
O presidente da França, Emmanuel Macron, desembarcou no Brasil nesta terça-feira (26) e viajou, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até a Ilha do Combu, em Belém do Pará para apresentar uma agenda ambiental bilateral de preservação do meio ambiente.
De acordo com o Plano de Ação sobre a Bioeconomia e a Proteção das Florestas Tropicais, ambos os países devem alavancar um bilhão de euros em investimentos públicos e privados em bioeconomia na Amazônia brasileira e guianense nos próximos quatro anos.
O montante sairá de bancos públicos brasileiros, incluindo o BASA e o BNDES, e da Agência Francesa de Desenvolvimento.
Outra medida estabelecida no plano de ação é o estabelecimento de um mercado de carbono eficaz e regulado pelas Nações Unidas.
Viagem
Na Ilha do Combu, o chefe de Estado francês visitou uma fábrica de chocolates, em comemoração ao Dia Nacional do Cacau. O encontro contou ainda com a participação de lideranças indígenas, que falaram sobre a importância da preservação da floresta e dos povos indígenas.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB),as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Guajajara (Povos Indígenas) também participaram da agenda.
LEIA TAMBÉM:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.