Após dois anos e meio, o que motivou uma mudança da PGR em acordos de delação?

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, já se defendeu da notícia que sequer o acusou sobre a possível relação com o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não quis se manifestar sobre a suspensão do acordo entre o empresário e os investigadores da Lava Jato. Mas neste conflito, quando figuras da Justiça se mesclam às da política e as investigações, o dano tem uma só frente: as contribuições de Léo Pinheiro além do que a Lava Jato tenta restringir.
 
Se a reportagem da revista Veja não faz nenhuma imputação ao ministro, ao contrário, afirma que apesar de manter um contato com o ex-executivo da OAS, Toffoli teria recebido em sua residência engenheiros indicados por Léo, que fizeram um serviço de infiltração, mas teria arcado com todos os custos, ainda assim o ministro reiterou que não cometeu nenhum ilícito e que não recebeu nenhum tipo de ajuda do empreiteiro.
 
Também afirmou que não considera, neste momento, adotar algum tipo de providência em relação às ilações da revista. 
 
Ao GGN, a assessoria de imprensa da Procuradoria-Geral da República informou que Janot não se posicionou sobre a suposta suspensão das negociações do acordo de delação premiada com o empresário. Também não confirmou a veracidade da notícia divulgada por O Globo e averiguada pelo Valor, de que o vazamento do trecho que envolve Toffoli teria interferido na continuidade dos depoimentos.
 
Para além do que as tratativas devem ser esclarecidas, nos próximos dias, o impacto do possível envolvimento de um ministro do Supremo e, mais ainda, da interrupção do difícil acordo recém celebrado por Léo Pinheiro traz outras consequências.
 
Primeiro, a novidade da postura – se confirmada – da Procuradoria de suspender um acordo pelo vazamento. Em um rápido levantamento feito pelo GGN, pelo menos 13 delatores tiveram seus conteúdos vazados à imprensa ainda em fase de sigilo (lista abaixo). Apesar de, a maioria, ter inquérito abertos pela própria Polícia Federal para investigar os vazamentos, nenhum dos colaboradores foi prejudicado nos acordos fechados com a Justiça, seja a Federal de Curitiba, seja o Supremo Tribunal Federal.
 
Assim, desde que a Operação Lava Jato teve início, em março de 2014, é a primeira vez que o procurador-geral da República determina a suspensão de um acordo de delação.
 
A segunda implicação está relacionada às informações que o ex-executivo da OAS poderia entregar aos investigadores. No histórico de negociações, Léo Pinheiro já foi condenado a mais de 16 anos de prisão por fraudes em contratos na Petrobras, por Sergio Moro na primeira instância, e tenta no acordo as últimas chances para alcançar uma redução de sua pena. 
 
Com início há cinco meses, as negociações entre os advogados de Léo Pinheiro e os procuradores da força-tarefa resultaram há duas semanas, quando, por fim, os investigadores aceitaram a colaboração do executivo.
 
A exemplo do conteúdo das delações de Marcelo Odebrecht, as de Pinheiro também são vistas com temor entre os bastidores políticos de diversos partidos. A intenção inicial da equipe de Sérgio Moro era angariar informações a respeito das obras realizadas no apartamento triplex no Guarujá, que a família do ex-presidente Lula desistiu de adquirir, e do sítio em Atibaia, que para os investigadores pertencia ao político.
 
Entretanto, o empresário não atribuía nenhum ilícito às obras realizadas em ambas as propriedades, contrariando as expectativas dos investigadores. 
 
Mas além do ex-presidente, os depoimentos de Léo Pinheiro prometiam arrolar outros políticos. Em um celular do executivo, por exemplo, a Polícia Federal encontrou inúmeras mensagens com diversos políticos de outros partidos. Uma delação poderia esclarecer até que ponto essas conversas tratavam-se de negociações envolvendo esquemas de corrupção ou não.
 
Com a possibilidade, aventada pelos jornais nesta segunda-feira (22), de que o acordo junto à OAS volte à estaca zero, Janot deverá justificar o que motivou a medida, considerando o histórico de quase dois anos e meio de investigações com vazamentos e nenhuma derrubada de acordo.
 
DELAÇÕES PREMIADAS VAZADAS SEM SUSPENSÃO:
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

58 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. elementar… o procurador não

    elementar… o procurador não quer saber de justiça. quer apenas usar seu cargo para fazer política! pgr (o grande partido do golpe)

  2. A delação passou a premiar o
    A delação passou a premiar o delator e prejudicar os amigos e conterraneos. Enquanto ferrada os inimigos era exaltada. Até escuras ilegais foram defendidas pelo PGR.

  3. Em resposta aa pergunta do

    Em resposta aa pergunta do titulo:

    Aa putaria de extrema direita.

    So isso.

    Nada mais.

    Janot eh simplesmente PODRE.

    E  sempore vai ser.  Sempre foi e sempre vai ser.

    1. Serra profissional

      Não se engane… Aécio já foi mega-delatado.. só Gilmar Mendes o salvava na última hora quando o estrago já estava feito… é um corrupto amador, se expôs de maneira idiota.

      O dono do poder é SERRA!!!

      Não duvido que Serra, sua filha, Gilmar Mendes, Veja, Globo… estejam todos no mesmo vagão da locomotiva da corrupção nacional… 

      Se conseguirem encontrar depósitos nas contas no exterior de Verônica Serra, o mais bem protegido esquema do país vai para o buraco.

  4. O tucanistão é a maior facção

    O tucanistão é a maior facção criminosa do país. Consegue mandar em todas as nossas supostas instituições. Aliás, o tucanistão é as nossas instituições. As regras mudam de acordo com as conveniências e vontade do tucanato. Até ontem não havia vazamentos, bastou ameaçarem cerra e aócio e mudam-se as regras. Alguém em sã consciência ( o que não é o caso dos midiotas) imagina um tucanos preso ? Só no zoo.

  5. Alguma novidade? Nenhuma,

    Alguma novidade? Nenhuma, nossa justiça é assim, se for preto, pobre e atualmente, se for do PT, o rigor da lei, caso contrário ARQUIVE-SE. Show de bola…

  6. É necessário REGRAS CLARAS de
    É necessário REGRAS CLARAS de controle e punições a abusos cometidos
    pelo Judiciário chega de arbitrariedades e o pior é que não vejo ninguém
    com capacidade de expulsar o “pré-nazismo/fascismo” do Brasil !!

  7. IMPUNECHMENT

    Dessa vez eles exageraram na falta de vergonha na cara!!!

    O PT e a esquerda não podem deixar passar essa… com certeza tem alguma coisa pesada nessa delação para essa Mega-operação de abafa. Isso aí é o cúmulo do absurdo… 

    A quadrilha ta toda representada nessa operação: STF, Procuradoria, Veja, Empresários e o PSDB.

    Não faltou ninguém nessa jogadinha ensaiada… o empresário delata o ministro, vaza pra Veja e a procuradoria anula a delação contra o PSDB.

    Ó… gênios… quem iria desconfiar??? 

  8. Como já discutido

    Inviabilizando-se essa delação evita-se os torpedos que falam que esstavam direcionados a Aecim e Serra-entrega.

    Tudo combinadinho, um rato protegendo o outro.

    E janota mostra sua cara de modo despudorado, como já se tornou praxe dos golpistas que não dissimulam mais naaaaaaaada, nadinha..

    E os otários que vestiram a amarelinha e foram fazer folia na rua passaram verdadeiramente de COXINHAS para ESCONDIDINHOS.

  9. Ninguém estranha a VEJA fazer

    Ninguém estranha a VEJA fazer uma capa escandalosa envolvendo um ministro do STF sem nenhuma contrapartida na matéria? 

    A quem interessa ou interessaria  tal descompasso ou (aparente)irracionalidade jornalística? 

    Se realmente o PGR pedir a anulação da delação estaríamos diante de um explícita confissão de culpa. Seria uma demonstração cabal que “nessa Operação lava a Jato há muito mais sujeira do que supõe a nossa(minha) vã boa fé”. 

    1. Ninguém estranha a VEJA fazer

      Pimba, no centro do alvo.

      Como não houve delação contra o condenado prédefinido a “delação pressionada” não interessa.

      Simples assim.

      Mais uma imparcialidade do “imparcial” grupo da “República dos Estados Unidos de Curitiba”.

      O CNJ ? O que é isso ?

      STF ? Hein ?

  10. O recado que está sendo dado

    O recado que está sendo dado é para toda a população brasileira. O Brasil tem dono e o Judiciário defenderá até a morte, sem qualquer pudor, os interesses de seus patrões !!!!!

  11. Uma seleção induzida?
    Nassif,
    Você está tentando nos informar que agentes do Estado estão escolhendo quem deve ou não ser investigado e quem deve ou não ser punido, mesmo que todos tenham praticado crimes?
    Ou seja, que alguns devem ser poupados independentemente dos crimes praticados? Uma seleção “não natural” da evolução das espécies?

  12. Sabe o que eu vejo nesse

    Sabe o que eu vejo nesse tiroteio todo entre uma ou outra instituição brasileira? Muito pouco interesse pelo Brasil. Pouca gente preocupada com o país, com o seu povo e com o nosso progresso. Qual o objetivo disso tudo, afinal? Não são eles funcionários públicos pagos com o dinheiro do povo? Não é a ele quem deveriam servir? Cada um somente interessado no seu, ou pessoalmente, ou ao seu setor, quase nenhuma figura pública parece pensar o pais e aquilo que o povo precisa.

    Imprensa, MPF, Supremo, políticos de todos os partidos (com exceções), entraram num velho oeste que parece que não tem fim, é praticamente um filme de bang-bang. E quem pagará a conta? O povo, é claro. No final das contas, o único objetivo é manter a dominação sobre o povo. Falta figuras públicas que realmente tenham uma visão de país e queiram, de fato, contribuir. Pena que essas figuras, as poucas que sobraram, são justamente hoje as que são perseguidas. Passa o pano…

  13. Roteiros & Contingências = Foco

       Tendo como ponto de partida, que a “Lava-Jato” + ações da PGR, não são apenas juridicas, mas que claramente mostram alem do aspecto policial – repressor, uma identificação politica, é necessário esquecer os códigos, a jurisprudência, as próprias garantias constitucionais, e a compreendermos como ela é na realidade : Uma ação estruturada de inteligência, que como, é de “manual”, possui roteiro prévio e objetivos claros, portanto qualquer possivel variação deste roteiro, não será aceita, pois desviaria o foco, uma vez que esmiuçar estas “contingêcias” não fazem parte do objetivo, MAS serão arquivadas, até analisadas, pois futuramente, caso o “objetivo” sofra inferencias externas, estas investigações poderam ser explicitadas, no real : apura-se o fato, ele é analisado em todas suas nuances, tanto as reais como as possiveis ( a midia ama estas ), e se tem uma arma – no “jargão” : delimita-se possiveis ações contraobjetivas.

         

  14. Esse Janot é um procurador

    Esse Janot é um procurador acima de qualquer suspeitas. Ele faz o que faz…por amor e profissionalismo. Alguém acredita ?

  15. Não houve mudança. Eles

    Não houve mudança. Eles continuam o que sempre foram, um bando de filhos da puta, mamadores de dinheiro público, covardes, corruptos, paus mandados dos irmãos martralhas. Parodiando aquele sujeito que foi do pósdb, eu conheço o judiciário muito bem, não salva um. 

  16. Pra quem ainda tinha alguma
    Pra quem ainda tinha alguma dúvida, agora fica claro. O PGR é o artífice do golpe!
    Dentre outras muitas “coincidências” anteriores, pede investigação de Lula e Dilma por obstrução de justiça às vésperasda votação do Golpe e acaba com delação da OAS que envolveria a nata do tucanato, inclusive Aécio é Serra, além do usurpador.
    Só tem um adjetivo pra isso: CANALHA!
    Realmente, só não vê quem não quer!
    Acho que é caso de pedir o impeachment dele por prevaricação e por engendrar um golpe de estado.

  17. Pelo visto vamos para o olho por olho, dente por dente

    Em casa onde falta pão, todos gritam e ninguém tem razão.

    O totalitarismo moderno pode ser definido como a burocracia institucionalizada no governo por meio de um Estado de excessão, como uma guerra civil legal, que permite não só a eliminação física dos adversários políticos mas também de categorias inteiras de cidadãos que por qualquer razão não possam ser integrados no sistema político. 

    Vida e morte não são propriamente conceitos científicos mas sim conceitos políticos, os quais justamente adquirem uma significação política precisa somente através de uma decisão.

    Não vai sobrar um.

  18. Cinismo?

    Até prova em contrário, pode tratar-se, como sugeriu Nassif no post “Xadrez de Toffoli e o fruto da árvore envenenada”, de uma decisão para salvar aliados. Como todos sabemos, Serra e Aécio têm sido mais do que inimputáveis. O PGR e o MPF já deram exaustivos sinais de que eles são  ininvestigáveis. Queira Deus que o cinismo não chegue a esse ponto. Seria acinte demais.

  19. Golpe de Mestre

    Tinha alguma coisa que ia atrapalhar o golpe, se revelado antes do julgamento. Resolveram esperar o término do impeachment. O pior golpe ainda vai vir. Vai ser a eleição indireta pelo congresso, depois que o temer não for mais útill. Lembra que ele apenas aceitaram o temer. Depois que o cunha cair o temer vai junto e aí o centrão elege o presidente, mas está tudo na constituição.. 

    1. Não é a toa que o PSDB tá

      Não é a toa que o PSDB tá assanhado com o julgamento da chapa Dilma-Temer pelo amiguinho deles Gilmar Mendes….. 

    2. E dessa forma justifica-se a

      E dessa forma justifica-se a recusa do Armínio Fraga ao convite do Temer para assumir o comando da economia, alegando que sem um governo eleito não tinha como implementar as tais medidas impopulares. Não era apreço à democracia, ao voto popular. Era o  “tô me guardando para quando o carnaval chegar”, a eleição indireta de um legítimo representante do  bloco golpista de primeira hora, da turma dos “escolhidos” pelo poder maior.

    3. Exatamente, se alguém acha

      Exatamente, se alguém acha que o golpe se resume em derrubar a Dilma e incapacitar o Lula a participar da eleição de 2018, está redondamente enganado. E também o objetivo não é deixar o Temer no Poder, ninguém morre de amor por ele que também está sendo usado. O único que realmente queria ele lá é o Cunha porque o tinha e tem sob suas rédeas. Quem, ou quens, estão por trás dessa trama macabra, querem mesmo é tirar a Dilma e Lula do caminho, depois tirar o Temer e entregar a Presidência da República a alguém do PSDB, este é o objetivo final desse golpe. Eles sabem, têm certeza que pelo voto popular é muito difícil que esse partido volte ao Poder, pois mesmo com o Lula fora das eleições correm o risco do povo eleger quem ele indicar. Agora adivinhe quem são as pessoas que manejam os cordéis do golpe. 

    4. E do PSDB

      Análise perfeita, Luiz Mattos. É o que eu tenho dito desde que esse imbróglio todo começou. Temer vai ser descartado, depois de feito todo o serviço sujo. E Cunha terá que ser cassado, até para que tudo continue do mesmo jeito.

      Ano que vem eleições indiretas. É a turma da “privataria tucana” voltando ao poder da forma mais torpe possível.

       

      Stella

       

    5. Aécio seria o vencedor!

      Vc está certo, Luiz Mattos! Só acho que nessa eleição indireta Aécio, finalmente, seria o vitorioso, como sempre desejou a Vênus Platinada, a Globo. Serra, com sua desastrosa politica externa, quase que em pé de guerra com a Venezuela, não seria a escolha mais sensata dos nossos “honestos” Congressistas. Com 2 anos de atraso, Aécio, finalmente, chega onde sempre quis estar. Quem sabe aí seja, definitivamente, instaurado o sistema parlamentarista e o boneco fica como o nosso “eterno” chefe de Estado. Vai ser um castigo para a nação brasileira e já fico imaginando quanto tempo durará essa maldição no pais. Que Deus tenha piedade de nós!

  20. o truque em toda delação

    aguardar até que delator mostre, no decorrer das negociações, quem de melhor, entre 3, deve se apropriar da delação

    vez em quando brigam entre si e vaza

  21. Já se foi o tempo de

    Já se foi o tempo de acreditar na justiça, principalmente nesses caras que aparecem na grande mídia como paladinos justos? Essa gente supera aqueles doutores da lei que Jesus chamou de sepulcros caiados… Imaginem se essas criaturas apoiadoras do golpe vivessem 200 anos? Ainda bem que essas traças não vão chegar nem aos 80 anos… para o bem do povo brasileiro… Fico com aqueles que dizem: primeiramente fora os golpistas, segunda e eternamente fora os golpistas…

  22. Chafurdaram na lama e incensaram o coreto
    Aniquilaram o Processo Penal. Quem agora é Réu e quem é acusador…?

    Quem quis chafurdar, deveria ter procurado a poça onde se vota e é votado…

    Saísse de lá limpo…! Até que não. Uma chafurdadinha de nada na poça da Delação post factum e microajustada, uma invenção inacreditável, e já se melaram dos pés à cabeça

  23. Chico Buarque p/ Presidente !!!!!

    Ou tb o nosso Nassif. Os 2 únicos em que confio atualmente.

    O resto, virou tudo um Angú de Caroço de maldades, injustiças, ódios, servilismo, fascismo, nazismo….

    Não acredito que esse seja o meu país, que esses sejam meus conterrâneos !!!!

    “Pai, afasta de mim esse cálice” . Cale-se.

  24. Batom na cueca. O janot(a) não engana mais ninguém.

    Prezados leitores,

    Face aos oceânicos vazamentos que há dois anos são marca registrada da ORCRIM da Farsa a Jato, qualquer justificativa que venha apresentar o PGR, rodrigo janot, para o “rompimento” do acordo de delação com a OAS, equivale à tentativa do marido traidor explicar à esposa traída a origem das manchas de batom na cueca.

  25. Esdrúxulo mesmo é ver Gilmar

    Esdrúxulo mesmo é ver Gilmar revoltado com a VEJA. Logo ele.

    O fato é que quando as coisas resvalam para situações muito duvidosas, em dado momento as dúvidas são esclarecidas de forma contundente.

    Todo imbecil tá vendo que a Veja não gostou do modo como Toffoli resolveu a parada em favor de Bernardo, livrando-o da cadeia, mesmo após um verdadeiro escândalo, quando policiais adentraram, sem nenhum respeito a casa de uma senadora, ao ponto de vazar na televisão até mesmo as imagens do quarto e das gavetas que estavam sendo remexidas. 

    De qualquer maneira, vamos entender ainda mais a posição da PGR e do STF em relação à VEJA, se a revista não vier a ser obrigada a dar satisfações pela reportagem do final de semana.

  26. Oh my god …

    O que motivou a medida????Considerando o histórico de quase dois anos e meio de investigações com vazamentos, e nenhuma derrubada de acordo?? Um doce pra quem acertar. A canalhice é tão escancarada que todos os passos dessa “operação” são previsiveis. Se a delação envolver os golpistas, então não vem ao caso. Não serve. Só serve se incriminar Lula e o PT.

    1. Vazamento de delações

      Pouco a pouco, nas barbas de todos, o que poderia ser uma chance de moralizar o país, a Lava Jato, vem se mostrando um completo escárnio.  Estivéssemos em um país sério, a parcialidade escancarada de judiciário e MP apenas demonstram o quão caminhamos a passos largos para o autoritarismo.  

      Nossa única chance seria o povo nas ruas para enxotar essa gentalha que há séculos protege as elites em detrimento à maioria do povo brasileiro.

      Nada que ainda não possa piorar.  A cereja desse indigesto bolo será a absolvição do rato-mor da nação: Cunha! Pobre país. 

  27. Gilmar Mendes descobriu a roda

    Gilmar Mendes descobriu agora que delações da Lava-Jato vazam. Que os procuradores da Lava-Jato podem ser os vazadores. Que as delações são vazadas pra manipular o próprio processo, a opinião pública e também pra atacar certos alvos. E sobretudo descobriu que vazamentos devem ser apurados. Com dois anos e meio de atraso, mas ele finalmente descobriu.

    Gilmar não hesita em fazer papel de golpista ou de ridículo. Depende do que lhe convém.

  28. É realmente estranho

    É realmente estranho apresentar o vazamento como justificativa..

    Além de todos os outros vazamentos já citados no levantamento do GGN, a Lava Jato está repleta de absurdos quando se trata de manutenção de sigilo, escutas telefônicas e depoimentos em delação.

    O q dizer dos áudios vazados do ex-presidente Lula (alguns deles fruto de escutas ilegítimas, já q contavam com interlocutores com foro especial, áudios inclusive realizados fora do prazo legal).. E do áudio entre Marisa e um de seus filhos (gravação q em nada tinha a ver com a investigação, e foi vazada intencional e unicamente para gerar clamor junto à opinião pública)..

    Chega a ser cômico ver Cristiana Lobo dizendo na Globonews q a anulação do acordo com a OAS se deve à preocupação da Força Tarefa da Lava Jato para com a reputação dos eventuais citados na delação, e q as investigações devem prosseguir para, em se comprovando os ilícitos, aí sim se divulgue os envolvidos.

  29. janot e a suspenção do acordo com leo pinheiro

    Quando as instituições não representarem o povo ; E se acharem que são os donos da verdade e tambem da mentira, como diz o nosso hino brasileiro: Verás que o filho teu não foge a luta; Hoje existe esse amplo meio de cominicação que se chama internet que não esta sob as asas de quem se acha dono do Brasil. VAMOS A LUTA!!!!

  30. a capa da Veja é só ameaça!

    A escolha de denúncia anódina contra Tofoli pela Veja é uma pequena amostra para lembrar ao STF que os redatores de dossiês sabem muita coisa a respeito dos ministros. Não objetiva causar nenhum dano em relação ao fato irrelevante que relataram, apenas mostrar que de onde saiu este, tem muito mais.

    A reação do chefe de cangaceiros abrigado no STF (GM), hoje, é inteiramente coerente com esta lógica.

  31. O primeiro cheiro do acordão é esse aí…

    Suspender uma delação premiada por conta de vazamentos a essa altura do campeonato é muita cara de pau. Tem que abrir o olho com o que vem daqui para frente. Se antes os vazamentos eram usados para fortalecer politicamente a investigação, agora parece que vão ser usados para abafá-la.

  32. Preaparando a cereja do bolo

    O cancelamento da delação do Léo Pinheiro abre espaço pro ataque final: consumado o impeachment, advogados e políticos passariam a atacar a validade de todas as delações já vazadas, alegando a necessidade de tratamento isonômico com o procedimento adotado na delação do Léo Pinheiro.

    Ou seja: se o vazamento invalida a delação, de acordo com a decisão de Janot em relação a Léo Pinheiro, tem que anular todas na mesma situação, senão seriam situações iguais com tratamento diferenciado. Isso abre uma larga avenida pro STF anular tudo que foi delatado até agora.

    Seria a cereja do bolo pós-impeachment: Dilma fora, a Lava-Jato devidamente enquadrada pra não ameaçar mais ninguém (o “estancar a sangria” de que falou Romero Jucá), e ainda por cima não comprometeria a prisão do Lula, que seria decretada com base em “provas documentais” e “testemunhais” obtidas fora das delações…

  33. É preciso se colocar ordem no

    É preciso se colocar ordem no galinheiro.

    O Gilmar Mendes fala qua o vazamento ocorreu no Ministério Público.

    O Janot diz que não houve vazamento porque nunca existiu tal anexo e coloca a culpa no Leo Pinheiro e cancela sua delação.

    Agora cabe aos dois apresentar suas provas, Gilmar provar que foram os procuradores e Janot que foi Leo Pinheiro.

    Os dois merecem um boneco inflável

  34. Um concurseiro
    janot é muito desqualificado. É espantosamente desqualificado; intelectual e moralmente desqualificado. Fico imaginando seus netos, no futuro, quando a história já terá agido e realizado a distribuição equânime e devida das responsabilidades de cada um nos eventos políticos atuais que culminam no golpe em curso. Os netos e parentes de janot vão abominar o seu sobrenome. Onde andam os membros das famílias lacerda, magalhães piinto, medici… janot, este concurseiro desprezível, deu voltas, mas prepara-se para retornar de onde veio: o nada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador