O FHC desenhado por Palast, por Ana Cláudia Dantas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Ana Claudia Dantas, especial para o GGN

Um artigo meu, publicado pela GGN, acabou por causar desconforto para os administradores do veículo e, pensando bem, é compreensível, já que se trata de uma espécie de resenha do trecho de um livro de Greg Palast, um jornalista investigativo norte americano, dado a descobrir e levar a conhecer escândalos financeiros que, na publicação em pauta, um livro de mais de 400 páginas, dedicou quatro páginas para falar de um episódio da história do Brasil, que considera escandaloso, cujo personagem central é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Palast está longe de ser um escritor suave, ao contrário, ele começa o parágrafo em que introduz a passagem brasileira, na página 347, dizendo: “arrastei você [o leitor] para a América Latina e para minhas células da memória confundidas pela pinga.” Em seguida ele fala: “O Brasil como a Grécia, abriu seus bancos para a felicidade de Nova York, de Londres e dos financistas suíços. No momento em que isso aconteceu, o dinheiro fluiu para comprar os ativos de um país rapidamente e por um preço barato”, e depois compara o governo de FHC a uma festa, como alguém que vende a sua casa e dá uma festa, mas quando acaba, não há mais casa para se abrigar.

A linguagem e as analogias de Greg Palast são responsáveis pelo tom enfático do escritor, mas no livro há fotos comprobatórias daquilo que ele escreve, e mais documentos ele mantém expostos no seu site para que não reste dúvida da veracidade do que está falando, mesmo com uma memória confundida pela pinga. 

Ele conta que, já tendo prejudicado o Brasil nessa dimensão, FHC pediu mais empréstimo para o FMI para ser usado na sua reeleição. “Robert Rubin não samba, mas o secretário do Tesouro dos EUA conhecia a dança brasileira e era mais eficaz do que Mendelson. Ele e seu sucessor, Summers, arrumaram um empréstimo de $41 bilhões para o Brasil […] FHC derrotou Lula, e então, apenas 15 dias após as eleições, o Tesouro dos EUA deixou a moeda brasileira despencar, as taxas de juros subiram novamente e a economia foi para o inferno” disse Palast, ilustrando seu texto com uma fotografia do documento confidencial que comprova a transação.

Para pagar o empréstimo FHC teve de fazer uma privatização “em queima de estoque”. “Os banqueiros tentaram aplicar o mesmo golpe em 2002, quando Lula enfrentou José Serra. Desta vez foi oferecida outra linha de crédito do FMI: O Brasil teria de entregar seus bancos estatais para os financistas privados” contou o jornalista afirmando que o acordo confidencial contem 60 e poucas páginas e está assinado por FHC. Mas Lula ganhou as eleições e “mandou o FMI enfiar os acordos”, disse Palast, “ao invés de implorar por restos para os financistas internacionais, ele abriu os cofres do banco estatal e emprestou mais de meio trilhão de dólares para fábricas, fazendas infraestrutura — mas nenhum real para derivativos, aquisições hostis ou CDOs”.

Imagino que, de fato, este artigo seja motivo de mal estar, afinal a publicação de Greg Palast, da qual estou falando, data de 2014, o que significa que nós, brasileiros, levamos mais de quinze anos sem saber dessa história.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

79 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O artigo escancara dois

    O artigo escancara dois fatos, primeiro: a mídia tradicional mente, omiti, inventa, difama e calunia; segundo: como disse Mino Carta em seu editorial de Carta Capital, se tem alguém que merecia ter sido expulso do cargo, esse alguém foi FHC.

  2. Eu sempre intui que FHC é o

    Eu sempre intui que FHC é o maior traidor da História do Brasil.

    Não há nenhum traidor em nossa história comparável a esse meliante.

    Está aí, no artigo de Ana Claúdia, mais uma prova, entre muitas, da traição.

  3. Traidores da Pátria

    Um Canalha entreguista que agora faz pose e bosteja com seus abutres amestrados.

    A falta de vergonha destes Canalhas é assustadora. Deveriam ficar agradecidos por não termos um paredão para fuzilá-los como Taidores da Pátria

  4. Subserviente e ambicioso

    Quando a gente pensa que ja sabia de tudo que os anos yuppies de FHC fizeram de estrago no Brasil, a gente descobre mais uma traição à Nação. Esse senhor jamais teve dimensão de um estadista, isto é claro, mas nem mesmo de um governante responsavel. 

  5. Mas, entusiasmada com a

    Mas, entusiasmada com a possibilidade da queda do governo Dilma, a tropa de choque da privataria, que atuou nos dois lados do balcão de negócios, está assanhada, esfregando as mãos. Dona Elena Landau até já escreveu sobre a sua receita para debelar a crise: MAIS PRIVATIZACÕES. Vender o que resta do país e de seus valiosos tesouros. E, claro, arrumar ou recompor muitas finanças. Afinal, são mais de duas décadas de “jejum” e, em alguns casos, com dispendiosa vida de nababo.

  6. A cada texto sobre a era FHC,
    A cada texto sobre a era FHC, me convenço que sobrevivi por obra e graça do meu anjo da guarda. O horror e a indignação me dão nauseas. Fora, cambada de traíras. Deixem o Povo Brasileiro viver em paz!

  7. fhc o enganador

    FHC ilude até mesmo na sua situação de exilado político. Ganhou , as custas do governo militar, um cargo de professor assistente na Sorborneé. ele sempre foi o elo entre os militares e a resistência. Como um camaleão, traia os rebeldes e ajudava os militares. Foi importante na caça a guerrilha, pois sabia muito sobre os segredos da estratégia. Outro traira é o Aloysio Nunes Ferreira. São gente da pior espécie. O Aécio, pelo menos, mostra sua face de Cunha e não de Neves, apesar de seu avô ter sido uma raposa felpuda. O PSDB que nascera de centro esquerda, nas mãos de Franco Montoro, sucumbiu nas estruturas neo liberais que, ao invés de evoluir a idéia capitalista no contexto humano, tornou-o mais mesquinho do que antes. FHC é o pulha que iniciou todo este esquema que ora é imputado ao PT, mas que goza de um prestígio junto a  quem gosta de demagogia e da hipocrisia que sempre o norteou.   

  8. Presente

    Meu amigo Bastiaozinho faz um queijo maravilhoso aqui na pequena Materlândia, sem exagero, onde se produz o melhor queijo de Minas.

    Dou um queijo a quem enumerar algum presidente pior para o Brasil, desde a Proclamação da República, do que o Fernando Henrique Cardoso.

    Pode incluir o Emílio Garrastazu Médici, que era truculento mas nacionalista.

  9. Acordo confidencial com mais

    Acordo confidencial com mais de 60 página s assinado po FHC ……… Eh preciso revelar todo esse conteúdo … cadê os petistas ? …. vão ficar só na critica ? Eh a prova material de um crime de lesa pátria …. de traição …… E outras coisonas a mais ….. Governo Lula provou que este acordo foi desnecessário e criminoso …… com intuito inclusive de ganhar a eleição de 2002.

  10. É um desenho hperealista e

    É um desenho hperealista e não uma caricatura. O sujeito hipotecou a casa, ou seja, o Brasil, deu a festa, ou melhor, bacanal para a rapaziada da bufunfa pela bufunfa, e o Dantas foi quem mais se deu bem, “comeu várias”. Lula acabou com a putaria, resgatou a casa para os moradores, mas agora os tucanos querem arrombar a porta de novo

  11. Nossa mídia nativa aplica, na

    Nossa mídia nativa aplica, na essência, os ensinamentos do Ricupero – o que é bom (pra nós) a gente mostra e o que é ruim (de novo) a gente esconde.

    Esse livro está disponível no Brasil? Se não, alô, alô Geração Editorial!

  12. Nossa mídia nativa aplica, na

    Nossa mídia nativa aplica, na essência, os ensinamentos do Ricupero – o que é bom (pra nós) a gente mostra e o que é ruim (de novo) a gente esconde.

    Esse livro está disponível no Brasil? Se não, alô, alô Geração Editorial!

  13. Não, milhões e milhões de

    Não, milhões e milhões de brasileiros não levaram quinze anos para perceber esse descalabro desse governo sinistro. Eu (tenho 55 anos) e esses milhões vivemos aquele inferno e nunca esquecemos. Só fico horrorizado em como tantos e tantos outros milhões simplesmente se esqueceram ou, pior, foram “convencidos” de que aquilo nunca existiu. Que pena Dilma, que pena PT, que voces estão permitindo que aquelas quadrilhas  voltem para terminar a sujeira que ficou incompleta….

  14. Retórica
    O mais interessante de tudo é saber que o que livro escancara, a gente pode auferir por notícias: juros da era FHC flutuavam entre 23% a 45% ( em 1999!!); crescimento acumulado do período 1995 à 2002 perto de 19%; privatizações que valeram prejuízos de 300% ao país; o começo da política caolha de câmbio valorizado (essa mantida por anos de governo petista, erro crasso e inaceitável).
    Esse comentário de minha parte, não é um salvo conduto à Dilma e ao PT – minha crítica é mais dura ainda e pela esquerda -, mas é apenas um obituário da herança do político sociólogo.
    Descanse em paz, pela paz, nobre!

  15. FHC

    Um sociólogo ! “de meia tigela e meia pataca”, como diria a minha avó ; um “Bobo Alegre”, emendaria a minha mãe; um Joaquim Silvério dos Reis, eu diria. Passou pela vida e não aprendeu nada , tornando-se um idoso s/ sapiência e sem caráter. Sinto vergonha de tê-lo como brasileiro, e conterrâneo.  Fundador de um partido que tornou-se abominável. após 4 derrotas seguidas, terminando por “amancebar-se” ao pior do PMDB. com a intenção de dar um golpe na nossa pobre e incipiente democracia. É tão ardiloso que foi procurar um senhor com mais de 90 anos, um dos fundadores do PT, p/ um pedido de impeachment e assim poder dizer: Foi tudo culpa do PT, até a derrubada da presidente.

    Mente doente, jogada da mais suja que pode existir. Desculpem o desabafo, mas não estou aguentando mais nem o Blog do “Seo” Nassif.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    ‘bobo Alegre”

  16. “Enquanto as ações da estatal

    “Enquanto as ações da estatal eram vendidas a 7,53 reais, ou 1,92 dólar, as petrolíferas ExxonMobil e Shell tinham suas ações negociadas na Bolsa de Nova York a 72,75 dólares e 49,61 dólares, respectivamente.”

    Isso aí é fato. Quem destruiu a Petrobrás foi o PT. A empresa mais endividada do mundo, que anunciou hoje o corte de mais 5 mil contratados.

    Resultado da burrice que foi o plano de partilha.

    Antes o governo tivesse uma participação menor e ficasse só com os lucros, com os dividendos. Mas como largar o osso milionário, não?

    Antes ainda tivesse vendido a petrobras e ficado com acionista minoritário, ganhando os dividendos e os direitos da exploração.

    Mas não… como largar tão esplêndido osso?

    Mentalidade tacanha e atrasada de quem acha que o governo tem que se meter em tudo.

    O resultado está aí, mas negam-se a ver o resultado.

     

     

     

     

     

     

     

  17.  
    A COMPRA DE VOTOS PARA A

     

    A COMPRA DE VOTOS PARA A REELEIÇÃO DO FHC ‘Príncipe da Privataria’ DEMoTucana!

     

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

     

    O Universo Online publica nesta página trechos de gravações que mostram a existência de um mercado de votos para que deputados aprovassem a emenda da reeleição. As conversas ocorreram depois da votação em primeiro turno da emenda na Câmara dos Deputados, em 28/01/97. Para preservar a identidade da pessoa que fez as gravações, foram suprimidos do áudio todos os trechos das perguntas. A íntegra das reportagens está também na edição eletrônica daFolha de S.Paulo

    (…)

    FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/exclusivo/

  18. Quercia disse uma vez algo

    Quercia disse uma vez algo assim:

    QUEBREI O BANESPA MAS FIZ MEU SUCESSOR.

     

    DILMA inovou:

    QUEBREI O BRASIL MAS ME REELEGI.

     

    1. A crise eh mundial, analfa.

      A crise eh mundial, analfa.  Eu escreveria “beto” tambem se acreditasse que voce consegue ler palavras de 5 silabas.

      1. Sim, claro

        Há um crise mundial, o pib mundial vai crescer “só” 3,4% em 2015 e nós vamos encolher mais de 3%.

        Mas a crise é mundial. 

        Benza Deus !

          1. Fazer o que ?

            A Lava-Jato é consequência antes de ser causa.

            Ela só existe porque o PT se mancomunou com empreiteiros para assaltar a Petrobras no seu projeto de perpetuação no poder pela autotransformação num PRI tupiniquim. 

          2. Sta ingenuidade!

            Pare de repetir, como papagaio de pirata o que os adversários dizem. Como vc não soubesse ou intuísse o que está por detrás de tudo isto ! Somente a lava-jato ocasionaria uma crise destas ? Se a justiça não fosse seletiva, estaria o PSDB e PMDB tão sedentos pelo poder? Reflita, que é melhor do que fazer o trista papel que vc anda fazendo. Meus sentimentos.

          3. Prezada lenita,

            concordo com você, e acrescento: diante de toda essa “desgraceira” ainda tem “gente” que “faz questão” de dirigir/tomar o poder deste país “tão desgraçado” (segundo análise de grande parte da mídia, este país “desce a ladeira” todos os dias).

    2. Dilma quebrou o Brasil?

      Dilma quebrou o Brasil?
      Isso que estamos vendo é quebrar o Brasil?

      Você não sabe o que foi a ERA FHC!

      Imagina um Brasil onde os 54.000.000 que LULA e Dilma TIROU DA MISÉRIA E JÁ NÃO TINHAM EMPREGOS NAQUELA ÉPOCA!!!

      Os miseráveis não contavam e só apareciam nas campanhas “Quem tem fome, tem pressa” do Betinho e tantos outros…
      Haviam caravanas de empresários levando alimentos em COMBOIO para redução da fome!

      Daqueles que tinham empregos a taxa de desemprego BEIRAVA OS 8%!!!!!

      As multinacionais correram atrás do mercado das grandes empresas, as grandes empresas invadiram o espaço das médias empresas, as empresas medias correram para o mercado das pequenas, as pequenas empresas ocuparam o espaço das micro e os micro-empresários saiam de porta em porta buscando negócios!!!!

      Se você não lembra disto e compara a crise de Hoje com a crise do FHC não é por falta de grana ou memória, mas por falta de caráter!

      1. “Mais Médicos/2018” com Psiquiatras Cubanos e Venezuelanos…

        Esse “Dilma quebrou o Brasil” aí é de lascar o desespero dos derrotados!..quááá!!!… Não se desespere tanto assim, moço, o próximo “Mais Médicos” será exclusivamente de Psiquiatras vindo de Cuba e da Venezuela…rsrs!

      2. A inflação e os números

        Rí qdo lí que 54 milhoes de brasileiros sairam do inferno para o paraiso. Não nego os avanços e a marca social do governo petista. Tempos atras eram 18…….foi mudaram pra 26…..30……40…..e agora vc bem com 54. Mais alguns anos vai aparecer um numero maior que a população brasileira. 

  19. Esse senhor tem outro livro

    Esse senhor tem outro livro que conta outra vergonhosa passagem do nosso mestre entreguista, e tem gente que ainda acredita nessa turma, venderam o país a preço de banana com povo e tudo.

  20. Greg Palast ???

    Pôxa pessoal, vamos investi tempo lendo e dicutindo coisa melhor.

    Que tal falarmos da crise asiática de 97/98 e suas consequências nos países emergentes ?

    Nos saímos muito bem dela, sem recessão. 1998 e 1999 foram anos duros, mas nada se comparados a 2015 e 2016.

     

    1. parece… mas é troll mesmo

      O ultimo parágrafo é verdadeiro se olhado do lado daqueles que aproveitaram a bufunfa nas privatizações do fhc nela incluindo empresários e banqueiros deste e do alem mar sem esquecer os maiores beneficiários os políticos psdb/demos.

      A desinformação a partir de bases e premissas noveleiras crias qualquer verdade subjetiva.

  21. Observem só mais uma inconsistência……

    Questionei aqui um post anterior da Ana Claudia Dantas. Havia uma informação improvável. E mostrei o ponto. O post foi DELETADO e meu questionamento idem.. Falo mais nada. Agora há uma outra afirmação que não tem o menor sentido. O texto acima fala de um emprestimo de US$ 41,5 bi…….que FHC usou para sua reeleição. FHC governou de 1995/1998….e de novo 1999/2002…..O emprestimo de 41,5 bi foi feito em NOVEMBRO/1998 (após a reeleição). Foram 18,0 bi do FMI, 4,5 bi do BIRD, 4,5 do BID e mais 14,5 bi da União Europeia, EUA, Japão e Canadá. 

    Esse dinheiro não foi sacado totalmente. E não vou entrar em detalhes para não encompridar a polêmica. Só para mostrar que a autora do post está endossando e vendendo mau jornalismo. Não é porque o livro a que ela se refere é de um americano que devemos engolir. Tem jornalista americano tão vagabundo quanto alguns jornalistas brasileiros.

    Só para repor a verdade. Não é culpa da autora. Só que ela está se comprometendo uma informação falsa.

    1. Privatização para pagar emprestimo

      O jornalista americano citado por Ana Claudia Dantas afirma que privatizações foi feitas para pagar emprestimo “do FMI”.

      O emprestimo é de novembro/1998.

      Telebras foi vendida em 7/98…………20% das ações por……….22,058 bi.

      Vale mfoi vendida em 5/97……………41% das ações por……….  3,3 bi

      Bem, sem juizo de valores. Se foi bom ou não. O governo seguinte não reverteu o negocio. O importante é que essas vendas de 1 a 2 anos antes naturalmente não foram para pagar o emprestimo. Estou me fixando em DATAS.

       

      1. VALE, foram vendidas 27% das

        VALE, foram vendidas 27% das ações que eram da União. Depois da apresentação dos envelopes houve leilão VIVA VOZ entre o primeiro colocado (Grupo CSN) e o 2º (Grupo Votorantim-Anglo American), este ultimo NÃO AUMENTOU O LANCE porque achava que o preço já estava muito caro. O preço pago foi o VALO DAQUELE DIA não valia mais que aquilo, depois valorizou-se e hpje a empresa é indiretamente de novo controlada pelo Governo através da Litel , que pertence aos fundos de pensão estatais, portanto o Brasil não perdeu nada. Alem disso a União sempre reteve a GOLDEN SHARE, uma ação de controle que nunca foi vendida, usando essa ção o Governo demitiu Roger Agnelli e instalou Murilo Ferreira.

        As eletricas foram muito bem vendidas e hoje NÃO VALE o preço pago, algumas valem um décimo do preço pago e uma,a Compnhia Energitica do Maranhão (CEMAR) foi revendida por UM DOLAR à Eletrobrás, depois da Philadelphia Power and Light ter pago 336 milhões de dolares que foram TOTALMENTE PERDIDOS.

        As Teles foram muito bem vendidas, hoje não valem muita coisa.

        As privatizações foram vendidas ao preço que valiam, no geral foram muito bem vendidas, hoje nunca alcançariam aqueles preços. O objetivo de venda das estatais eram para terem melhor gestão e não para fazer caixa, mesmo assim o Governo arrecadou 116 bilhões de dolares.

        1. Percentual Vale

          Ok. Obrigado pela correção do percentual. Peguei esse nº de um artigo da Folha meio de bate-pronto. O mais importante foram as suas informações adicionais. Muita gente não entende duas coisas: 1) que essas privatizações nunca foram de 100%, mas somente a parte em poder do Governo e  é obvio que a parte publica já era privada. 2) os nºs foram os possíveis e até acima das avaliações de empresas especializadas internacionais. E fica uma briga ideológica que aproveita para usar nºs convenientes. Outra coisa: eram empresas de alto valor e, convenhamos, o governo nem tinha pratica do assunto. E algum erro deve ate ser relevado. É como as privatizações de rodovias. As do PT foram melhores porque viram os equivocos das negociações anteriores. É assim. Vão aperfeiçoando. E o assunto é polêmico, mas interessante.

           

          1. Andre,
            Após respondê-lo me

            Andre,

            Após respondê-lo me ocorreu uma coisa; uma pauta para vc que entende do assunto. Uma análise das principais privatizações…..teles…..vale……eletricas. Avaliações de agencias, preço, percentuais do governo,  vr venda, qto essas empresas geraram de empregos pos privatização, evolução das receitas, comparação de impostos pagos contra dividendos que o Governo recebia, etc. Seria muito interessante fazer isso com isenção, sem distorçoes partidarias. Enfim, se foi bom ou não para o país. E, sem que ninguem nos leia, fico imaginando se privatização da Petrobras não seria bom negocio. Em termos econômicos, impostos……..e distancia das injunções politicas, corrupção, etc.

          2. também considero importante…

            estudar, discutir, sempre mais e cada vez mais

            e sem essa de entrar numa de melhor ou pior, porque se entrarmos, seguiremos reféns de ideologias que não servem para nada, a não ser possibilitar que sejamos guiados para longe, afastados dos problemas principais

            e, o que é muito pior, das soluções possíveis

          3. Meu caro, hoje no mundo não

            Meu caro, hoje no mundo não há mais duvida sobre privatização de empresas que não logicas para um Estado administrar, especialmente em paises emergentes. Na Suecia, na Europa toda, Japão,  a ferrovia pode ser publica porque há uma tradição de administração publica de excelencia, mas nos paises emergentes não há e as estatais passam a ser usadas politicamente, isso no Brasil, Argentina, Venezuela, Mexico, etc. Nem todas as privatizações dão certo e porisso é fundamental a REGULAÇÃO pelo Estado para controlar a gestão privada, isso no Brasil está de maneira geral deficiente.

            No tempo estatal o sistema Telebras tinha uma Tele por Estado e cada uma era um feudo politico explorado por partidos.

            No Rio a Telerj tinha o Eduardo Cunha. Alem dos politicos, tem as corporações dos funcionarios que fazem tudo para sandrar a empresa que normalmente tem funcionarios demais, pagam acima do mercado, muitos beneficios e mordomias.

            Há exceções, como Banco do Brasil, que tem um historico de boa administração, o BNDES, algumas empresas de pesquisa como EMBRAPA e outras empresas especializadas, no geral bem administradas.

            No caso das rodovias pedagiadas tenho duvidas, nos EUA não tem esse negocio particular, é tudo estatal e as estradas são otimas. Tambem acho errado o sistema de transportes coletivos ser privado, em quase todo o primeiro mundo é publico e funciona melhor que no Brasil, onde o sistema privado é grande financiador da politica municipal.

            A administração do Metrô de Paris, a RTAP administr os onibus, em Nova Yor é tambem assim.

            No geral as privatizações no Brasil foram muito bem conduzidas pelo BNDES, com apenas um erro que considero grave,

            na telefonia fixa, onde permitiu-se um grupo aventureiro ganhar sem capital e sem experiencia, foi um ponto muito negativo

            das provatizações. As eletricas foram muito bem conduzidas, participei de quatro e não vi qualquer irregularidade, os leilões eram publicos, ganhava o maior lance, não havia rolo e nem tinha como haver.

            Hoje o Mexico e a Turquia estão preparando um grande programa de privatizações, o Mexico vai vender inclusive a PEMEX, a grande estatal petrolifera deles, mais antiga e maior que a Petrobras e o sistema eletrico, que é todo estatal.

          4. Nacionalismo ou eficiência?

            A estatização foi uma febre do regime militar. Um nacionalismo irracional. Proprio de um estrato profissional onde alguns se julgam mais patriotas que os demais, os paisanos ou civis. O interessante é que grande parte da esquerda tomou-lhes a bandeira. As mineradoras não são privadas? Exploram o solo que é da União e geram empregos, divisas e impostos. Oras, o petroleo não é a mesma coisa? Escolhe-se o sistema, partilha, concessão, percentual razoável e controle. Fim de papo. Muito tempo atrás levantei essa questão aqui.Coitada da minha mãe!

          5. bem colocado, Pereira…boa noite

            muitos problemas adicionais, inclusive o que coloquei para o Andre, acredito terem se originado de falhas nos contratos

            permissão para reajuste anual, talvez, com base em índices do mercado, o que, pelo pouco que entendo, fez com que ficassem, a prestação do serviço, cada vez mais caros para o consumidor direto, povo

          6. Peregrino,

            A duvida que vc colocou para o André é interessante. Realmente o preço de energia, agua, telefone, internet, etc tá de matar. Tenho um consumo mais cuidadoso e regrado que antes e pago o triplo de 1 ou 2 anos atras. Acho que essas agências reguladoras estão dando mole para as empresas.

          7. num caso de Minas ficou bem claro…

            tava escrito que deveria ser de 17, se não me engano, o reajuste, e o governador tentou lascar 34% no lombo dos mineiros

            ou seja, fosse mais e melhor divulgado ficaria sem coragem para tentar

          8. Os reajustes são fixados pela

            Os reajustes são fixados pela ANEEL, não há como a distribuidora querer cobrar mais. A CEMIG tinha uma politica de descontos para faixas de renda, não sei se foi ai que o Governador quis mexer.

          9. outra coisa que gostaria de colocar…

            FHV fez o que prometeu fazer

            percebeu?

            na época eleitores não se tocaram e sabemos porque: mídia protetora

            e estou falando da campanha, do antes, não do depois

            desenhando: poucos se ligavam no plano de governo

          10. recém saídos, talvez, do fogaréu Collor….

            e sem que percebessem que era uma quase continuação do que levou aquele monte de gente pras ruas

            e eles já estavam nas ruas, reclamando dos problemas da área de educação

            percebeu?

            vejam como é o poder da sugestão, melhor ferramenta para tocar o povo para onde se quer

        2. boa noite, Andre Araujo…

          apenas a título de informação, tens algo a dizer sobre o fato de terem sido chamados de serviços básicos, energia elétrica e telecomunicações, e estes serviços terem ficado cada vez mais caros?

          1. Não tenho dados comparativos

            Não tenho dados comparativos para poder avaliar mas o Governo a partir da privatização usa as empresas concessionarias como “arrecadadoras” de impostos, são hoje a grande fornte de arrecadação para oTtesouro, na conta de telefone 60% é imposto.

  22. O triste

    Querem é fechar os financiamentos do BNDES! Saímos do FMI, temos mais de 300 bilhões de reserva e um banco, BNDES, que hoje esta no nível do Bco Mundial financiando nosso país. Ainda tem idiota pensando que o Brasil está quebrado. Que isto e que aquilo. Poe argumentos, ideias, como falar em crescimento, divida publica, déficit, funcionários públicos, as mensagens e as imagens são as mesmas, hígido papagaios, dos vira latas da oposição, do mercado e da mídia. Vamos falar disto tudo como o Brasil fosse o inferno e o caos e dizer como ha saques, o desemprego foi para o cassete, os bancos estão no vermelho, etc., a verdade esta ai filhos das aves de mau agouro! 

    Ainda não 

      1. As reservas são estoque e

        As reservas são estoque e pertencem ao Banco Central e nao ao Tesouro. Elas pertencem ao Pais e não ao Tesouro, o Banco Central tem em contrapartida passivos em Reais usados para comprar essas reservas, o Tesouro não pode usa-las nem legalmente e nem contabilmente.

        O deficit orçamentario é fluxo, é receita menos despesa, fica faltando receita, é um conta de RESULTADOS nehativa, é como se uma empresa tivesse prejuizo no fim do exercicio. Empresas com prejuizo podem ter dinheiro em caixa mas estão com uma tendencia negativa. A Petrobrás tem muito dinheiro em caixa e está em má situação financeira porque suas dividas a longo prazo são muito grandes em relação a seus ativos.

          1. As reservas são compradas

            As reservas são compradas sempre pelo BANCO CENTRAL e para ter os Reais com os quais compra as divisas o BC usa os depositos compulsorios que são remunerados pela SELIC, é esse o chamado “custo fiscal”, juros com os quais o BC paga os bancos. Em contrapartida, a valorização das reservas que estão no exterior quando calculadas em REAIS geram um ganho contabil que se contrapõe ao custo-juro dos Reais. A conta ao final vai parar no Tesouro porque o BC pertence integralmente à União MAS a contabilidade do Tesouro e do BC são separadas e não se misturam. Tambem são integralmente contabilizados no BC o lucro-perda dos SWAPS cambiais, tudo isso fica no balanço do BC e só se comunica com o orçamento pelo resultado final lucro ou prejuizo.

          2. Gênio

            Quer dizer então que, se houvesse um afrouxamento da política monetária e queima das reservas internacionais, isso não geraria mais receita através de impostos e aliviaria a política fiscal ??? Óbvio, com um custo inflacionário.

            Para quem estava defendendo “um pouco de inflação”  até outro dia, você está se saindo um ótimo monetarista. KKKKK

          3. Não estou proponda nada neste

            Não estou proponda nada neste comentario, estou descrevendo o sistema como ele funciona. Tampouco jamais proporia a redução de reservas internacionais, linha de defesa essencial do Pais.  O que eu proponho e a abolição do sistema de metas que considero uma camisa de força inutil. Para financiar o investimento publico que relamçaria a economia na rota do crescimento o Pais tem recursos suficientes no BB, BNDES e no compulsorio do BC.

          4. Nãoa dianta nem desenhnado

            Nãoa dianta nem desenhnado ele entenderá. O livro é claro e era publico e ntoorio, fhc teve que se socorrer de Bill Clinton para conseguir o emrpestimo de 41 BI negados pelo FMI ao Brasil por se encontrar FALIDO. O proprio FHC confessa nesse video o FALENCIA.

            https://www.youtube.com/watch?v=JhCQfsH-R9Q

            Se os Brasil não tivesse as reservas de 300 BI já estaria com o FMI aqui ditando normas ao governo como fez com FHC.http://portalmetropole.com/2015/03/fmi-e-banco-mundial-afirmam-que-fhc.html

            FMI e Banco Mundial afirmam que FHC quebrou o país

            Mas ele vai negar de pés junto mesmo ouvindo a coinfissão do prorio fhc e a broca dada por Bill Clinton a fhc chamando-o de incompetente, pois a Bolivia país pobre não quebrara nas mesmas condições econômica que fhc reclamava de ter provocado a quebra do Brasil.

  23. bem, agradeço a todos…

    e principalmente aos que me dedicaram atenção

    só aprendi

    muito bom

    preciso descansar e vou sair desejando a todos um ótimo domingo

  24. Os imbecis perderam a vergonha

    O Corno mais caro da história do Brasil…

    Foi chantegeado por todo mundo em seus oito anos de mandato e o filho nem era dele.

    De vergonha deveria estar recolhido no exílio, mas é muito peroba e protegido pela midia escrota.

  25. Sr. Pereira: a gente percebe

    Sr. Pereira: a gente percebe que o senhor é idoso, então me vem a pergunta: onde andava o senhor nos tempos de sarney, collor, fhc? Só podia ser em miami, pois todo miameiro fala sem conhecimento de causa. Que jovens sejam mal informados, analfas ppolíticos, dá para entender pois o faceburro nasceu para emburrecer mesmo, mas o senhor, um idoso falado asneiras do meu país?  Vergonha alheia me dá é nsees momentos. Gente, vamos falar sério, idoso não sabendo de nada que não saia na máfia midiática, é de lascar!!!!!!!!!!! Peloamordedeus!

    1. Tico e Teco………

      Não seja deselegante e mal educada. Sua réplica é a negação do nada. Onde estão as besteiras….e a sua contra argumentação? Provavelmente você é imatura e não reune condições de articulação intelectual. Sinto pena de vc! 

  26. Desculpa, sr. fernando!

    Desculpa, sr. fernando! Realmente fui grosseira e deselegante. Mas continuo achabdo que o senhor não conhece a história do BRASIL.. Acho que as inverdades me fazem “subir nas tamancas” e, com isso, perco o bom senso. Desculpa mesmo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador