Quem é André Aranha Corrêa do Lago, novo presidente da COP30

Carla Castanho
Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

O presidente Lula anunciou, nesta terça, a escolha do embaixador como presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30)

Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira, a escolha do embaixador André Aranha Corrêa do Lago como presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O evento será realizado em novembro deste ano, em Belém do Pará, e tem como principal objetivo negociar o próximo acordo global sobre o clima.

O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e pela ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha. “Essas duas posições são fundamentais na definição de conteúdo, negociação e liderança de todo o processo da COP30”, disse Marina Silva.

Quem é o embaixador André Aranha Corrêa do Lago

Corrêa do Lago é diplomata desde 1982 e é o atual secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores.

Foi o negociador-chefe do Brasil em fóruns internacionais sobre mudança climática nos períodos de 2011 a 2013 e de 2023 a 2024, tendo desempenhado um papel de destaque durante a presidência brasileira do G20, exercida entre 1º de dezembro de 2023 e 30 de novembro de 2024.

Aos 65 anos, o embaixador formado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) acumula décadas de experiência em meio ambiente, desenvolvimento sustentável e negociações climáticas, tendo atuado nas embaixadas de Washington, Madrid, Buenos Aires, Praga e em Bruxelas.

Após sua nomeação como novo presidente da COP30, Corrêa do Lago destacou a importância do evento para o Brasil e classificou como “essencial” o papel central das populações da Amazônia no debate climático global.

Outra liderança confirmada foi Ana Toni, secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que assumirá o cargo de diretora-executiva da COP30. Com uma carreira voltada para a justiça social e políticas públicas de sustentabilidade, Toni já esteve à frente de importantes projetos de relevância ambiental.

Ambos representaram o Brasil na delegação oficial da COP29, realizada em novembro de 2024, em Baku, no Azerbaijão.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador