Sem consultar ministério, governo cogita reduzir florestas na Amazônia

Jornal GGN – Um projeto de lei do governo federal pretende reduzir em 35% as áreas das unidades de conservação, demarcadas por decretos da ex-presidente da Dilma Rousseff. O Ministério do Meio Ambiente não foi ouvido na elaboração do projeto, apesar de já estar detalhado o recorte em quatro florestas protegidas e a extinção de uma outra unidade.

O texto do projeto foi entregue na terça (7) por parlamentares amazonenses para Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, as áreas protegidas seriam reduzidas de 2,697 milhões de hectares para 1,772 milhão de hectares.

O projeto abre espaço para exploração na região sul do Amazonas, na fronteira com o Mato Grosso e Rondônia. De acordo com a Casa Civil, o texto ainda será analisado para ser enviado ao Congresso como uma proposta do próprio governo.

Ainda segundo o Estadão, o Ministério do Meio Ambiente disse que “ainda não foi convidado para reuniões”, e, em nota, explicou que qualquer alteração de área em unidades de conservação depende de análise técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”.

Os decretos de Dilma Rousseff foram assinados em seu último dia de mandato, e parlamentares do Amazonas pressionam para o cancelamento das unidades de preservação. Eles reclamam que as undiades, que formam um cinturão que tenta impedir o desmatamento, a extração ilegal de madeira e grilagem de terras, causaram a paralisação de investimentos do agronegócio e da indústria na região. 

Com informações do Estadão

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aproveitando o golpe

    Pronto, chegamos às florestas… no aguardo do próximo crime, vamos ver o que acha a rainha dos coxinhas ambientalistas dessa última boutade do Temer. Ah, estou falando da Marina Desaparecida Silva.

    1. A Marina Desaparecida Silva

      A Marina Desaparecida Silva tá esperando surgir uma brecha para encaixar o único tema sobre o qual se manifesta de forma veemente: eleição presidencial.

    1. floresta….

      O Brasil é dos brasileiros. Não é de ONG estrangeira. Entramos nesta conversa fiada, nesta espécie de Privataria do território nacional. A Amazònia representa 50% do território brasileiro. Só a venda de madeira beneficiada e retirada de forma consciente por empresas e pelo povo brasileiro já seria um salto na qualidade de vida, qualidade financeira e formação de milhares de empregos. Quem faz isto são empresas multinacionais estrangeiras com certificações de institutos e ongs também estrangeiras. Somos um país de lunáticos !!!! Querem ver macacos, harpias, onças, antas, sucuris, tucanos, papagaios e araras, tirem a bunda do sofá e viagem a 200 Km da cidade de São Paulo em direção ao PR. 2 horas de carro da cidade de São Paulo. O cidadão ambientalista de shopping center não conhece  nem o Vale do Ribeira, Iguape, Juréia, Cananeia, Ilha do Cardoso, 500 Km de florestas entre São Paulo e Curitiba e quer falar de Amazonia?

  2. paredón sem piedade

    Imagino eu que reduzir floresta significa entregar a propriedade para o tio sam.

    Quem já reduziu a Petrobrás e o pré-sal é esta a mensagem.

    Paredón e que as famílias paguem as balas.

  3. A ocupação do Brasil pelas

    A ocupação do Brasil pelas nações que não resguardaram suas florestas e rios precisa que o governo tome essa atitude. Agora, com os eeuu a frente, e demais países, ditos, desenvolvidos exigirão a ocupação da Amazônia pelas Nações Unidas ou qualquer sigla comandada por eles.

    E os militares brasleiros(?) deixaram que derrubassem a Dilma!

    Quem é mais entreguista nisso tudo? 

  4. USURPADORAS MUDANÇAS ‘PRIMAVERIS’

    O governo usurpador quer destruir o que resta da nação. Quer extinguir os direitos, quer promover o caos, e quer vender barato todo patrimônio que tem valor, com a conivência do corporativismo inescrupuloso, público e privado, do cinismo maquiavélico da grande mídia e da deterioração institucional, e quer receber gordas comissões em espécie, aqui ou em paraísos fiscais. As mudanças de regime ‘primaveris’ servem pra isso.

  5. Pois é…..
     
    vão deixando,

    Pois é…..

     

    vão deixando, eles ficam cada vez mais folgados, vão sentido que ninguem reclama…………..não tem nenhum grupo radical nacionalista para peita-los……

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador