
Jornal GGN – A Justiça Eleitoral da 2ª Zona Eleitoral de Curitiba arquivou um Inquérito Policial instaurado contra o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que foi acusado de ter recebido doações ilegais da Odebrecht Ambiental durante as campanhas de 2010 e 2014. A decisão aponta a inexistência de “elementos mínimos” que provassem a ação.
A denúncia contra Zeca Dirceu foi feita por meio da delação premiada de Fernando Luiz Ayres Cunha, ex-presidente da Odebrecht Ambiental. No termo de colaboração acordado com o Ministério Público Federal, Cunha acusou diversos políticos de terem recebido doações ilegais da empresa durante as campanhas eleitorais, incluindo Zeca Dirceu.
Inicialmente, o inquérito tramitou no Supremo Tribunal Federal (STF) que, mesmo sem encontrar indícios de qualquer crime por parte do parlamentar, enviou o processo para a Justiça Eleitoral.
Após investigações detalhadas feitas pela Polícia Federal, no entanto, foi concluído que não houve crime. O Ministério Público Eleitoral (MPE) também reconheceu que após as “inúmeras diligências realizadas pela autoridade policial na tentativa de descobrir a verdade dos fatos” foi constatada a “ausência de materialidade” e, com isso, determinado o arquivamento do inquérito.
Após a decisão, Zeca Dirceu se manifestou por meio de nota “Desde 2005, o Ministério Público e a Polícia Federal já reviraram a minha vida do avesso em várias investigações. Fico feliz em ver que mais uma vez nem provas ou sequer indícios foram encontrados ao meu respeito”, afirmou o parlamentar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.