El Pais mostra aos jornais brasileiros como fazer jornalismo

Não é apenas o extremado conservadorismo que se abateu sobre a imprensa brasileira. É a total perda de referencial sobre o papel da imprensa e mesmo sobre o negócio imprensa.

Nos países civilizados, da mídia mais à direita àquela mais à esquerda, uma característica recorrente é a denúncia das arbitrariedades do Estado. É um fator que legitima a imprensa até para que possa dar seguimento a campanhas anti-direitos-sociais.

Ser contra direitos sociais é questão ideológica, só perceptível aos leitores mais sofisticados.

Solidarizar-se com famílias, jovens, idosos, crianças, mulheres, sendo atacados por uma PM violenta, é qualidade universal de caráter, assim como a generosidade, a solidariedade, a defesa dos mais fracos. É o chamado “belo gesto”, que provoca admiração até nos adversários e fortalece a imprensa até nas suas bandeiras anti-sociais. É como Ali segurando o último soco contra Foreman, como Sobral Pinto defendendo os adversários ideológicos, como Pedro Aleixo insurgindo-se contra o arbítrio. E como Ruy Mesquita acompanhando seus jornalistas quando eram detidos pelo DOI-CODI.

Diretor de redação do Estadão e da Folha, Cláudio Abramo cunhou uma frase célebre: “O jornalismo é o exercício diário do caráter”.

Nos anos 80, Otávio Frias de Oliveira descobriu que a generosidade, o endosso às boas bandeiras – diretas, liberdades civis – era um belo negócio. Ousou e conseguiu transformar a Folha no jornal mais influente do país. A Folha não tinha apenas leitores, tinha apaixonados, por conseguir assimilar vários valores da nova geração que ascendia: inquietação, destemor, nova linguagem, modernidade, estilo descolado, provocativo, liberdade. E Frias fez tudo isso como estratégia comercial.

Entre os grupos de mídia, os estrangeiros – El Pais, BBC, Reuters – estão dando aulas de jornalismo aos nacionais, indo atrás dos fatos, impedindo a disseminação da “verdade oficial” e indignando-se com o arbítrio.

Quem está com saudades do jornalismo, confira a reportagem de El Pais: “Milhares vão às ruas contra Temer em SP e PM reprime ato com justificativa controversa”( http://migre.me/uUmFE)”.

Tendo como compromisso a fidelidade aos fatos, o jornal junta relatos de 6 jornalistas para mostrar que havia uma manifestação pacífica, com famílias participando, que a manifestação seguiu em perfeita ordem até o Largo da Batata. E lá explodiu a confusão por provocação direta da Polícia Militar.

“Imagens de uma vidraça quebrada em um estabelecimento na Largo da Batata, divulgada pela Globo News, explicaria mais tarde o que a PM procurou justificar. Mas, os seis jornalistas do EL PAÍS que seguiram a marcha dos manifestantes em distintos pontos do percurso não presenciaram nenhum ato de vandalismo, o que não deixa claro se a tal vidraça quebrada foi uma reação posterior à violência policial. Outras dezessete pessoas que estavam no protesto relataram, por rede social, também não ter visto nada que pudesse ser considerado “vandalismo”.

Às 22h45, a Secretaria de Segurança do Estado divulgou uma nota alegando que houve um princípio de tumulto na estação, que “se transformou em depredação. Vândalos quebrando catracas, colocando em risco a vida de funcionários”. A repórter Marina Novaes se encontrava no local na hora das bombas e não viu nenhuma catraca depredada. Mais tarde, a ViaQuatro, concessionária responsável pela estação Faria Lima, disse que a confusão resultou em uma lixeira, uma luminária e uma catraca quebrada. O que também não deixa claro se esses prejuízos foram provocados após as bombas terem sido atiradas”.

Enquanto isto, na Folha, que estimulou a violência da PM com um editorial exigindo ordem, colunista fala em “elite vermelha” e diz que Dilma insufla o ódio nas ruas e vai morar em Ipanema (http://migre.me/uUmJs)

Luis Nassif

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não temos jornalismo.
    O que

    Não temos jornalismo.

    O que temos é propaganda fascista.

    A imprensa conseguiu destruir a sociedade brasileira.

    É bom que tomem cuidado pois podem ser as próximas vítimas.

  2. Vamos simplificar.
    A direita
    Vamos simplificar.

    A direita no mundo abriu guerra depois das esquerdas estarem ganhando terreno, certos das populações terem se conscientizado de que precisam de mais diretos e que as promessas dos planos originados fds escola de Chicago, de Tatcher e Reagan não foram entregues.

    Para tal, armaram, por meio do legislativo, até mesmo dentro de governos mais à esquerda, uma série de legislações mastodontes de controle e repressão como a famigerada lei antiterrorismo e s cultura do bem e mal de origem norte americanos e que foram espalhados pelo mundo.

    O que ocorreu no Brasil com a deposição de Dilma é a mesmíssima coisa que ocorreu en 64. Mostrar ao mundo que a política americana do norte, tanto naquela época quanto hoje por objetivos econômicos claros de concentração de renda e exploração dos países periféricos. Se em 64 se escamotiou os reais motivos alegando i anticomunismo, aos a justificativa foi de anticorrupção.

    Os objetivos são os mesmos, aumentar a dependência aos EUA, reduzir direitos, aumentar a concentração de riqueza, e mostrar ao mundo de que lado esta a força.

    1. Voltando para complementar
      Pois é, os golpes se deram por semelhança a imprensa age com igual similitude.

      Mas, afinal, qual o motivo da estranheza?

      Não se sabe que a imprensa é parte integrante da classe média e que atende à interesses dos graves grupos,n por lógica estrangeiros?

      Não é preciso reabrir o mercado, como dizem,?

      Qualquer estudo da nossa história irá apontar a nossa mídia, não como uma ponte à crítica de políticas públicas, mas defensora de interesses individualista ou corporativos.

      Uma imprensa de casinha boneca, com lobos maus famintos, RSA é a imprensa fé b país de classe média Alice, que vive em um mundo de fantasia, sem interesses em reflexões, disposta a seguir os caminhos que a madrasta aponta..

  3. BANDIDAGEM

    Ban – di – da – gem.

    É disso que se trata. A velha e carcomida imprensa brasileira vem agindo fora da lei, mentindo, insufalando tolos e desinformados.

    Se isso não é bandidagem…

     

     

     

     

  4. Assimetrias…

    Entendo pouco de muita coisa, e quase nada de jornalismo, até porque não tive o prazer de encontrar algo digno desse nome ao lono de minha vida-meia-idade…

    Mas o certo é que as assimetrias do capital, que levam fluxos e refluxos dali para acolá, entulhando os mais ricos de mais riqueza, e depauperando ainda mais os já muito pobres, guarda uma correlação sinistra com as assimetrias institucionais formais, e as do poder midiático em cada país desse mundão sem deus…

    Quanto mais pobre o país, mais subserviente é a sua elite e sua mídia comercial, não há por onde escapar. Quanto mais acirrada a disputa pelos bens e serviços, quanto maior a necessidade de manter a ralé no seu lugar, maior é o chicote que estala nas redações e estúdios…

    Então, se é verdade que o pessoal da folha acompanhava seus jornalistas ao cárcere, é certo que fornecia aos verdugos os meios necessários para perseguir a todos, inclusive os seus funcionários (alô, alò OBAN e Operação Condor)…

    A conquista de um jornalismo decente é reflexo direto das condições decentes nas quais um povo pode viver, e por isso mesmo, anda que sob a sombra do conservadorismo ideológico, refute a barbárie feita em nome dele (conservadorismo)…

    Não é o jornalismo que refletirá um pais justo, mas sim um país justo que possibilitará um jornalismo decente…Se depender dos empresários de mídia, nós comeremos m*rda o resto de nossos dias…

    Cada um dos grupos de mídia deitou, rolou. alimentou-se, e lambusou-se com o sangue que escorria dos porões da “redentora”…Não há exceções, não há gesto digno de nota…

    Eu até entendo que Nassif goste de nutrir alguma memória afetiva em relação a esses canibais, mas infelizmente, eles só se comportam até a hora do jantar, meu caro…

  5. Olha, ver autoridades

    Olha, ver autoridades tripudiarem de uma jovem multilada

     

    é de uma vergonha sem par, eu não tenho mandato parlamentar, nem posto de comando, mas se há ainda alguma instituição que tenha vergonha na cara nesse país deveria cobrar uma atitude do governardor desse estado e se o mesmo ficar inerte que se denuncie o proprio governardor, o que é inadimissivel é o barbarismo primitivo que exala de certas pessoas neste país, incompativel com determinados cargos, que os parlamentares e autoridades progressistas apareçam e façam o que se espera deles……….

    1. Quando falou em guerrilha urbana…

      … parei de ler, muita viagem pra mim. Pior que ainda tem gente que acredita numa bobagem colossal dessas. Como se a inteligência da PM fosse dar informações desse tipo, ou mesmo o MTST ou o MST fossem se prestar a um papel desses. Se esse fosse o caráter desses grupos, perguntaria aos autores, por que não se armaram antes? Como, por exemplo, durante a década de 1990, quando tivemos graves comflitos que acabaram em mortes, como o do Pontal do Paranapanema? É muito ácido na veia ou paranoia mesmo…

  6. Desfaçatez chocante do articulista da Folha

    Olha, Nassif… já vi muito articulista cara de pau na imprensa.

    Mas um “sutil” o suficiente para – conseguir! – transparecer a sua demagogia, hipocrisia e desfaçatez em apenas 1 (!) parágrafo penso ser inédito:

    Esse saudoso da guerra fria fala de “comitês centrais” circulando alvos a serem assediados.

    Uma – apenas uma (!) – sentença depois, no mesmo parágrafo, ele é que segue a diretriz de um certo “comitê central” (midiático) de expor Dilma Rousseff na sua vida pós-Brasília, na vã tentativa de intimidá-la. Já o fizeram a Globo e depois a Folha, que ele, com orgulho, linka (o azulzinho em “em Ipanema”).

    Sim, a Folha o fez em reportagem desonesta e “irresponsável”: por “descuido” circula o endereço completo do apartamento “de luxo” (argh!) comprado pela mãe de Dilma em 1973 (!), onde a Presidente vai morar.

    E por que o assédio? Por que a tentativa torpe de intimidação?

    (Extrato do post: “Colunista da Globonews sem noção: de isentona a chapa branca em 24h, por Romulus”)

    E, mais uma vez, o oligolpólio midiático age em consócio na sua empreitada (assassina?):


    Notem o “descuido” da Folha: inadvertidamente colocou na foto, além de tudo o mais, o número do prédio. Certamente na semana que vem enviado especial ao Rio escreverá matéria sobre a “nova rotina” da ex (ressaltarão com muita ênfase o prefixo) Presidente Dilma, no Rio. Detalhará, inclusive, horas de entrada e saída, lugares que frequenta, escala dos seguranças pessoais, vias de acesso e de fuga do local mais convenientes, prêmio oferecido pela cabeça, digo, por selfies com a Presidente…

    *   *   *

    E por quê?

    Ora, Globo e Folha não a querem no Rio, falando aos muitos correspondentes estrangeiros que vivem na cidade.

    Querem ela no RS.

    De preferência no fundo do Rio Guaíba.

    Temer, o PSDB, aliados – e Marina! – terão de aceitar: Dilma continuará sua trajetória rumo a construção de um mito político.

    Que ironia!

    Mas nada original:

    Não foi o julgamento injusto e a pena de morte que tornaram Sócrates maior como figura?

    Sem entrar em debate teológico / histórico: não foi o julgamento injusto e o sacrifício de Jesus de Nazaré (Deus e/ou homem) que fundou uma fé?

    Pois é…

    O mito do homem (e da mulher!) justo, injustiçado por poderes corrompidos ou por uma democracia já degenerada pela demagogia cala fundo na psique humana. Existe desde que o mundo é mundo.

    No golpe contra Dilma Rousseff, de 2016, temos os dois: poderes corrompidos, em conspiração aberta, aliando-se a demagogos (i) nas corporações do Estado – STF/Justiça, PGR/Janot, PF; (ii) nos grandes grupos de imprensa familiares; e (iii) nas instituições da sociedade civil organizada – OAB, FIESP, CNA, FEBRABAN, igrejas, etc., para julgar – e condenar! – alguém unanimemente reconhecida como justa.

    Dessa perspectiva, os algozes de Dilma “fizeram a sua fama”. Da mesma forma que, a seu tempo, o Sinédrio e os Romanos – secundados também por populares em frenesi, não é mesmo? – aumentaram a de Jesus de Nazaré, homem e/ou Deus. E ainda, o tribunal popular ateniense aumentou a dimensão da figura do filósofo Sócrates, ao condená-lo de forma iníqua à morte por envenenamento com cicuta.

    Quantos outros exemplos não haverá desse mito?

    Joana D’Arc queimada na fogueira da inquisição, Tiradentes enforcado e esquartejado como bode expiatório, Dreyfus, vítima do antissemitismo e de uma armação, o suicídio de Vargas, instado pelas mesmas forças que agora golpearam, novamente, a democracia no Brasil…

    *

    Deve-se ter cuidado ao brincar de feiticeiro. O caldeirão pode transbordar e queimar quem se supunha mais esperto do que de fato era.

    Dilma entrou a semana mais morta politicamente do que Getúlio Vargas.

    Terminou como liderança candidata a mito.

    Vivente!

    Como disse recentemente uma certa justa tratada com iniquidade atroz:

    – A vida é dura, Senador!

    *

    Vídeos:

    (1) Momento épico: Merval Pereira passa recibo de desespero com perda da batalha pela narrativa. É golpe! Aceita que dói menos…

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=EouuM_cIcZE%5D

    (2) Dilma a Cunha Lima: “a vida é dura, Senador”.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=rjLBFcCGMR8%5D 

     

  7. Triste é o país que precisa

    Triste é o país que precisa da imprensa estrangeira para ter um pouco de jornalismo. Em tempo, sei que existem congêneres brasileiros que fazem jornalismo como, por exemplo, o GGN, carta capital, revista brasileiros, sul21, rede brasil atual, agência brasil (por enquanto…), mas infelizmente nenhum destes consegue se fazer ouvir pelo brasileiro médio completamente tomado pelo cartel de mídia que assola o país.

    1. Uau!!!!
      Ah, teve tambem o

      Uau!!!!

      Ah, teve tambem o caso do “amerrrrricano” do Parana (!) que EXIGIU uma porrada de coisas do governo, inclusive o fim da PEC (37, se nao me engano).  Isso logo depois das revoltas de 2013.  So que…  nada a respeito do cara batia, e o sotaque dele nao existe em nenhum segunda-geracao que eu ja vi na minha vida inteira por ser (aparentemente) causado por problemas psicologicos (se eu tiver que advinhar…  autista).  (e eu conheco linguagem o bastante pra te dizer que nao existe brasileiro hoje que ja inventou mais leologs do que eu).  E teve tambem o caso da “brasileira” do youtube que postou o video “porque eu nao vou aa Copa” falando mal do governo e que…  de fato, veio ao Brasil exatamente aa epoca da Copa.

      Por onde anda essa putaiada hoje mesmo?

      O cara ta certo:  nao da pra ninguem do “jornalismo” brasileiro reconhecer fraude de extrema direita so de bater o olho nao?  Eh impossivel pra eles?

      Oh?!?!?!  Mentira sua!

      SAO TODOS de extrema direita????

      Nao acredito!  Voce so pode estar brinc…

  8. Tudo Haver: Globo, Chuchu e Temer

    Compareci com um dos filhos à manifestação e comentei, desde a concentração na Paulista e enquanto descíamos a Rebouças rumo ao Largo da Batata, que achava estranho malharem apenas Temer, todo tempo, e não malharem o grande patrocinador do golpe e de Temer, a rede globo dos marinhos.

    Ao mesmo tempo, as preocupações do filho em relação ao aparato policial intimidatório, respondia que não atacariam durante o trajeto dado a grandiosidade do protesto, mas certamente fariam ao final, na dispersão, quando houvessem poucos, para atenderem ao encomendado e possibilitarem a globo, entrar ao vivo para valer e caracterizar tratar-se o protesto, obra de vândalos e de adeptos da violência política.

    Não deu outra, alinharam a tropa à frente da estação Faria Lima, que foi entupindo de gente e ao invés de liberarem as catracas, como feito nas manifestações CBF convocadas pela globo e associados, deixaram acontecer o caos e a deixa para a tropa do Alckmin fornecer o cenário encomendado.

    Segue-se, finalmente, a entrada triunfal da globonews no ar, agora para valer, com aquele espiroqueta como “repórter” a vomitar o script acusatório, sem o sonso dar-se conta que atrasados e de rabo de fora, ficou tudo tão explícito que até a mídia irmã no millenium, salvo as exceções de praxe, tiveram que recuar e relativizar a encenação da polícia do chuchu e do “repórter” espiroqueta da globo, na elaboração do discurso do vandalismo e do caos, que não aconteceu, além da violência gratuita proporcionada pela polícia e potencializada pela globo. 

  9. Não precisa nem ler os

    Não precisa nem ler os jornais pra perceber que eles têm um lado. Hoje, nos sites, quase não se falaou da manifestação. Não havia fotos grandes que mostrassem que foram muitas pessoas. É nojento 

    1. Jornal tem lado desde que a

      Jornal tem lado desde que a imprensa foi inventada por Gutemberg, tem lado em todo e qualquer Pais, é da essencia da imprensa ter lado, ideologia, viés, opinião.

      1. Jornal ter lado é comum em
        Jornal ter lado é comum em qualquer país civilizado O problema são todos os gran,des jornais de uma país, terem o mesmo lado. Isso só em ditadura.

      2. Jornal ter lado é comum em
        Jornal ter lado é comum em qualquer país civilizado O problema são todos os gran,des jornais de uma país, terem o mesmo lado. Isso só em ditadura.

        1. Nada a ver. Tem o lado do

          Nada a ver. Tem o lado do dono e não são nada iguais, a FOLHA é completamente diferente do ESTADÃO  e os dois são muito diferentes do GLOBO, ditadura é quando o Governo é quem manda na imprensa, como em Cuba, onde o GRANMA reflete a opinião do Governo e não tem jornal concorrente.

          1. Manchetes praticamente
            Manchetes praticamente iguais, abordagens de assuntos complexo com o mesmo foco, pautas parecidissimas. Ficou claro que agiram como cartel. Qualquer um que cresceu lendo jornal, sabe disso. Em tempo, ter lado nao significa distorcer os fatos. Imagine um episódio ridículo como o da bolinha de papel numa imprensa plural? O candidato seria ridicularizado.

          2. Pode ser que Cuba seja uma ditadura…

            …e a repressão orquestrada pela direita brasileira – como o Nassif já explicou em de seus xadrezes neste espaço – faz com que o Brasil esteja trilhando o mesmo caminho. Por outro lado, Cuba parece estar deixando de ser uma ditadura, enquanto o Brasil está certamente voltando a ser uma ditadura – em ritmo acelerado.

  10. Boston Globe vs folha

    Coincidência ou não, assisti “Spotlight – Segredos Revelados” neste último final de semana. E foi uma experiência devastadora, tanto por ter sido ligado à igreja católica durante minha infância e adolescência quanto por ficar me lembrando do jornalismo que já se fez no Brasil um dia. Como disse o chefe da equipe Spotlight, as vítimas da violência poderiam ter sido quaisquer um deles envolvidos com a reportagem – da mesma maneira que os repórteres do El País foram, sem que houvesse nenhuma justificativa.

    Não sei se hoje em dia existe um órgão da grande imprensa no Brasil com a penetração, reputação e prestígio equivalentes aos de um Boston Globe na época em que este revelou o escândalo. Mais ainda, duvido que haja uma equipe jornalística realmente comprometida com os seus leitores da mesma maneira, porque hoje nos faltam compaixão e solidariedade.

    Meu horror diante de nossa realidade atual é bem ilustrado por minha ex-professora de canto, que conhecia faz mais de 25 anos, e que ficou comemorando em redes sociais o fato da repórter ter perdido a visão do olho esquerdo. Alguém que mexeu com música sua vida inteira, e que durante muito tempo foi alguém muito presente em minha vida!

    Dá desânimo, sim.

    1. O pior jornalismo, o mais

      O pior jornalismo, o mais sectario do planeta é o dos Estados Unidos, o filme “”Cidadão Kane”” de Orson Wells, sobre o magnata de jornais William Randolph Hearst mostra isso claramente, hoje tem a rede FOX, asquerosa. Boston Globe é um jornal regional, como a GAZETA DO POVO, de Curitiba, lá tem jornais com lado definido, NY Times e Washington Post são do partido Democrata, Wall Street Journal é conservador assim como Los Angeles Times , Chicago Tribune, Miami Herald,

      há jornais pessimos como USA Today,  não tem nada de tão melhor na imprensa americana, fazem coberturas péssimas sobre o resto do mundo do qual pouco entendem e não fazem questão de entender.

      A proposito a Cadeia Hearst, pintada como demoniaca por Orson Welles, ainda é uma das maiores dos EUA, com 300 jornais.

      1. Um jornal regional que fez uma matéria de alcance mundial…

        …pois estimulou àqueles que haviam sido vítimas da violência a revelarem suas histórias, e foi assim que descobriu-se que o problema dos abusos sexuais cometidos por membros do clero ocorria em nível mundial. Que jornal regional do Brasil, hoje, tem condições de fazer uma matéria com esse alcance e que mexa tão profundamente com a vida das pessoas? Se os regionais não podem, que dirá os nacionais!

         

  11. EL PAIS é o grande jornal

    EL PAIS é o grande jornal anti-franquista da redemocratização da Espanha em 1975, se contrapondo ao ABC, que até hoje é porta voz da direita, portanto o viés de EL PAIS é de centro-esquerda, nasceu depois da morte de Franco. No Brasil seria o jornal oficial do PT, tem posições parecidas. Na Espanha era visto como veiculo do PSOE, hoje está se independentizando.

    Seu apogeu foi durante o Governo de Felipe Gonzalez,, do qual EL PAIS foi durante bom tempo porta-voz e Jesus Polanco,

    seu dono, era um dos homens mais importantes da Espanha.

    1. Jornal tem lado.Voce tem

      Jornal tem lado.Voce tem lado,eu tenho também,afinal todos temos,isso é redundancia.Mas o crucial aqui é fazer jornalismo.Dar valores aos fatos,não distorcer narrativas,não esconder parte da noticia.Isso é o que é importante.

  12.  
    1 – Tive a honra de

     

    1 – Tive a honra de conhecer a Carla Jimenez pessoalmente quando fomos à Brasília para a posse da Dilma. Sentamos lado a lado no avião e conversamos durante a viagem. Ela ia fazer a cobertura pro El País.

    Ontem, ao ler sua reportagem, entrei em seu perfil no facebook e a parabenizei pela lealdade dos fatos apresentados.

    2 – O nível de repressão nas manifestações de rua está muito mais alto do que na ditadura. Lembro de uma manifestação que se dirigia ao Lgo. São Francisco e tivemos que deitar no viaduto do Chá pra não sermos atacados e presos pelos gorilas. Usávamos esta tática e saíamos ilesos.

    Hoje, mesmo deitados, imobilizados, senhoras grávidas, crianças, são atacadas, apanham, levam socos, são arrastadas, não há como se defender dos brucutus das puliça 

  13.  
    1 – Tive a honra de

     

    1 – Tive a honra de conhecer a Carla Jimenez pessoalmente quando fomos à Brasília para a posse da Dilma. Sentamos lado a lado no avião e conversamos durante a viagem. Ela ia fazer a cobertura pro El País.

    Ontem, ao ler sua reportagem, entrei em seu perfil no facebook e a parabenizei pela lealdade dos fatos apresentados.

    2 – O nível de repressão nas manifestações de rua está muito mais alto do que na ditadura. Lembro de uma manifestação que se dirigia ao Lgo. São Francisco e tivemos que deitar no viaduto do Chá pra não sermos atacados e presos pelos gorilas. Usávamos esta tática e saíamos ilesos.

    Hoje, mesmo deitados, imobilizados, senhoras grávidas, crianças, são atacadas, apanham, levam socos, são arrastadas, não há como se defender dos brucutus das puliça 

  14. El Pais. . . .

    Teremos que comprar jornais do exterior para saber o que acontece no Brasil. A nossa “imprensa” está dando um tiro no pé ou, então, daqui um tempo pedirão perdão ao povo, como a rede golpe.

    O que fizeram (folha) com o apartamento que a Dilma vai morar é uma imensa perversão de caráter, se é que esta gente o tem ou tiveram algum dia.

  15. A imprensa brasileira é um veneno contra a democracia

    Como já alertava o bom blog Redecastorphoto lá pelos idos de 2010:

     

    “O Brasil viveria dias de felicidade e esperanças realistas sobre o futuro dos nossos filhos e netos — não houvesse por aqui essa HORRENDA ‘mídia’ paulista, udenista, golpista, reacionária e que ainda tenta sobreviver de impingir aos eleitores o pior jornalismo do mundo. Por isso tudo, já há muito tempo não lemos jornais brasileiros.

     

    Fomos levados a isso, porque os jornais brasileiros são horrorosos, cada um pior que o outro: jornalismo ginasiano, de ginasiano mal educado, racista, preconceituoso, metido a sebo. Os jornalistas profissionais brasileiros são tecnicamente incompetentes, mal formados, tolos, ‘colunistas’ que se sentem ‘inteligentíssimos’ – o que só faz aumentar o ridículo da vacuidade, da tolice, da miséria do que produzem e publicam sem pejo. (…) Fato é que o jornalismo brasileiro reúne impressionante coleção de fascistas sinceros.

     

    (…)

     

    Se há campo em que se pode ver nua a crua a miséria, a falta de visão civilizada do mundo, a venalidade (baratinha, sim, mas nem por isso menos venal), a ignorância, o raso, o atrasado e ativamente atrasante, a mais perfeitamente completa miséria intelectual das ditas ‘elites’ brasileiras, esse campo é o jornalismo brasileiro. O Brasil vive engambelado, até hoje, pelas mais burras ‘elites’ (pressupostas!) que há no planeta. Daí, o ‘jornalismo’ abestalhado e abestalhante que se oferece aos infelizes brasileiros que ainda sejam consumidores pagantes do ‘jornalismo’ no Brasil.

     

    Quando – porque não perco as esperanças! – essa gente for calada ou pelo implacável mercado ou por lei de democratização, o Brasil dará passo gigantesco no rumo de merecer respeito na chamada ‘comunidade internacional’. Antes disso, se o pessoal rir de nós por causa do ‘jornalismo’ brasileiro, temos de nos conformar.

     

    Quem se deixe engambelar, por exemplo, pelo ‘jornalismo’ da Rede Globo, da revista (NÃO)Veja, dos jornais O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo – pra ficarmos só nesses! –, merece, sim, ser motivo de chacota universal.

     

    (…)

    http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2010/09/editorial-da-redecastorphoto-de-15-de.html

  16. El Pais. . . .

    Teremos que comprar jornais do exterior para saber o que acontece no Brasil. A nossa “imprensa” está dando um tiro no pé ou, então, daqui um tempo pedirão perdão ao povo, como a rede golpe.

    O que fizeram (folha) com o apartamento que a Dilma vai morar é uma imensa perversão de caráter, se é que esta gente o tem ou tiveram algum dia.

  17. Com toda falta de modéstia do

    Com toda falta de modéstia do mundo, ouso dizer que é ingenuidade ver nobreza em perceber o sinal dos tempos e surfar na onda para ganhar prestígio e dinheiro.

    Digo isso, partindo da mesma lógica. Se o “zeitgeist”  (de curto prazo) fosse outro, como p. ex. 64 no Brasil ou 33 na alemanha, a onda a ser surfada tbm seria outra.

    As evidências foram os carros na oban (pós 64) e a posição da mesma empresa familiar a partir de 2004 (aproximadamente). Desde o mensalão* que o golpe está sendo sovado por essa empresa.

    * Que é só do PT, o outro, é ou foi mineiro por longo tempo e quando virou tucano desapareceu imediatamente. Era mineiro para mostrar a imparcialidade dos “brothers” do poder judiciário…, para eles ficarem bem na fita.

  18. EL PAIS é um lixo de
    EL PAIS é um lixo de jornalismo, bem como essa GGN, por favor, nunca vi tanta coisa ridícula em uma empresa de jornalismo, se juntar as duas então, é o apocalípise do jornalismo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador