Presidente do PSDB é preso por corrupção em empresa de saneamento de Goiás

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O presidente do PSDB de Goiás Afrêni Gonçalves Leite foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta (24), suspeito de integrar esquema que desviou R$ 4,5 milhões em recursos públicos por meio de contratos com a Saneago, empresa de saneamento do Estado.

Segundo a PFo tucanato de Goiás teria recebido doações legais e também via caixa dois a partir do esquema de fraude em licitações. Por isso, o presidente foi preso temporariamente.

Pelas investigações, agentes e colaboradores da Saneago contrataram de maneira fraudulenta uma empresa de consultoria que fazia pagamentos de propina e distribuia recursos a outras empresas que participaram do conluiu. Estas teriam feito as doações oficiais ao PSDB.

A Operação Decantação contou com apoio do Ministério Público Federal e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, e estima ter evitado um prejuízo de quase R$ 7 milhões.

Recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica Federal, foram desviados para pagamento de propinas e dívidas de campanhas políticas, apontam os investigadores.

Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e fraudes em processos licitatórios.

Cerca de 300 federais cumprem 120 mandados judiciais, sendo 11 de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 21 de condução coercitiva e 67 de busca e apreensão na sede de empresas envolvidas e de um partido político, além de residências e outros endereços relacionados aos investigados.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais uma isca para impressionar os incautos

    Prezados,

    Aposto que em menos de 48h esse fato desaparecerá do noticiário, assim como aconteceu com as denúncias de recebimento de propina por parte de michel temer e josé serra. Isso é só uma preparação do terreno, para que uma nova investida contra o PT, contra os petistas e contra a Esquerda seja desencadeada. As prováveis vítimas são a senadora Gleisi Hoffmann e o marido, o ex-ministro de o planejamento, Paulo Bernardo.

     

  2. Tá tranquilo, tá favorável

    Daqui a pouco o Gilmar Mendes dá um habeas corpus pra ele. E no final ele vai ser inocentado. Nunca vi um Tucano ser condenado, e a julgar pelas últimas patacoadas de Gilmar, Janot & Cia., nunca verei…

  3. Pra mim é evidente que se

    Pra mim é evidente que se trata unicamente do fato de o PSDB estar se manifestando contra ao aumento do Judiciário e seu efeito cascata.

    Todos os crimes estavam em apuração, a investigação continuaria, sem prisão e tal, mas como querem o aumento, deram uma amostra de seu poder.

    É esse o Brasil que temos, em que “as instituições estão funcionado”. Nosso legislativo, executivo e judiciário passam longe do que esperamos deles.

  4. Por coincidência, o

    Por coincidência, o ex-presidente do PSDB mineiro também foi preso por “corrupção aquática”. Significativo é que os tucanos de alta plumagem continuam voando livremente por aí, participando do golpe, como se eles e seu partido não estivessem envolvidos em corrupção. São protegidos pela mídia e por outros sequazes.

     

  5. gaiola

    Tucano não vai para a gaiola, se fosse, iam faltar gaiolas.

    PSDB tem ladrão, tem corrupto, tem narcotraficante, tem quadrilha de transplante de órgãos, tem surrupiador de merenda…..?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador