante seu depoimento na Corte sueca, também é rejeitada pelos ex-líderes brasileiros.”
 
Leia mais aqui.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coerência básica
    “O governo sueco e a SAAB não constam entre os réus…”

    Desculpe, como pode haver uma corrupção passiva sem que haja corrupção ativa? Se o Lula e a Dilma praticaram tráfico de influência, eles fizeram isso a troco de quê, por achar o Gripen mais maneiro?

    Obs: a preferência pelo Gripen na verdade foi principalmente pela proposta incluir transferência de tecnologia, mas isso é considerado crime? Dar preferência a uma proposta que agrega mais valor não é uma motivo legítimo? Nós passamos décadas comprando sucata americana a peso de ouro, agora que finalmente alguém se preocupous de fato com o desenvolvimento tecnológico do Brasil, ele vai preso?!?

    1. Se bem me lembro, posso estar

      Se bem me lembro, posso estar enganado em relação à ordem dos fatores, uma das empresas brasileiras que ficaria responsável por alguma das etapas de fabricação dos caças estava envolvida na Zelotes original ( a questão do CARF, etc), e esta empresa em algum momento fez um contrato com a empresa de um dos filhos do Lula após a escolha do gripen. 

      O MPF deve ter visto ambos os contratos ao investigar a empresa e tirou uma convicção da cartola.

  2. NORUEGUESES DESTROEM BARCARENA NA AMAZONIA

    Creio que até para Nós Brasileiros é de fácil compreensão mais este ÓBVIO. De um lado, uma Política que privilegiava a Troca Comercial com Transferência de Tecnologia, agregando Conhecimento, Produção, Novas Técnicas, Royalties, Licenças, Empregos Altamente Especializados, Centros Tecnológicos dentro de Universidades Nacionais com Marcas, Produtos e Indústria Nacional totalmente Brasileira. Do outro pegar toda esta capacidade nacional e transformar numa Filial de MultiNacional Estrangeira, importando tudo, principalmente Empregos e vendendo a marca de uma Nação Estrangeira. Utilizando o restolho desta Empresa MultiNacional, enquanto esta exporta seus produtos para países com quem tem históricas diferenças, se aproveitando da aceitação do rótulo MADE IN BRAZIL. Somos uma Terra de Lunáticos !!! 

  3. Como o ataque terrorista por

    Como o ataque terrorista por enquanto se dá através da justiça, melhor seria se importássemos juízes e promotores suecos. Além do que de que adianta a gente ter equipamento militar atualizado se quem “pilota” as forças armadas não apenas se dobra a estrangeiros como abaixa as calças e abre as “bochechas” com as próprias mãos?

    Agora sério mesmo… essa turma que tomou o poder brasileiro não representa o povo brasileiro. (Err… isso ficou muito óbvio, né? É claro que a turma dos golpistas representa país estrangeiro…)

  4. O Premier Que Veio do Frio

    Nassif: quem pensa esse premier que é? Pô, toda inteligência daquele general golpista já amontou provas e mais provas. A PF do Príncipe de Paris também tem um montão. Tá certo que, de um e de outro, 99,999% bagulho e falso. Mas isto é outro departamento. E os Gogoboys são experts em limpar a eira. Então vem um premierzinho jogar no ventilador? E nossa soberania? Se for o caso até devolvemos aqueles tecotecos à jacto (que vamos pagar, mais acho que não receberemos). Espero que o maioral do Jaburu declare esse serviçal dos Kummunistas persona non grata. Xô, Satanás…

  5. Dogbert.

    Essa é a questão. Uma corja de autoridades nacionais viralatas queria os caças americanos, mesmo sem transferência tecnológica. Só pode ser esta a razão, pois há, da parte de muitos brasileiros uma paixão doentia em favorecer e agradar os yanquees. Com relação a zelotes, sabemos que diversas grandes empresas brasileiras compraram fiscais e praticaram sonegação de somas vultuosas e pelo que se percebe, não são incomodadas. Sobrou para Lula e Dilma pela ousadia de comprar os caças de um paisinho chamado Suécia.

  6. Crime de Lula e Dilma

    Lulia e Dilma fizeram um crime imperdoável: quiseram livrar o Brasil da dependência dos EUA em aviões militares. Com todos os sistemas agora sendo digitais e interligados, é fácil influir remotamente nos aviões, não os deixando ser ligados, ou mudando sua trajetória – uma das teorias de connspiração do caso de 9/11 Torres Gêmeas. Os direitistas continuam odiando Lula e o PT, mas seu governo foi um dos que mais apoiaram o equipamento das Forças Armadas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador