Texto de Merval Pereira sobre Lula não é jornalismo, diz advogado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Montagem: Brasil 247

Jornal GGN – O advogado Cristiano Zanin, que atua na defesa do ex-presidente Lula, disse nesta segunda (9), em carta aberta ao jornalista Merval Pereira, de O Globo, que o texto dele incitando a opinião pública a dar a condenação e prisão de Lula na Lava Jato como certa não é digno de ser chamado de jornalismo.

Merval publicou em sua coluna um texto falando das delações da Odebrecht e insinuando – a exemplo do colega Ricardo Noblat, que é processado por Lula – que o juiz Sergio Moro já tem indícios suficientes para condenar o ex-presidente. O caso envolve um apartamento e um terreno em São Paulo, que a Lava Jato diz que a Odebrecht queria dar a Lula para a construção de seu instituto.

“Na verdade, seu texto não é jornalístico. Insere-se nas táticas de “lawfare”, para manter em permanente exposição negativa a imagem e reputação de Lula. Publicações como a sua servem para mascarar a falta de qualquer materialidade nas suspeitas que são lançadas sobre o ex-Presidente por agentes públicos, para a abertura de diversos procedimentos investigatórios frívolos, com o único intuito de prejudicar sua atividade política”, disparou Zanin.

O GGN reproduz a carta abaixo.

Senhor jornalista,

Mais uma vez, nesta data (“A luta pela sobrevivência”), sua coluna traz uma pretensa análise jurídica sobre processo envolvendo o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Juridicamente, são improcedentes as afirmações de que existem “indícios suficientes para que Lula se torne réu em mais um processo” e, ainda, que “as investigações decorrentes poderão levá-lo a ser condenado”. Seu raciocínio junta fatos que não se comunicam e, pior, a falsa narrativa induz o leitor a conclusões erradas.

A delação premiada de executivos da Odebrecht não foi homologada e, portanto, não tem qualquer valor jurídico neste momento. A rigor, está em sigilo e qualquer referência aos seus termos deve ser tomada como mera especulação.

Há fatos intransponíveis que não foram por você enfrentados: Lula jamais solicitou, recebeu ou aceitou a propriedade de um imóvel “para o Instituto” ou vizinho ao que mora. Sua coluna ignora todos os comunicados feitos pela defesa sobre o tema.

Tampouco existe qualquer relação entre esses imóveis e atribuições inerentes ao cargo de Presidente da República que foi ocupado por Lula entre 2003 a 2010. Tal situação afasta completamente qualquer dos elementos necessários para a configuração do crime de corrupção passiva, previsto no artigo 317, do Código Penal – que parece ter sido a base do raciocínio de sua publicação.

Registro que já houve pronunciamento publico do ex-Presidente sobre o assunto, afirmando que o imóvel foi oferecido para sediar o Memorial da Democracia, mas houve clara e inequívoca rejeição, a partir de decisão tomada pela Diretoria do Instituto da Cidadania, que foi posteriormente transformado no Instituto Lula.

A pretexto de tratar da situação da Odebrecht, sua coluna foca Lula, com clara omissão de fatos que já foram enfrentados pela defesa, para afastar qualquer indício da prática de um ilícito. É a demonstração irrefutável da fragilidade dos argumentos apresentados.

Na verdade, seu texto não é jornalístico. Insere-se nas táticas de “lawfare”, para manter em permanente exposição negativa a imagem e reputação de Lula. Publicações como a sua servem para mascarar a falta de qualquer materialidade nas suspeitas que são lançadas sobre o ex-Presidente por agentes públicos, para a abertura de diversos procedimentos investigatórios frívolos, com o único intuito de prejudicar sua atividade política.

A “luta pela sobrevivência” não está restrita à empresa citada na publicação. Ela envolve o próprio Estado Democrático de Direito, pois hoje o ambiente da Justiça passou a ser palco de discussões políticas, sem a observância da lei.

Cristiano Zanin Martins
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só to dando uma passadinha

    Só to dando uma passadinha aqui pra dizer que não existe democracia eleitoral, nem caricatura de democracia. O que existe é ditadura e ponto. Os que falam essas asneiras são os golpistas que meteram a mão no governo federal. E ainda agora a pouco assisti na tv o ziraldo, o otonbastos e mais um monte de véio contando o que passaram na ditadura de 1964… estão usando esses véios de bósta prá dá impressão que aquilo foi ditadura e que hoje não é… acórda velharada de mérda!… 

    1. A falta de respeito pelas

      A falta de respeito pelas figuras de Ziraldo e do ator Othon Bastos,não pode e não deve ser tolerada pelo Blog.Ademais quando fala em “velharada de merda”,Nassif tem que pensar nele e em seu Oscar.Esse sujeito é um cretino.

  2. “Mais uma vez, nesta data (“A

    “Mais uma vez, nesta data (“A luta pela sobrevivência”), sua coluna traz uma pretensa análise jurídica sobre processo envolvendo o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”:

    Mostrem me nos ultimos 20 anos de “jornalismo” dele uma unica “analise juridica” de merdal que tinha qualquer valor.

    So uma.

    Ou qualquer outro tipo de “analise”, ja que estamos no assunto.

    O cara eh aleijado mental, ponto final.

  3. Não sei se tão cedo teremos

    Não sei se tão cedo teremos um governo progressista.Tenho minhas dúvidas.

    Mas uma coisa é certa.

    Que o próximo governo progressista não cometa a estúpidez que o PT cometeu dando dinheiro para essa mídia podre.Que morram à míngua.

  4. O que não falta nesse país

    O que não falta nesse país são seres patéticos, mas esse Merval Pereira consegue se superar. É realmente impressionante.

  5. Tenho dúvidas se o “imortal”

    Tenho dúvidas se o “imortal” cara-de-pau mereceria tanta importância assim. Talvez porque escreve num grande jornal. Só isso. 

    O jornalismo, ou melhor, seu simulacro, criou a figura do “jornalista porta-voz”; ou jornalista boneco de ventríloquo. Ou seja, seus patrões para se resguardarem os usam para exercitarem seus posicionamentos políticos. Nesse sentido, não sabemos( e talvez nunca saberemos) quais são realmente as opiniões e as visões de um Merval Pereira, Ricardo Noblat, Reinaldo Azevedo. Felipe Moura Brasil, Augusto Nunes, Eliane Catanhêde et caterva. 

    A tática é simples e recorrente: pressionar o aparato repressivo ao ponto de acuá-lo com vista a condenação de inimigos políticos. 

    Ate aí, tudo bem(ou tudo mal). A tragédia é que esse vem se curvando para essas vontades. Seja por pura covardia, seja para ficar de bem junto a certo tipo de público. 

  6. Os bobos da corte

    O corporativismo da coligação golpista é tão impressionante, que basta um canalha ser pego na botija, para que a canalhada crie cortinas de fumaças com a nítida intenção de camuflar os seus malfeitos. Contra Lula a canalhada não prova nada, porém as fartas denúncias feitas, em diversas delações, contra canalhas, da canalhada que compõe a coligação golpista, passam incólumes pela depravada e desacreditada grande mídia, por um judiciário falido e podre e por uma PF partidária, parcial, delinqüente e mais suja que pau de galinheiro.

    Enfim, corromperam e seqüestraram a democracia, a constituição, o estado de direito, a verdade, a ética, a honradez, a ordem e a autoridade. Vai ser difícil, mas teremos de ter bastante paciência para continuar assistindo manifestações de borra botas, que vergonhosamente se tornaram serviçais escravizados de patrões sem honra e sem moral. Quanto mais insistem com toda essa palhaçada estúpida e amadora de incriminar adversários, que sabemos serem melhores, mais honestos, mais idolatrados e mais competentes que eles é sinal de puro desespero e de muita inveja. Então, apelam para o grito, para a sugestão, para o ódio, para a arrogância, para a mentira deslavada e para um covarde fascismo. Tentam, a todo custo, desqualificar, desconstruir e destruir a história e a brilhante vitória de Lula e do governo Lula. Desesperadamente, sem rumo, sem inteligência e sem saber o que fazer, eles insistem em tramas idiotas e infantis, para tentar fazer a população desacreditar em Lula. Eles batem, eles tentam humilhar, eles batem mais, eles mentem, eles distorcem, e o que acontece? Lula cresce mais e mais nas pesquisas. Quanto mais insistem em classificar a população de ignorante e otária, mais se tornam mais ridículos, mais incompetentes e mais babacas.  

  7. É um fantoche, mas com um canhão nas mãos.

    O jornalista Merval Pereira é motivo de riso até os vetustos “imortais”, quando degustam o famoso chá acadêmico.

    É apenas um esforçado boneco-de-ventríloqüo do patrão, como qualquer estagiário de redação.

    A diferença é que Merval é um “imortal”. Mas, como acreditar em uma instituição que acolheu como “imortal” o hilário Merval, José Sarney e Paulo Coelho; e que deixou de fora, por exemplo, Patativa do Assaré e Mario Quintana?

    Mas, como tem um canhão nas mãos, os veículos das Organizações Globo, as acusações absurdas contra Lula não poderiam ficar sem resposta.

    Congratulações aos advogados de Lula pela atitude implacável contra seus detratores.

  8. A Lava Jato é uma operaçao do PSDB
    A Lava Jato é uma operaçao do PSDB…bastou Serra ser pego com a boca na botija para o Merdal Pereira destilar seu previsivel odio contra Lula.

  9. se alguem tem alguma prova contra o lula leve pro bonner

    Meu, ha tempo a gente vem repetindo isso, mas não custa reforçar a repetição, para que sabe estimular os Patos do Golpe, a pesquisarem e SE ATENTAREM ao que de fato está acontecendo no Brasil. Então repito: “”””””SE ALGUÉM TEM ALGUMA PROVA CONTRA O LULA, LEVE-A AO WILLIAM BONNER, OU AO JUIZ SERGIO MORO OU AO MINISTRO DO STF GILMAR MENDES; porque ELES ATÉ AGORA NÃO CONMSEGUIRAM NENHUMA PROVA QUE LIGUE O LULA A CORRUPÇÃO”””””.

  10. O judiciário entrou de

    O judiciário entrou de férias, a mídia ficou órfã dos venenos pingados diariamente nas redações contra Lula. Então para que a direita não fique sem sua cota diária do ódio com que mídia a alimenta, vem o Merval, esse imortal fajuto, e diz: “olha, não se esqueçam do Lula, quando o Moro vai pegar ele quando voltar, visse?” Canalha, pau mandado. 

  11. Minha percepção é que as

    Minha percepção é que as EMPRESAS GLOBO, por omissão, distorção, generalização, dedução, associação, manipulação da informação CAUSAM MAIS MAL ao Brasil que toda corrupção e crime organizado!

    1. Faltam provas desse crime.

      Eu tenho convicção de que o efeito deletério da Globo/Mossack-Fonseca para o país é pior que o mal causado por todas as quadrilhas do crime organizado, dos sonegadores da ZELOTES, do Panama Paper, do HSBC, do Banestado, das Gangues de Dallagnois e Moros. Mas não tenho prova.

    2. Carta aberta a Merval Pereira
      Concordo plenamente. A globo é omissa e tendenciosa cintra seus adversários politicos. Fecha wue não merece um prego nas portas.

  12. Defendendo seu emprego

     Pelos bons serviços prestados as Organizaçoes Globo ganhou uma vaga de imortal, é assim que funciona o Brasil.

  13. Cada dia me convenço mais..

    …que Lula vai ficar muito, mas muito, RYCO com a grana que levará dos processos contra as famílias da mídia e seus escroques como este imbecil do “merdal”.

    Que sítio, que triplex que nada. Agora rola fazenda e quadriplex, nas costas destes canalhas, que acusam sem provas, que incitam o ódio, que se tornam cada dia mais responsáveis por esta onda facista e por esta crise que assola o país.

  14. MERVAL IMORTAL

    Queria postar aquele audio da conversa na CBN entre Merval e Sardenberg , por ocasião das denúncias contra José Serra feitas no livro A PRIVATARIA TUCANA do jornalista Amaury Ribeiro Jr , em 2011 , no qual Merval pergunta a Sardenberg : “Qual o problema em se ter contas em paraísos fiscais? A Petrobrás tem contas em paraísos fiscais e isso não quer dizer nada. ”  , em alusão às contas de Veronica Serra . 

    Se alguém achar esse audio , favor postá-lo para se ter uma idéia da grandeza e lisura desse imortal .

  15. Aduto e Fertilizante Merdal

    Merval Pereira, com essa, mostra que realmente tem uma mente fértil. Talvez seja, pelo enorme monte de bosta que tenha na cabeça. Superando até, um camarão. Este cara é, um idiota. Ainda bem que, não perco meu tempo, lendo o que ele esreve nos jornais. Zanin, fala para o Lula, processar também, esse lixo que se diz jornalista e membro da ABL.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador