Amazônia registra o maior número de incêndios, desde 2004, para o mês de maio

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Nesses primeiros meses de 2022 o total de incêndios florestais chegou a 4.971, um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado

Imagem aérea da floresta amazônica em chamas
Foto Deutsche Welle

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 2.287 focos de incêndios florestais na Amazônia brasileira em maio. Este foi o maior índice para o mês em 18 anos, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (1). 

Em relação a maio do ano passado, as queimadas aumentaram em 96%, quando foram registrados 1.166  incêndios. O índice não apresentava uma alta desse tipo desde 2004, quando foram registrados 3.131 fontes de calor.

Com os números de maio, nesses primeiros meses de 2022 o total de incêndios florestais chegou a 4.971, um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Cerrado 

Além da Amazônia brasileira, também houve um aumento de incêndios no Cerrado. 

O Inpe informou que em maio foram contabilizados 3.578 incêndios na região, um aumento de 35% em comparação a maio de 2021 e o número mais alto para um mês desde que os registros começaram, em junho de 1998.

Leia também:

Defesa da Amazônia por Bolsonaro não engana ninguém

Brasil é o país que mais perdeu floresta tropical no mundo em 2021, diz The Guardian

Um terço das áreas de regeneração da Mata Atlântica foram novamente desmatadas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador