Gigante na América Latina e estratégico às outras nações, o Brasil parece retomar seu lugar no mundo após anos embaraçosos de uma democracia enfraquecida. Contudo, a contínua segregação popular e o desmantelo com a natureza podem colocar em xeque essa reintegração.
Mas há uma saída para preservar o Estado democrático de Direto, a partir do fortalecimento da esquerda: uma unidade “que possa se resumir em um programa por etapas” e que aprenda a “conviver com as diferenças”.
Esse é o conselho do ex-guerrilheiro e ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, à política brasileira. A declaração foi dada durante uma conversa emblemática com ex-ministro Tarso Genro, na sua chácara, nas proximidades da capital uruguaia, Montevidéu.
O diálogo está registrado no “Documentário Tarso y Pepe porfiando futuro”, produzido pelo Instituto Novos Paradigmas, com roteiro, direção e edição da Diretora Executiva do INP, Sandra Bitencourt.
Em comum, Mujica e Genro compartilham as marcas da repressão de ditaduras como presos políticos. E ao longo de 30 minutos, eles resgatam a história da esquerda uruguaia e a tradição de unidade da Frente Ampla, que pode servir de exemplo ao Brasil. Assista:
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”
Leia também:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.