Procurador de Curitiba xinga CPMI da JBS, mas não esclarece caso Tacla Duran

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O procurador de Curitiba Carlos Fernando dos Santos Lima usou as redes sociais para xingar o relatório parcial da CPMI da JBS de “patético” e atacar os responsáveis pelo documento, os deputados Carlos Marun e Wadih Damous. Mas não teceu nenhum comentário sobre o motivo que o levou a ser citado na investigação que envolve a delação da Odebrecht: as denúncias feitas pelo advogado Rodrigo Tacla Duran.
 
Em poucas linhas, Lima limitou-se a dizer que “Carlos Marun e Wadih Damous são a melancólica face de um sistema político decadente. Ser mencionado no patético relatório da CPMI só pode ser considerado como um elogio, pois quem desperta a raiva dos vilões está no caminho certo.”
 
O relatório parcial concluiu pelo pedido de investigação contra Lima e outros procuradores que atuaram diretamente na tentativa de acordo de delação premiada com Tacla Duran.
 
A negociação acabou frustrada e o advogado, após ser denunciado na Lava Jato, deixou o País rumo à Espanha e, de lá, revelou que recebeu um pedido de propina de Carlos Zucolotto, amigo pessoal de Sergio Moro e ex-sócio de Rosângela Moro, para “melhorar” a proposta feita pelos procuradores. Em mensagens entregues à CPMI, Zucolotto diz que precisava do dinheiro “por fora” para pagar aqueles que estariam ajudando nos bastidores. Entre eles, uma figura denominada “DD”.
 
Também nas redes sociais, Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal em Curitiba, chamou o relatório de “deplorável”.
 
“Deplorável o relatório da CPMI da JBS que isenta políticos implicados e ataca os investigadores. (…) Os colegas da Lava Jato Carlos Fernando Lima, Roberson Pozzobon e Júlio Noronha são um exemplo de dedicação profissional e cívica à causa anticorrupção e à sociedade. É uma honra para mim trabalhar com eles”, disse Dallagnol.
 
O coordenador ainda disse que “a atuação nossa [nos acordos de delação] não é isolada: todas as decisões importantes são tomadas pelo grupo de 13 procuradores, o que permite que a experiência se una a diferentes especializações e visões de mundo.”
 
Além de uma investigação sobre os procuradores de Curitiba e a delação de Duran, o relatório da CPMI centra fogo em Rodrigo Janot e a delação da JBS, além de pedir a aprovação de uma lei que regulamente o instituto da colaboração premiada.
 
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim. Vou ter de concordar com o procurador

    o sistema político é decadente. E a “justissa” injusta, há muito tempo está morta no país. Muito do descaminho do Brasil está ligado a certos ditos: a justiça é morosa; tem leis que não pegam; não se cumpre as leis; rico não fica na cadeia etc. Na escola se repete para as crianças que o papel do judiciário é fazer cumprir as leis.

    O Brasil é injusto e o maior dos culpados é o poder judiciário. Uma justiça altamente dividida e sem comando, com vemos. A caixa preta deles, os altos salários e adicionais injustos, eles escondem até mesmo descumprindo pedido da chefia principal.

    São incompetentes para ajudar a construir um país, mas muito eficientes em ajudar a dividir e destruir. O próprio procurador, através de lidar de forma atabalhoada e vingativa com seu trabalho está ajudando a criar a maior quantidade de procuradores: de confusão – de comida e de emprego. Com suas operações barca furadas estão aumentando o número dos pobres, desempregados e odiosos.

  2. A reação dos lavajateiros mostra que Tacla Durán está certo

    Essa reação dos criminosos da ORCRIM lavajateira, notadamente do “cu-de-frango” e “pastor-especulador com imóveis do MCMV” deixa claro que ele integram uma organização criminosa e que, de fato, praticaram extorsões com pessaos investigadas (as quais foram coagidas, chantageadas, ameaçadase torturadas psicològicamente, para incriminar pessoas que os lavajateiros desejavam perseguir/punir, ao mesmo tempo que deveriam se omitir ou proteger/blindar comparsas e aliados políticos dos lavajateiros) e pediram propina por meio de advogados e outros colegas procuradores da Fraude a Jato.

  3. Stalin despertou a raiva de Hitler e vice-versa

    Eles estavam no caminho certo?

    Joesley Batista despertou a raiva do Michel Temer e do Aécio Neve$ e vice-versa. Eles estão no caminho certo?

  4. Dois acusados de extorquir um

    Dois acusados de extorquir um investigado pela Lava Jato tem pouca credibilidade, e tudo que disser é suspeito. A manifestação do Deltan Dallagnol é sinal de que vestiu a carapuça, e é o “DD” citado como fiador da extorsão.

  5. Cao Nassif
    Se é para

    Cao Nassif

    Se é para despertar a  “raiva dos vilões” e vocês estão bravinhos, é sinal que se está no caminho certo.

    Claro que se sabia que não ia dar em nada, conheçe-se  o que vocês fazem. Já lutamos contra uma ditadura, vocês, neoditadores, não nos metem medo.  

    E vamos lutar sempre.

    Canalhas.

  6. Grupo

    “todas as decisões importantes são tomadas pelo grupo de 13 procuradores”

    Esses 13 procuradores foram escolhidos por sorteio? Se foi, então tudo bem. Mas se não foi por sorteio, tanto faz se é 1 ou 13. Dá no mesmo. Foi por sorteio? Tem como o Dr. Deltan mostrar isso, como esse sorteio se deu? Parece que tem muito mais homens que mulheres, não parece muito um grupo montado por sorteio essa configuração. A menos que existam muito mais homens que mulheres no MP. As idades também parecem muito próximas, para ser um sorteio. Teria que ver também se essa é a configuração média desse tipo de atividade dentro do MP.

  7. Eles estão provando ….

    a cada dia mais e mais , que são Tucanos roxos !!! Respondem da mesma maneira que os coxinhas : sem argumento nenhum e tentando sempre menospresar aqueles que não são seus fãs de carteirinha. Não há nenhua originalidade no que dizem, da mesma forma que aqueles das redes sociais e até alguns patetas do nosso “querido” legislativo , pertencentes ao PSDB/PMBD, que nasceram juntos e morrerão juntos. Assim espero e confio !

  8. EU ESCLARECO!  EEEEUUUUU

    EU ESCLARECO!  EEEEUUUUU ESCLARECOOOOOOO!!!!  ME PERGUNTA,PROFESSOR!  EU FALO!

    Eh que o “amigo” de Sergio Moro foi acusado COM PROVAS por Tacla Duran de negociar uma sentenca de Sergio Moro por 2 milhoes de dolares “por fora”.

    Repito:  ACUSADO COM PROVAS.

  9. O procurador e pastor, que

    O procurador e pastor, que entrou para o cargo através de ações jurídicas, que se enrolou no “Minha casa, minha” e  o outro, que recebeu serviços de Zucolloto, estão com medo de uma CPMI? Ao que parece, Tacla Duran tem mais do que conviicções, power points e delações vazias!

  10. Esses caras fazem um bom

    Esses caras fazem um bom trabalho quando se atêm ao seu trabalho. Mas essa mania de querer virar patrulha do governo e do congresso é, pra ficar na mesma linguagem, patética. Procurador tem que calar a matraca, sair da rede social e trabalhar.

  11. “DD” entra em ação

    Engraçado, para esses caras, a palavra de Tacla não merece fé, pois é um condenado foragido. Isso mesmo com provas.

    Agora, todos aqueles condenados que incriminaram Lula e pessoas ligadas ao PT, mesmo sem provas, merecem crédito.

    E claro foi usado para condená-lo.

    A coisa chega a ser absurda.

    Acho que a liga da justiça da araucária, devia ter seu próprio canal de tv. Sim gostam de exposição.

    Tenho impressão que ao acordarem, jogam confetes sobre a cabeça na frente do espelho.

    Essa máscara vai cair e o Ungido Procurador vai ter que se explicar fora do seu território.

    Como diz Chico: 

    “Apesar de vocêAmanhã há de ser outro diaEu pergunto a você  onde vai se esconderDa enorme euforiaComo vai proibirQuando o galo insistir em cantar”

  12. Prezados camaradas
    Eu ia

    Prezados camaradas

    Eu ia dizer que estes dois otários têm problemas não só emocionais, mas morais; mas o problema é NOSSO: esses 2 vadios são funcionários públicos e são sustentados pelo NOSSO DINHEIRO

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador