Morre Astrud Gilberto, a voz que levou a Bossa Nova ao mundo

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Astrud Gilberto deu voz à versão em inglês de “Garota de Ipanema” e se tornou a primeira mulher a ganhar o Grammy de música do ano

Astrud Gilberto, referência da Bossa Nova, morre aos 83 anos. | Foto: Ron Kroon/Wikimedia

Dona de uma das vozes da bossa nova mais conhecidas ao redor do globo, Astrud Gilberto, morreu aos 83 anos, nesta terça-feira (6). A neta, Sofia Gilberto, publicou a informação nas redes sociais.

Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor“, diz o texto.

Aos 22 anos, Astrud Gilberto deu voz à versão em inglês de “Garota de Ipanema”. Com isso, ganhou fama internacional e se tornou a primeira mulher a ganhar o Grammy de música do ano, nos Estados Unidos, ao lado do saxofonista Stan Getz, em 1965.

“The Girl from Ipanema” se consagrou como a segunda música brasileira mais tocada em todo o mundo, mas Astrud jamais foi compensada pelo sucesso, como repercutiu o GGN em fevereiro de 2022

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

De acordo com uma reportagem especial do site The Independent, publicada no início do ano passado, a cantora foi vítima de “misoginia e maus-tratos” e sofreu sobretudo por ter sido “ingênua” em um mercado tomado por predadores. 

Na públicação, o repórter ainda relatou que aquela que foi o “rosto e a voz da bossa nova para a maioria do planeta” passou a viver “isolada e desconhecida”, um destino trágico para uma artista “tão exuberante”.

Nascida em Salvador, em 29 de março de 1940, Astrud Evangelina Weinert foi casada com João Gilberto entre 1959 e 1964, quando começou a cantar. Além de “The Girl from Ipanema”, ela também deu voz a “Quiet Night of Quiet Stars”, versão em inglês para “Corcovado”, no álbum clássico “Getz/Gilberto”, que marcou a aproximação da bossa nova com o jazz.

Confira a história por trás de Garota de Ipanema:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador