O monstro que derreteu e outras fábulas cabeludas, por Sebastião Nunes

O monstro que derreteu e outras fábulas cabeludas

por Sebastião Nunes

Nossos amigos se mostravam absolutamente estarrecidos. Olhos arregalados, baba escorrendo, cabelos eriçados. Até São Pedro e Gabriel perderam a cor dourada e luminosa, ficando mais brancos do que papel alta alvura. Mas o que é mesmo que tinha acontecido?

A imagem central do tríptico amaldiçoado apresentava mudanças colossais, embora as duas outras, Jair Messias e o Grande Irmão, pouco diferissem do que foram antes: Bolsonaro deixara de sorrir e mostrava-se sisudo; o Grande Irmão, que antes simulava indiferença, agora demonstrava interesse máximo, seu alerta de curiosidade ligado na intensidade máxima.

Aconteceu o seguinte: a imagem antes irritada de Donald Trump passou a sofrer estranhas mutações.

METAMORFOSES TRUMPIANAS

Mutação 01)

Aparentemente do nada, surgiu um verme roliço e amarronzado, o corpo coberto de fios grossos e escuros, grandes dentes numa mandíbula desproporcional ao volume, pondo-se a escavar a cara gorda, da qual pingavam grossas gotas de gordura amarelada. A carranca de Trump, desfeita em prazer, gozava com gemidos altos, tão altos que todos os assistentes se espantaram, principalmente Pedro e Gabriel, pouco afeitos a ouvir tais arroubos. Lentamente, o verme acabou por penetrar totalmente na enorme cara, que por sua vez recobrou a compostura, embora suasse profusamente.

– Nossa, mas ele precisava gemer tanto pra gozar? – espantou-se Vieira, que fora seminarista na mais recente encarnação e era, antigamente, mais casto do que um padre assexuado.

– Cada qual goza como quer – disse Lobato, filosoficamente, porta-voz oficial das putas da Rua Guaicurus, na zona baixa de Belo Horizonte.

– He, he, he! – riu sacana Sérgio, que de trepadas, gozo e gemido entendia como pós-doutorado na Sorbonne em sexo explícito.

Mutação 02)

Não demorou nem um milênio (estamos na atemporalidade da eternidade, você se lembra?) e começaram a surgir, de dentro para fora da trumpiana carranca, dezenas, centenas, milhares de minúsculos vermes, tipo lombrigas, com ventosas e apêndices que se expandiam e se contraíam violentamente, como que açoitados por descargas elétricas de altíssima voltagem. Sob a ação dos vermes pequetitos e asquerosos, a horrenda cara de Trump mais horrível ficou e os gemidos que voltou a emitir não eram de gozo, mas de dor, sugerindo o atroz tormento dos queimados vivos.

– Caralho! – exclamou São Pedro, abismado. – Esse cara parece estar sofrendo mais que brasileiro torturado em pau de arara.

– Nunca ouvi gemidos tão lastimosos – acrescentou Gabriel, que de gemidos era capaz de ser o mais entendido entre todos. – Me parece que, lá nas entranhas revoltadas dele, deve estar preferindo a morte, o esquecimento, o nirvana.

– Qual é, Gabriel – retornou São Pedro. – Virou budista, é?

– Que nada, chefe – sorriu timidamente Gabriel. – Só aprendi que nirvana é o não-lugar, a imersão no Uno, o fim de todas as dores e prazeres. Além disso…

– Ora, Gabriel! – implorou São Pedro. – Deixa essas filosofices orientais pra lá, vamos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Lobato, Sérgio e Vieira abanaram as cabeças, como se concluíssem que até os santos tinham seus momentos de desvario e loucura.

A ÚLTIMA METAMORFOSE

Mutação 03)

Aos poucos, à medida que saíam, os vermes foram desaparecendo, tornando-se apenas halos esbranquiçados, e depois sumindo. Mas a essa altura a carranca de Trump estava completamente deformada, quase irreconhecível de tão deformada, embora não perdesse o ar de arrogância, sua marca registrada como político e canastrão. Em cima dele, a frase LIBERDADE É ESCRAVIDÃO aparecia agora invertida, ESCRAVIDÃO É LIBERDADE, o que na verdade não mudava nada. Ao mesmo tempo, aquele que fora o político mais mentiroso do mundo (só comparável a Jair Messias) começou a derreter e a escorrer, tornando-se uma sopa nojenta de vermes asquerosos.

– Estou com vontade de vomitar – disse Vieira, que tinha estômago fraco.

– Então vomita à vontade – sugeriu Lobato, que não tinha nojo de nada.

– Acho melhor vocês acabarem com tanta frescura – irritou-se Sérgio. – Temos coisas mais importantes pra fazer do que vomitar.

De repente, ouviram violenta explosão e, olhando para onde estivera Bolsonaro, viram apenas grandes manchas de sangue vivo, vivíssimo.

Sebastiao Nunes

Sebastiao Nunes

Recent Posts

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

16 minutos ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

1 hora ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

17 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

17 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

20 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

21 horas ago