O avô do tenista me fez ir atrás de Martin Borman, por Luís Nassif

Lendo a reportagem de O Globo, me dou conta que os boatos surgiram, na época, em função dos avós nazistas do tenista bolsonarista.

O Globo traz uma reportagem interessante sobre os antepassados do tenista Thiago Wild. E relembra os rumores do início dos anos 70, sobre a presença de Martin Borman, o carrasco nazista, no Paraná.

E aí me lembrei de uma aventura maluca. Ulisses Alves de Souza, que era Secretário de Redação da Veja, acumulou a chefia de reportagem quando saiu Talvani Guedes. Uma manhã chego na redação e recebo a incumbência de viajar correndo para Palmital, no Paraná, divisa com São Paulo, para investigar as suspeitas sobre Martin Borman. Comigo foi o fotógrafo Carlos Namba.

Passei correndo em casa, montei uma mala mambembe e fomos caçar nazista. Optamos para ir sem motorista no fusquinha da Abril. Foi uma viagem enrolada. Namba estava meio apavorado e, no meio do caminho, decidiu esconder o nome da Abril. Deixou visível apenas a arvore da Abril. Se alguém indagasse quem éramos nós, diríamos que éramos compradores de madeira.

Bom, eu tinha acabado de chegar do interior, tinha pouco tempo de repórter. Como discutir com um fotógrafo tarimbado como Namba?

A história que ouvimos é que os nazistas se escondiam em um seminário abandonado na cidade. Viajamos três horas, chegamos na cidade, divisa com o Paraná e não havia nazista, sequer seminário, e nem a cidade ficava no Paraná: era de São Paulo mesmo. Mas lá nos informaram que havia uma Palmital no Paraná. Toca pegar estrada, mais 6 horas viajando de madrugada.

Chegamos na cidade amanhecendo. Onde buscar informações? O experiente Namba deu a sugestão:

  • Vamos até o jornal local.

Chegamos lá, era de um paulista, que tinha uma gráfica em São Paulo, mas decidira-se pela vida mais tranquila do interior. Vendeu a gráfica, comprou o jornal de Palmital (PR) e se mudou. O único veículo do jornal era uma bicicleta. E Namba resolveu tirar um sarro do interiorano.

Aqui, um parêntesis. Namba era um gozador incorrigível. Certa vez, um gaiato de Campinas resolveu lançar o “movimento dos machões brasileiros”. Na época, três cidades tinham fama de reduto gay: Campinas, Pelotas e minha Poços de Caldas. Namba fez o sujeito espalhar os panfletos pela escrivaninha e sentar na ponta. E foi ajeitando de tal modo que, para caber na ponta, que precisou cruzar as pernas de forma um tanto feminina.

Pois Namba pede para fotografar o dono do jornal ao lado do único veículo da firma. O sujeito não vacilou e propôs uma troca:

  • Você tira foto minha ao lado da bicicleta e eu tiro foto de vocês dois para uma reportagem de que vieram até aqui atrás de Martin Borman.

Namba desistiu da foto e voltamos de mãos abanando.

Lendo a reportagem de O Globo, me dou conta que os boatos surgiram, na época, em função dos avós nazistas do tenista bolsonarista.

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo”. Rsrsrsrsrsrsrsrs Eu administro isso com um cuidado quase pavoroso para não contaminar meu julgamento final, porque… já acontece de ser verdade.

  2. Eu moro na cidade de Tiago Wild, há 35 anos. NUNCA ouvi qualquer propaganda nazista, qualquer movimento nazista, qualquer grupo que possa ter alguma orientação nazista. Os parentes de Wild por parte de mãe falam abertamente que um antepassado deles teve proximidade com Hitler, e inclusive uma das mulheres, que depois migrou ao Brasil, teria sentado no colo de Hitler quando criança. Mas disso que as famílias atuais seriam nazistas, vai uma distância muito grande. Uma tia dele é inclusive casada com um militante do PT na cidade.
    Acho que a rotina de um guri que se prepara para despontar neste esporte, deve ser pesadíssima. Claro que isto não o inocenta por se gabar dos seus antecedentes nazistas, querendo impressionar a namorada. E a moça viu uma oportunidade de ouro de se projetar na fama momentânea do ex.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador