Documentos dizem que Roberto Marinho foi principal articulador da Ditadura Militar

Enviado por Antonio Carlos Silva – RJ

do Portal Metrópole

Documentos dizem que Roberto Marinho foi principal articulador da Ditadura Militar

Em telegrama ao Departamento de Estado norte-americano, embaixador Lincoln Gordon relata interlocução do dono da Globo com cérebros do golpe em decisões sobre sucessão e endurecimento do regime

Lincoln Gordon
 

No dia 14 de agosto do 1965, ano seguinte ao golpe, o então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Lincoln Gordon, enviou a seus superiores um telegrama então classificado como altamente confidencial – agora já aberto a consulta pública. A correspondência narra encontro mantido na embaixada entre Gordon e Roberto Marinho, o então dono das Organizações Globo. A conversa era sobre a sucessão golpista.

Segundo relato do embaixador, Marinho estava “trabalhando silenciosamente” junto a um grupo composto, entre outras lideranças, pelo general Ernesto Geisel, chefe da Casa Militar; o general Golbery do Couto e Silva, chefe do Serviço Nacional de Informação (SNI); Luis Vianna, chefe da Casa Civil, pela prorrogação ou renovação do mandato do ditador Castelo Branco.

No início de julho de 1965, a pedido do grupo, Roberto Marinho teve um encontro com Castelo para persuadi-lo a prorrogar ou renovar o mandato. O general mostrou-se resistente à ideia, de acordo com Gordon.

No encontro, o dono da Globo também sondou a disposição de trazer o então embaixador em Washington, Juracy Magalhães, para ser ministro da Justiça. Castelo, aceitou a indicação, que acabou acontecendo depois das eleições para governador em outubro. O objetivo era ter Magalhães por perto como alternativa a suceder o ditador, e para endurecer o regime, já que o ministro Milton Campos era considerado dócil demais para a pasta, como descreve o telegrama. De fato, Magalhães foi para a Justiça, apertou a censura aos meios de comunicação e pediu a cabeça de jornalistas de esquerda aos donos de jornais.

Leia também:  Taxar as plataformas para não depender delas, por Rogério Christofoletti

No dia 31 de julho do mesmo ano houve um novo encontro. Roberto Marinho explica que, se Castelo Branco restaurasse eleições diretas para sua sucessão, os políticos com mais chances seriam os da oposição. E novamente age para persuadir o general-presidente a prorrogar seu mandato ou reeleger-se sem o risco do voto direto. Marinho disse ter saído satisfeito do encontro, pois o ditador foi mais receptivo. Na conversa, o dono da Globo também disse que o grupo que frequentava defendia um emenda constitucional para permitir a reeleição de Castelo com voto indireto, já que a composição do Congresso não oferecia riscos. Debateu também as pretensões do general Costa e Silva à sucessão.

Lincoln Gordon escreveu ainda ao Departamento de Estado de seu país que o sigilo da fonte era essencial, ou seja, era para manter segredo sobre o interlocutor tanto do embaixador quanto do general: Roberto Marinho.

 
Telegrama 2
 
Telegrama 1
 

O histórico de apoio das Organizações Globo à ditadura não dá margens para surpresas. A diferença, agora, é confirmação documental.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

31 comentários

  1. Da série a globo odeia o

    Da série a globo odeia o Brasil, por que será que não estou surpreso com a confirmação documental da participação ativa do doutô roberto marinho na quartelada brasileira?

  2. Não teve ”maior

    Não teve ”maior articulador” da Diatadura Militar.*—não dê esse atrbuto a ele.

             Foram muitos e muitos e muitos,

                Inclusive e, sobretudo, o povo brasileiro.

           

    • claro, todos aqueles milhares

      claro, todos aqueles milhares que até hoje não sabem o que é “AI-5”, que não votavam (e continuam não votando, perto de 30% dos eleitores), aqueles milhares que então viviam já em relações semi escravocratas em ambientes sociais de coronelismo e gansterismo rural. Esses brasileiros foram os grandes articuladores secretos do golpe.

  3. esse documento só comprova o

    esse documento só comprova o que já estava evidente nos

    editoriais do jornal o globo antes, durante e  depois de 64….

    aliás, ate agora, com a excerbação continuada do tal

    do pig em derrubar o governo progressista.

    mas esse documento é importante para entendermos

    o motivo de  as organizações(!) globo defenderem tanto os eua….

    a própria história dessa estranha organização começou ai, despudoradamente venal…. 

     

  4. De lá prá cá nada mudou

    De lá prá cá nada mudou: O pig*** continua ruminante como sempre, no momento rumina durante as 24 horas do dia a derrubada de Dilma

     

    *** pig – partido da imprensa golpista, encabeçado pela Globo

  5. Sera que agora de posse

    Sera que agora de posse desses documentos, não cabe ai um processinho contra as organizações Globo e a família Marinho pelo apoio dado aos crimes de desaparecimentos e torturas perpetrados pela ditadura?

    Ou nos cidadães desse pais colocamos essa família mafiosa atras das grades, ou essa gente ira mergulhar o Brasil em outra ditadura fascista, pior que a de 64.

  6. AS MÃOS SUJAS

    Todo brasileiro remediadamete informado sabe que o grupo globo dirigido pelo roberto marinho contribuiu para os anos de chumbo, torturas, mortes, sonhos roubados…. os documentos, importantíssimos, comprovam um fato novo interessante:  o Castelo Branco realmente não estava convicto da ditadura, de continuar no poder, muito pelo contrário. Mas, o Sr. Roberto Marinho o protagonista principal, teve o papel de persuadir o General.  Daí em diante. o resto da história, nos conhecemos bem.

    Lembramos que segundo a corte penal internacional, crimes contra a humanidade não prescrevem. Vamos lá MPF.

  7. Liberdade de imprensa

         Nossos tycoon exigem liberdade para difamar seus adversários, até com mentiras, ao mesmo tempo em que apoiaram ditaduras que suprimiram nossas liberdades políticas; Fazem uso de informações sigiosas obtidas por vazamentos ilegais mas poupam seus cúmplices de cartel,  recusando-se a cumprir a obrigação de informar os crimes de  roberto marinho ou algum outro picareta com dinheiro sujo depositado no HSBC.

    É natural que nossos empresários do setor jornalístico sejam contra qualquer regulação da mídia. Eles estão acostumados a agir sem lei, sem ética, sem moral ou qualquer outro limite. Na cabeça deles se algo obstruir ambições, vontades ou  tirania será considerado um atentado contra a liberdade de imprensa.

  8. Esse é o Roberto Marinho,

    Esse é o Roberto Marinho, homenageado com nome de avenida pela então prefeita Marta Suplicy do PT?

  9. CASTELO QUERIA RESTABELECER A DEMOCRACIA

    Castelo queria restabelecer a democracia.

    Porém, um desastre aéreo, encontro de dois aviões – coisa muito rara, raríssima – aconteceu e ele faleceu.

    O episódio, ao que me lembro, foi pouco explicado.

    Vivenciei este tempo e fiquei muito tempo  perplexo.

    Dois aviões chocando-se  no céu e um deles  conduziu o presidente do Brasil.

    Até hoje há incredulidade e há quem suspeito de atentado

     http://www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=2489&txPrint=completo

    H

    • Ironias aéreas

      Quando as tensões políticas ficam extremas, as forças da natureza (ocultas?) sempre reagem derrubando aviões carregados de interesses: no choque que derrubou o avião do Castelo (que teve uma asa arrancada) o outro avião voltou placidamente à Base Aérea*; o helicóptero que conduzia Ulysses Guimarães e Severo Gomes, próceres da República recém reinstalada caiu em meio a uma tempestade no litoral norte paulista, quando eles participavam da composição do Governo Itamar Franco, logo depois do afastamento do Collor; e o Eduardo Campos, com sua campanha encruada em agosto do ano passado.

      As forças da natureza tem opções políticas muito claras no cenário nacional.

       

      * O inquérito oficial seria marcado por contradições em relação aos dados colhidos pela equipe de investigação. Os pontos mais controversos seriam5 :

      – Tipo de colisão: segundo o relatório oficial, a asa do T-33 arrancaria a cauda do Piper. Porém as fotos tiradas pela equipe de investigação mostravam que apenas o leme da aeronave fora arrancado;

      – Danos: a aeronave teria sido parcialmente incendiada. No entanto, as fotos e testemunhos demonstram que não houve incêndio a bordo. Durante o resgate dos corpos, a aeronave seria destruída à golpes de machado, prejudicando as investigações;

      Durante algum tempo foi especulado por alguns historiadores e setores da mídia que a morte do marechal fora um atentado5 , por conta do seu suposto envolvimento em um movimento, liderado pelo senador Daniel Krieger, que era contrário ao endurecimento do regime militar.6 Essa versão ganharia força pelo fato do tanque de combustível suplementar do T-33 que colidiu com o estabilizador do Piper estava vazio.5 Porém os adeptos dessa teoria nunca conseguiram explicar o porquê do Piper ter invadido uma área restrita de treinamento da FAB.1

      Em 1991, Rachel de Queiróz contaria que Castelo Branco ordenara ao piloto sobrevoar uma linha de transmissão construída em sua gestão para que apreciasse uma de suas obras. Apesar da oposição do piloto, a mudança da rota foi efetuada, de forma que o Piper invadiria a área de treinamento da FAB, assumindo o risco de colisão com os jatos de treinamento. (Wikipédia)

  10. Lamentavelmente o espírito

    Lamentavelmente o espírito golpista do pai continua no dna dos filhos. São uns bons filhos …..

  11. Lamentavelmente o espírito

    Lamentavelmente o espírito golpista do pai continua no dna dos filhos. São uns bons filhos …..

  12. Agora só nos resta aguardar

    Agora só nos resta aguardar deitado os depoimentos à Comissão Nacional da Verdade de algum dos Marinho (ou dos prepostos Kamelo ou Bonner) para nos informar sobre o conhecimento da Central Globo de Jornalismo de todas as atrocidades cometidas logo após a implantação do AI-5 .

    Também deveríam explicar se o jornalismo(?) da Groubo sabia da presença do Dan Mitrione aqui no Brasil ensinando torturas, como foi engendrado a fraude do Proconsult, se o Abi Ackel realmente contrabandeava pedras preciosas, como e por que ocorreu a agressiva disputa empresarial entre o barão Robertão Marinho e o empresário Mário Garneiro na disputa da NEC do Brasil …..

    Se possível, a Comissão deveria convocar o “jornalista” Alexandre Garcia para explicar por que e quem o autorizou a sair armado com um revolver desvairado pelas ruas de Porto Alegre, no dia do Golpe Militar .

    O Boris Casoy também deveria informar quem organizava o CCC e qual era a sua participação neste grupo de fascistas .

  13. Que alguém procure desde

    Que alguém procure desde agora, na quarta de cinzas, algum Procurador para que a CNV convoque os responsáveis das organizações Globo para responderem sobre a participação indireta do grupo empresarial na repressão dos ditadores e nas subsequentes mortes dos jovens insurgentes .

  14. Roberto Marinho foi o principal articulador do golpe militar

    Não vejo novidade nenhuma nessa reportagem. Para se chegar a esta conclusão com certeza não precisaria de nenhum documento secreto, bastaria analisar e perceber qual foi a empresa de comunicação que mais cresceu durante a ditadura militar. e as reportagem, as matérias dos meios de comunicação do grupo. Existem provas mais contundentes do que estas?

  15. Confirmar Autenticidade desses documentos!

    Olá Nassif, seria interessante publicar o local onde esses arquivos estão publicados. Segundo a matéria, sobre o documento que “agora já aberto a consulta pública.”, onde podemos realizar essa consulta?

    Saudações!

  16. As farsas da rede globo

    Será quando que as pessoas vão perceber que a rede globo de televisão, esta bravinha por que a teta dela secou com a retirada dos patrocínios  da Petrobras, se não tivesse tirado eu tirava como você vai deixar certa emissora fazer divulgação de uma empresa que eles querem acabar com ela tudo em nome do PSDB, é ainda fazer propagandas dessa empresa.

  17. Império

    No livro “Afundação Roberto Marinho” (retirado inexplicavelmente de circulação) há informações aterradoras sobre esse senhor do mundo, o dono de tudo e que até hoje – seu fantasma –  ronda pelos lados de Brasília.  Fico pasmo até hoje por ver redes de televisão como a Excelsior e mesmo a Tupi simplesmente sairem do mapa, muitas com incêndios suspeitos. Isto é, nada podia se interpor ao crescimento absoluto dessa “rede”, o que o confirma essa interferência danosa na história onde muitos perderam a vida e que talvez (caso o general tivesse desistido) não tivesse acontecido.

    Se se abrir arquivos desses donos, certamente muitos outros podres aparecerão e todos nós apenas teremos a prova oficial de um escândalo que pode tomar os rumos de uma Petrobras.

    Finalmente, sugiro que as famílias dos desaparecidos ( que com certeza jazem numa vala) e os mortos reconhecidos dessa época procurem seus direitos não apenas junto à Comissão da Verdade, mas citando essa família que aí está, muito bem viva e lucrando com as escolhas daquela época.

  18. Ditadura e família Marinho

    Mesmo que não seja inédito, a publicação do documento neste momento tem grande valor (sou licenciado em história e não o conhecia, mesmo sabendo da ligações viscerais dos Marinhos com a ditadura). Comento pouco, mas sou leitor assíduo do excelente blogue de Luis Nassif.

  19. Golpe é nome e sobrenome da Globo

    O nome e sobrenome da Rede Globo é Golpe. O sinônimo é manipulação e o antonônimo é Liberdade de Expressão. Esses documentos precisam ter a mais ampla divulgação possível.

  20. Como fazer chegar essa

    Como fazer chegar essa verdade aos 30 por cento de eleitores que se abstiveram de votar?

     

     

     

     

  21. boicotar a rede g-roubo

    É INCONCEBÍVEL MANTER RELAÇÕES CORDIAIS COM SEMELHANTES PULHAS: SÃO OS RESPONSÁVEIS MAIORES PELA DESTRUIÇÃO DE NOSSA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA E QUEREM REPETI-LO MAIS UMA VEZ. SOMENTE O SEU BOICOTE POR PARTE DO POVO BRASILEIRO PODERIA NOS FAZER SOBREVIVER À SUA SANHA. ABAIXO A REDE G-ROUBO.

  22. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome