STF pode adiar julgamento sobre suspeição de Moro nos processos da Lava Jato, diz Bergamo

Jornal GGN – Está marcada para a próxima terça-feira, 25 de junho, na 2ª turma do Supremo Tribunal Federal, o julgamento do pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva. Os advogados pedem a suspeição do ex-juiz, Sérgio Moro, alegando parcialidade quando atuou no julgamento dos processo da força-tarefa da Lava Jato.

O pedido estava parado desde dezembro na 2ª turma no STF – tinha sido apresentado pelos advogados de Lula antes do escândalo das mensagens trocadas entre o ex-juiz Sérgio Moro e os procuradores da força-tarefa, revelado pelo The Intercept Brasil.

A 2ª turma é formada pelos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Cármen Lúcia e Edson Fachin. Logo após a exposição do escândalo, Gilmar agendou a matéria para discussão no dia 25 deste mês.

Diante do novo quadro, mostrando a parcialidade da Lava Jato, além de analisar o pedido de habeas corpus de Lula, a sessão da turma pode ser transformada em julgamento da condução da Lava Jato, mas segundo informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o STF pode adiar esse julgamento.

“A pressão é grande no sentido de postergar a análise do caso. Mas a decisão só deve ser tomada no dia, e por todos os cinco ministros da 2ª turma”, escreveu a colunista nesta quinta-feira (20), sem explicar, no entanto, a origem da “pressão” sobre a corte.

Na semana passada, o jornal Folha de S.Paulo publicou outra matéria apontando que a ala garantista da 2ª turma quer declarar a suspeição de Moro. Caso vença essa análise, todas as decisões tomadas pelo ex-juiz da Lava Jato no caso triplex poderão ser anuladas e Lula deixar a cadeia.

No grupo que irá julgar o pedido da defesa de Lula, Gilmar e Lewandowski são considerados garantistas, ou seja, defensores à letra fria da lei. Celso de Mello e Cármen Lúcia costumam apoiar as “inovações” da Lava Jato. Já Edson Fachin, geralmente, acompanha a maioria na votação. Esse último ministro da turma é o relator do habeas corpus.

Diante do novo quadro de escândalos contra a Lava Jato, a tendência é que a turma inteira vote garantindo os direitos constitucionais, portanto, em favor da defesa de Lula e pela suspeição de Moro.

No dia 13 de junho, a defesa do ex-presidente encaminhou ao STF uma atualização ao processo de suspeição de Moro, citando o material revelado pelo The Intercept como provas, já apresentadas anteriormente, da parcialidade do ex-juiz.

Os advogados de Lula pontuam ainda, que a troca de mensagens entre Moro, então responsável por julgar as ações da Lava Jato, e os procuradores da força-tarefa “revelam a conjuntura e minúcias das circunstâncias históricas em que ocorreram os fatos comprovados nestes autos”, “tudo a demonstrar situações incompatíveis com a ‘exigência de exercício isento da função jurisdicional’ e que denotam o completo rompimento da imparcialidade objetiva e subjetiva”.

Redação

Redação

View Comments

  • É isso que está fazendo nossas leis não terem valor nenhum. Se a Lei indica tal ação ela deve ser cumprida ou substituída por outra lei , e não ficar ao bel prazer do julgador . O que faz com que criminosos muitas vezes fiquem soltos e inocentes sejam condenados e presos .

  • Estava sentados em cima desse hc,, logo aós, as primeiras revelações tomaram a atitude de liberá-lo....

    vejam só, o "remedio heróico", tão urgente que pode ser feito até em papel de pão, urgencia que não vale para Lula...........não julgam seu hc nem para negá-lo, deixam-no em suspenso, maquiavelicamente, engessando sua defesa.

    Passado o primeiro susto, todos estão esperando o intercept mostrar provas contundentes que afirmam ter, mas que até o momento não apareceram, permitindo ao marreco dizer que dialogos foram adulteradas ou que simplesmente não existiram.....,

    preferem em vez de mostrá-las, e difinitivamente desmascará-lo, bater boca em publico........onde estão as montanhas de audio e video que anchem a boca para falar que tem em mãos?

    Se depender de stf, da oposição que já pensa em adiar o pedido de cpi (aliás uma oposição que a situação A-D-O-R-A), e as revelações do tal intercept, Lula pode se preparar para ficar mais um bom tempo encarcerado........,

    Ou mostram logo o material mais explosivo ou abre para todos.......

  • Oportunidade perdida de desmascarar Sergio Moro. A oposição comeu mosca e não usou as conversas do telegram associadas a fatos, como por exemplo o afastamento da procuradora ou a coincidência do "showzinho" com a matéria da Globo. Mesmo que ele, descaradamente, mentisse dizendo foi uma montagem teríamos uma sequencia impressionante de fatos corroborando os vazamentos. No fundo, o que Moro disse é que, entre ele e a imprensa, é a imprensa quem está mentindo. E as escorregadelas dele, inventando desculpas, foram pouco exploradas. Isso ainda vai ficar muito ruim para o país. A oposição precisa ser competente. A disputa não é quem fala mais alto, mas quem argumenta melhor em defesa das instituições e do país. Está claro nas falas de Moro que ele nem está aí para as instituições e seu narcisismo é escandaloso.

  • Se adiarem esse julgamento ficara a suspeição de que o Supremo esta sob forte chantagem. A pressão popular não deve impedir que um julgamento seja feito, com base naquilo que esta na lei. Sérgio Moro jamais deveria ter sido o juiz do caso Lula. Alias, esse julgamento precisa ser anulado e justiça feita. Sem justiça não ha paz social.

  • STF já era...
    depois que patenteou com o mensalão a maneira policialesca de se julgar, perdeu a moral para ser contra a maneira policialesca de se investigar, de juiz colaborar com a acusação e julgar

    se até para casos de escutas abusivas já viu-se obrigado a negar, não esperem mais nada dessa corte decorativa e caríssima

  • Temos que avaliar que o preso tem 73 anos aguardando uma decisão que é postergada por falta de coragem de uma leitura fria da lei. Para os julgadores mais seis meses sentados encima de um HC é o cumulo da insensatez causando sérios prejuizos e irreparaveis ao prisioneiro.
    Que se cumpra a lei com cerelidade como estava sendo conduzida garantindo a isonomia jurídica.

    #faleibesteira ou #faleiverdade

  • CPI – DA LAVA TOGA – JÁ - Veja as palavras o parecer e as críticas do Ex - Ministro GILSON DIPP, do SUPERIOR TRIBUNAL JUSTIÇA, através do site: https://www.youtube.com/watch?v=5JN9BDTR_Vc --- Veja também o repudio da associação da MAGISTRATURA através do site:
    https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI304866,11049-Associacao+de+magistrados+repudia+fala+de+Moro+de+que+e+comum+contato -----
    para provar as ilegalidades o abuso de poder e a perseguição, praticada pelo Juiz SERGIO MORO e pelos procuradores da LAVA JATO, pois esses fatos são de competência dos ÓRGÃOS CORRECIONAIS, pois somente o SENADO FEDERAL, através do seu COLEGIADO DE 81 SENADORES, pode apurar e julgar, esses fatos criminosos, de forma digna, nos termos do artigo 52 inciso II, da CONSTITUIÇÃO FEDERAL, e trazer uma RESPOSTA definitiva com celeridade a SOCIEDADE BRASILEIRA, pois o EX-PRESIDENTE LULA, questionou a CONDUTA DO JUIZ NO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, e não houve nenhuma RESPOSTA DOS CORREGEDORES NACIONAIS. Veja também as ilegalidades os abusos de poderes e as perseguições da JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO e do CNJ, através do processo administrativo sob o n. 0012109-05.2019.8.11.0000, em tramite junto a CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DO TJ-MT, e através do site: https://www.olhardireto.com.br/juridico/noticias/exibir.asp?id=15481&noticia=juiz-consegue-na-justica-bloqueio-de-videos-que-o-acusam-de-venda-de-sentenca -- com o tema: juiz consegue na justiça, broqueio de vídeo que acusa de VENDA DE SENTENÇA, pois o Juiz LEOPOLDINO MARQUES DO AMARAL, que foi assassinado pedindo SOCORRO a CPI- DO JUDICIÁRIO DE 1999, na sua CARTA que se encontra no site: http://www.prosaepolitica.com.br/wp-content/uploads/2010/03/CARTA-JUIZ-LEOPOLDINO.pdf
    já mostrava o que era e o que seria da nossa justiça no futuro e já reclamava do desvio de conduta dos membros do TJ-MT, STJ e do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E DO MINISTÉRIO PÚBLICO, restando agora pedir SOCORRO, AO SENADO FEDERAL nos termos do artigo 52 inciso II, da Constituição Federal.

  • Vocês simplesmente não entendem.

    Não dá para o STF declarar a suspeição de Moro e anulação do processo no caso do Lula, por ele ser o verdadeiro chefe da Lava-jato, como fica berrando o Reinaldo Azevedo, sem ANULAR TODA A LAVA-JATO.

    REVERTER TUDO À ESTACA ZERO. Seja delações, prisões, condenações, multas, etc.

    Alguém sinceramente acha que o STF vai ter coragem de fazer isso?

    O STF JAMAIS vai julgar a suspeição do Moro porque teria implicações que deixariam o processo fora de controle e os próprios ministros em situação ruim como o Gilmar Mendes, pego em grampo conversando com um Réu da Lava-Jato, no caso, Aécio Neves.

    Muitos outros podem ser pegos na mesma armadilha.

    Reinaldo Azevedo, "jurista" é muito infantil. Ele quer isso. Nulidade. Pra ele que se dane tudo, o importante é o ego dele.

    Mas o STF vai embarcar num barco pegando fogo?

  • O filme apenas vai se repetir: sentindo o cheiro da derrota Carminha travará a votação e pedirá encaminhamento para o pleno. Como não são eles que estão presos...

Recent Posts

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

27 minutos ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

51 minutos ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

2 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

3 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

3 horas ago

“O metalúrgico vai consertar os estragos da elite”, diz Lula no 1º de Maio

Presidente sancionou isenção de imposto para até 2 salários mínimos e destacou conquistas aos trabalhadores

3 horas ago