Panamá Papers: TV Globo foi citada por lavagem de dinheiro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

de Os Amigos do Presidente Lula

Panamá papers: Banco Holandês investiga lavagem de dinheiro em contratos com a TV Globo

Os jornalistas investigativos holandeses que se debruçam sobre os arquivos do Panamá vazados da Mossack e Fonseca descobriram o que o jornalista Fernando Rodrigues “ainda não enxergou” no Brasil:

A TV Globo está citada na investigação de lavagem de dinheiro do De Nederlandsche Bank.

O texto está em holandês e a tradução automática não fica bem compreensível. Mas vamos começar a divulgar dentro do espírito do jornalismo colaborativo dos blogs que levaram à descoberta da mansão em Paraty – que a TV Globo não noticia – comprada também no esquema da Mossack Fonseca.

Pelo que deu para entender, trata-se de empresas offshores de fachada que intermediaram propinas para cartolas de futebol pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores da América negociados com a TV Globo.

Segundo a notícia, os investigadores não veem lógica na intermediação dos direitos de transmissão feitos com a Globo, através de uma empresa que parece ser de fachada.

Esse assunto já está em investigação pelo FBI nos Estados Unidos mas o Panamá Papers parece confirmar alguns fatos e trazer novos elementos à investigação.

Algumas empresas citadas:

Torneos & Traffic Sports Marketing BV (T&TSM, empresa que assinou contrato com a TV Globo)

Valente Corp. (empresa offshore panamenha).

Arcos Bussiness (Empresa nas Ilhas Virgens Britânicas).

Spoart Promoções e Empreend. Artíticos e Esportivos Ltda. (Empresa brasileira de familiares de José Margulies, investigado no caso Fifa).

Em tempo: O Fernando Rodrigues também “não viu” os donos da mansão em Paraty até agora.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moralismo sem moral

    É incrivel ver no Brasil a prática de um moralismo sem moral por parte de muitos congressitas, empresários, trabalhadores(alguns completamente imbecilicados e robotizados) e meios de comunicação, por que cansamos de ver os nomes de muitos envolvidos em tudo que é tipo de jogada ilícita, a globosta na mídia é mais corrupta dos corruptos e imoral,  deputados como cunha, aécio e outros do mesmo naipe que estão em escândalos e mais escândalos e a coisa flui como se nada de mais estivesse acontecendo. Grandes empresários que burlam o fisco e acham que a moral deles é a correta. Onde vamos parar?

  2. Pensem mais alto blogueiros!
    Permitam uma critica.Os Blogs de esquerda as vezes me parecem tão engessados para achar soluçoes.
    1-Estão se batendo para traduzir um texto, por quê não entra em contato direto com o jornal holandes (em ingles)? Escrevam e conversem com eles, expliquem o jornalismo brasileiro, peçam mais detalhes dos temas. Paulo Henrique Amorim é apresentador de TV, o Mino tem uma revista, gente de grande projeçao que con certeza eles vão responder.
    2 Façam o mesmo com o jornal Miami Heralsll, eles tem coisas interessantes sobre o Joaquim Barbosa.
    3 O colaborador do Chile tambem disse algo interessante pra nós no ambito da Panama Papers.
    4 Entre em contato com o Glen Greenwalt (Snowden) que mora no Rio, contatem o Assange, ele curte o Brasil também e deve ter coisas sobre o Panama Papers.
    5 Anonimous
    Enfim
    Não fiquem so esperando sair materias, voces tem poderes!…Se movam!!

    1. Eu acho espantoso que

      Eu acho espantoso que blogueiros de mídia alternativa, em geral jornalistas experientes, não consigam sequer um tradutor para traduzir uma página de uma revista editada na Holanda. Liga para qualquer associação de tradutores que vão conseguir fácil, a um preço incrivelmente baixo. Meu pai era tradutor juramentado de dinamarquês e recebia pouco por lauda traduzida. Tradução não custa caro no Brasil.

      Jornalistas com anos de carreira em jornais grandes, que sabem como investigar um fato, ficam esperando as notícias lhes caírem no colo como se fosse chuva. E depois reclamam que são pautados por Globo e outros veículo da mídia bandida. Se precisarem de fundos é só pedir que os internautas acodem e ajudam. Já fizemos isto antes e faremos novamente, se for preciso. Ainda mais para noticiar fatos que a Globo e Cia jamais noticiarão.

      Mas há uma paralisia geral, até a publicação de um post como esse, sem nenhuma novidade, e a confissão do editor do blog de que “pelo que se pode entender” as coisas se passaram assim ou assado.

      Está mais do que na hora de montarmos um grande portal com mídia séria, sem amadorismos, e com efetiva capacidade investigativa. Se não, continuaremos engolidos pelas Globos da vida.

  3. o rastro de pólvora…

    Sempre fico me perguntando, por onde andam os abnegados e determinados procurados da nossa república sobre alguns fatos…

    Lembram do lance do CADÊ O DARF GLOBO, então, o grande “operador” dos direitos do futebol brasileiro por anos foi nosso querido J. Hawila, preso pelo FBI no processo de corrupção da FiFA, ou seja, vários brasileiros que comandam a CBF estão envolvidos até o talo, e nada do MP em verificar o ocorrido…

    A GLOBO sempre pagou os direitos de transmissão através de empresas “ultra-mar”, que beleza, sem recolher os impostos devidos…

    Não é à toa que a mesma luta ferozmente contra esse governo…

    E o que deu o caso do DARF?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador