Tramitação veloz de recurso de Lula é indício de perseguição, por Kennedy Alencar

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – O jornalista Kennedy Alencar avaliou que a velocidade com que o caso triplex foi enviado à segunda instância mostra que a defesa de Lula tem razão quando alega que ele sofre perseguição por parte da Lava Jato.

Nesta sexta (25), Folha de S. Paulo mostrou que o recurso de Lula foi enviado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região em prazo recorde: 42 dias. Ontem, o GGN revelou que tão logo entrou na segunda instância, o processo já recebeu um despacho do desembargador João Pedro Gebran Neto. Em menos de 7 horas, ele cobrou apresentação das razões para apelação das partes.

Para Kennedy Alencar, o Judiciário não pode imprimir uma velocidade descomunal ao caso, com o claro objetivo de intervir na próxima eleição presidencial.

Se condenado em 2ª instância, Lula ficará fora do páreo por causa da Lei da Ficha Limpa.

Por Kennedy Alencar

A tramitação recorde do recurso do ex-presidente Lula na segunda instância reforça a argumentação da defesa do petista de que ele sofre perseguição do Poder Judiciário.

Segundo reportagem da “Folha de S.Paulo”, o recurso de Lula teve tramitação recorde no âmbito da Lava Jato. Foi o que chegou mais rápido ao TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. Demorou 42 dias desde a sentença do juiz federal Sérgio Moro sobre o processo do apartamento no Guarujá.

Essa tramitação veloz é uma evidência de parcialidade na análise do caso de Lula na comparação com outros processos da Lava Jato. É ruim para a imagem do Judiciário e também da operação.

Em julho, o presidente do TRF de Porto Alegre, Carlos Eduardo Thompson Flores, afirmou que o tribunal julgaria o recurso de Lula antes da eleição presidencial de 2018. Ora, não cabe a Thompson Flores, que não faz parte da turma do TRF que analisará o recurso de Lula, estipular um tempo. Isso pode ser entendido como forma de pressão, na pior hipótese, ou bravata, numa interpretação mais benévola.

A tramitação recorde do recurso, no entanto, reforça a versão de pressão, o que é negativo para o Judiciário e o ambiente político no Brasil.

Lula representa uma parcela importante do eleitorado. Tem direito a um julgamento imparcial. Tudo o que fugir à normalidade na análise desse recurso reforçará a narrativa de perseguição política e jurídica para tirar Lula do páreo eleitoral em 2018.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Risivel, incompetencia, ou má

    Risivel, incompetencia, ou má fé mesmo…….

     

    ainda tem quem duvide que a farsa-a-jato persegue, não só Lula, mas petistas!!!??????

  2. Possibilidade ZERO para a

    Possibilidade ZERO para a absolvição de Lula em todos os processos graciosos que responde. Seja em qual instância for. Mesmo na última, o Supremo Tribunal Federal. 

    O Judiciário está tão longe do Povo como a Terra da galáxia Ândromeda. Sua referencia é o povo “diferenciado”, a massa “cheirosa” e não a gentalha que grita o nome de Lula e o carrega nas costas. 

  3. O Lula tem que acabar com

    O Lula tem que acabar com essa farsa. Já disse, o Dirceu foi condenado por sseguir o script, a Dilma foi afastada do emsmo jeito, sem provas. E o Lula está indo pelo mesmo caminho. Tem que colocar na cabeça que não existe justiça pra petista neste sub-país. Medida drástica: abre mão da defesa. Apesar de toda competência do Zanin, o que adiantou tudo que foi feito pela defesa no julgamento do imparcial? Envia uma comunicação a Onu explicando o motivo e foge desse roteiro maldito que não acaba nunca. Se seguuir este roteiro, irão dizer que tudo foi feito dentro daas regras e que tudo está dentro do processo legal porque os carimbos e as datas estão corretas. Quanto ao conteúdo, este não interessa.

    1. concordo

      O fato da defesa de Lula se desdobrar em apontar erros e abusos no julgamento só serve para a globo dizer que houve um julgamento justo.

      Da mesmíssima forma do mensalão. E do golpe. 

      Condeno porque a literatura da globo ordena e exige!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador