Startup usa smartphones reciclados para criar dispositivos anti-desmatamento

Jornal GGN – Uma startup de São Francisco, na Califórnia, está inovando no segmento de combate de ações humanas em florestas tropicais – como caça ilegal e extração de madeira – ao utilizar smartphones reciclados para criar dispositivos que alertam as autoridades em situações como essas. Os dispositivos criados pela Rainforest Connection funcionam por meio de energia solar e podem ficar ocultos nas árvores, sendo capazes de detectar sons característicos, como motosserras ou animais alarmados.

A startup dos Estados Unidos lançou uma campanha de financiamento coletivo pela Internet para arrecadar fundos para aprimorar os dispositivos. Ao detectar qualquer tipo de ameaça, o equipamento envia uma mensagem de alerta via SMS para as autoridades locais, que podem então responder imediatamente. O sistema inclui um aplicativo que pode reproduzir, em tempo real, os sons que estão sendo captados pelo dispositivo no meio da mata. No momento, há dispositivos de teste funcionando em florestas da Sumatra.
Topher Branco, fundador da Rainforest Connection, é um apaixonado em iniciativas de combate ao desmatamento ilegal. O objetivo do empreendedor é fornecer ferramentas para pessoas e organizações que já trabalham ativamente para a preservação das florestas. De acordo com ele, tribos indígenas que vivem nas florestas tropicais podem são uma parte vital do esforço de preservação.

Os esforços anti-desmatamento atuais são ajudados principalmente por satélites, que não fornecem atualizações ao vivo. Isso significa que as respostas, em muitos casos, acabam vindo muito tarde para impedir crimes ambientais antes que eles aconteçam. Mas o dispositivo do Rainforest Connection pode detectar locais e horários exatos, proporcionando, instantaneamente, as informações sobre quais áreas da floresta estão em perigo.

A empresa também criou mecanismos anti-desarme dos dispositivos. Eles de serem camuflados, eles também são capazes de enviar uma mensagem de texto alertando às autoridades sobre tentativas de desarme ou mesmo se eles forem movidos de seus locais. O cantor Neil Young é um dos apoiadores do projeto da campanha de financiamento coletivo da startup, aparecendo, inclusive, em um vídeo na página da campanha na plataforma Kickstarter.

Até agora, a Rainforest Connection levantou pouco mais de 12 mil dólares de sua meta de 100 mil. Ainda restam 33 dias restantes até o fim da campanha de crowdfunding. A empresa prevê novos testes do dispositivo anti-desmatamento em florestas tropicais africanas, abrangendo um total de 200 a 300 quilômetros de vegetação com 30 dispositivos. A empresa espera, com os recursos obtidos na campanha, expandir a instalação dos dispositivos na Ásia e América Latina. Um alarme é fabricado em cerca de cinco semanas, segundo a startup.

Com informações do Mashable.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Finalmente nós vamos poder

    Finalmente nós vamos poder ter certeza se a queda de uma árvore, no meio da floresta, sem ninguém por perto, faz barulho!!!

  2. Mas também levantar dados

    Mas também levantar dados geológicos e botânicos… quanto gente de boa fé neste mundo, meu Deus!!!

  3. O problema é que para ser

    O problema é que para ser efetivo depende da “autoridade local” que poderá levar meses para providências porque sempre usará a desculpa de “falta de pessoal”. Enquanto isso…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador