150 brasilianistas defendem a Casa Rui Barbosa

O texto da Carta Aberta foi encaminhado à diretoria da ABI pelo seu idealizador, o professor James N. Green, da Brown University (EUA)

da ABI – Associação Brasileira de Imprensa

150 brasilianistas defendem a Casa Rui Barbosa

As demissões de pesquisadores da Casa Rui Barbosa repercutiram – mal – em universidades e centros de estudos norte-americanas. Na noite de domingo (12/01), uma Carta Aberta com 150 assinaturas de especialistas em estudos brasileiros – os chamados brasilianistas – nas academias norte-americana, entre outras, de Harvard, Yale, Princeton, Columbia, New York University, Georgetown, Stanford e Berkeley, foi encaminhada à atual presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Letícia Dornelles, reivindicando a suspensão da medida por ela adotada. Na semana passada, ela retirou de cargos comissionados cinco pesquisadores daquela fundação. Aos 150 especialistas em estudos brasileiros juntaram-se ainda 20 acadêmicos latino-americanos,

O texto da Carta Aberta foi encaminhado à diretoria da ABI pelo seu idealizador, o professor James N. Green, da Brown University (EUA), historiador com uma longa relação com o Brasil. O documento trata a medida adotada por Letícia como “um desmonte do Centro de Pesquisa”. Diz ainda que os signatários reconhecem e louvam a “reputação internacional de excelência em pesquisa e reflexão” da fundação. Por tal motivo, demandam a imediata reintegração dos pesquisadores em seus cargos antigos.

As 150 adesões à Carta Aberta, como explicou o professor Green ao site da ABI, foram feitas virtualmente, com e-mail de cada um dos intelectuais autorizando a inclusão de seus nomes nesse manifesto.

Manifestação pública – Na tarde desta segunda-feira (13/01), às 15:00hs, está marcada uma manifestação na frente da Casa Rui Barbosa, na Rua São Clemente, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. A ideia é realizar um ato em defesa da pesquisa e do ensino público. Forma a demonstrar a preocupação de todos com o futuro daquela fundação quase centenária – ela foi criada em 1924, um ano após a morte de seu proprietário.

Como Norma Couri mostrou no artigo O espírito de Drummond e a Casa de Rui, a Fundação, instalada no casarão onde Rui Barbosa (1849-1923) residiu e montou sua biblioteca particular com 23 mil títulos, abriga também “uma velha fantasia” de outro grande intelectual brasileiro, Carlos Drummond de Andrade: um museu da literatura.

Abaixo, a íntegra do documento, traduzido pelo seus próprios autores, encaminhado à presidente da Fundação Casa Rui Barbosa e a relação de seus signatários.

CARTA ABERTA EM DEFESA DA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA

Letícia Dornelles, Presidente 

Fundação Casa de Rui Barbosa

Rio de Janeiro, Brasil

Nós, os abaixo-assinados especialistas em Brasil trabalhando nos Estados Unidos e na América Latina, queremos expressar nossa profunda preocupação com a tentativa de desmantelamento do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa por meio da exoneração de seu diretor e dos chefes dos setores de pesquisa, que, além de serem dedicados pesquisadores, são profissionais de liderança em suas áreas de conhecimento.

Como especialistas em Brasil que fizemos pesquisa na Casa de Rui Barbosa, participamos em simpósios nacionais e internacionais aí organizados ou sabemos da sua reputação internacional de excelência em pesquisa e reflexão, tememos que essa medida reflita a falta de apoio ao importante trabalho realizado pela instituição sob a liderança dos chefes das unidades de pesquisa que foram arbitrariamente afastados de suas posições.

Demandamos o imediato retorno aos seus cargos de Antônio Herculano Lopes, Diretor do Centro de Pesquisa, bem como dos chefes das suas distintas unidades – Flora Süssekind, Charles Gomes, Joëlle Rouchou e José Almino de Alencar – para que possam dar prosseguimento às suas atividades.

Patrocinadores iniciais:

  1. Amy Chazkel, Departamento de História, Columbia University
  2. Barbara Weinstein, Professora de História, New York University
  3. Bruno Carvalho, Professor de Línguas e Literaturas Românicas e Codiretor da Iniciativa Urbana Harvard Mellon, Harvard University
  4. Bryan McCann, Professor de História, Georgetown University
  5. Gladys Mitchell-Walthour, Professora Associada, University of WisconsinMilwaukee; Presidente da Brazilian Studies Association-Brasa (Associação de Estudos Brasileiros)
  6. James N. Green, Professor de História do Brasil, Brown University; Diretor Executivo da Brasa
  7. Marcelo Paixão, Professor Associado de Estudos Africanos e da Diáspora Africana,
  8. University of Texas, Austin; Vice-Presidente da Brasa
  9. Pedro Meira Monteiro, Professor de Espanhol e Português, Princeton University
  10. Sidney Chalhoub, Professor de História e de Estudos Africanos e AfricanoAmericanos, Harvard University, Presidente-Eleito da Brasa
  11. Stuart B. Schwartz, Professor de História, Yale University

Signatários

  1. Adria Frizzi, Professora Adjunto, Francês e Italiano, The University of Texas at Austin
  2. Alejandro Velasco, Professor Associado, New York University.
  3. Alexandra Isfahani-Hammond, Professora Associada Emérito de Literatura Comparada e Estudos Luso-Brasileiros, University of California, San Diego
  4. Alicia Ríos, Professora Associada de Espanhol, Syracuse University
  5. Alvaro Jarrin, Professor Associado de Antropologia, College of the Holy Cross
  6. Andreas Huyssen, “Villard Professor Emérito” de Alemão e Literatura Comparada, Columbia University
  7. Ana Lúcia Araújo, Professora de História, Howard University 2
  8. Anna M. Klobucka, Professora de Português e Estudos da Mulher e de Gênero, University of Massachusetts Dartmouth
  9. Arcadio Díaz-Quiñones, Professor Emérito, Espanhol e Português, Princeton University
  10. Barbara Cortizo de Aguiar, Arquiteta e Urbanista, The University of Texas at Austin
  11. Beatriz Gonzalez-Stephan, Departamento de Espanhol e Português, Rice University
  12. Benjamin Cowan, Professor Associado de História do Brasil, University of California, San Diego
  13. Benjamin Goldfrank, Professor, Escola da Diplomacia e Relações Internacionais, Seton Hall University
  14. Benjamin Legg, Professor Adjunto, Vanderbilt University
  15. Brodwyn Fischer, Professora de História, Diretora do Centro de Estudos LatinoAmericanos, University of Chicago
  16. Bruce Mannheim, Professor de Antropologia, University of Michigan
  17. Cecilia Nuria Gil Mariño, Professora, Universidad de San Andrés / CONICET
  18. Célia Bianconi, Chefe do Programa da Língua Portuguesa, Boston University
  19. Celso Castilho, Professor Associado de História, Vanderbilt University
  20. César Braga-Pinto, Professor de Espanhol e Português, Northwestern University
  21. Charles Bernstein, “Donald T. Regan Professor Emérito”, de Inglês e Literatura Comparada, University of Pennsylvania
  22. Christen A. Smith, Diretor, Centro dos Estudos da Mulher e de Gênero, The University of Texas at Austin
  23. Christopher Dunn, Professor de Literatura Brasileira, Tulane University
  24. Christopher Lesser, Geografia do Meio-Ambiente, University of California Berkeley
  25. Christopher T. Lewis, Professor Assistente, Estudos Portugueses e Brasileiros, University of Utah
  26. Clara Aczel, professora e pesquisadora, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires
  27. Clélia F. Donovan, Professora Adjunta e Coordenadora da Língua Portuguesa, University of California, Berkeley
  28. Colin Dayan, Professor de Direito, Vanderbilt University
  29. Colin M. Snider, Professor Associado de História, University of Texas at Tyler
  30. Cristina Mehrtens, Professora de História, University of Massachusetts Dartmouth
  31. Cristina Pinto-Bailey, Professora Associada Visitante, Espanhol e Português, Washington & Lee University
  32. Dale Tomich, “Bartle” Professor, Centro Fernand Braudel, Binghamton University
  33. Daniel Link, Chefe, Programa de Estudos Latino-americanos Contemporâneos e Comparados, UNTREF, Buenos Aires, Argentina
  34. David M. Halperin, W. H. Auden “Distinguished University Professor” de História e Teoria da Sexualidade, University of Michigan, Ann Arbor
  35. Debora Diniz, Professora Visitante, Centro de Estudos Latino-americanos e do Caribe, Brown University
  36. Edward Shore, Professor Adjunto, Centro de Bernard and Audre Rapoport de Direitos Humanos e da Justiça, The University of Texas School of Law
  37. Eli Carter, Professor Associado de Literatura, Cinema e Televisão Brasileira, University of Virginia
  38. Elizabeth Anderson, “John Dewey Distinguished University Professor” de Filosofia e Estudos da Mulher, University of Michigan, Ann Arbor
  39. Erin Graff Zivin, Professor de Espanhol e Portuguese e Literatura Comparada, University of Southern California 3
  40. Ernesto Hernández B., Chefe do Departamento de Semiótica e Estética, Universidade de Cauca Colombia.
  41. Eyal Weinberg, Pesquisador de pós-doutorado do Instituto de Estudos Históricos, The University of Texas at Austin
  42. Fábio de Sá e Silva, Professor Assistente de Estudos Internacionais e detentor da Cátedra Wick Cary de Estudos Brasileiros, Codiretor do Centro de Estudos sobre o Brasil, University of Oklahoma
  43. Florencia Garramuño, Universidade de San Andrés, CONICET
  44. Frank D. McCann, Professor Emérito de História, University of New Hampshire
  45. Fred Moten, Departamento de Estudos da Performance, New York University
  46. Gabriel Giorgi, Professor de Espanhol e Português, New York University
  47. Gary Genosko, Professor de Comunicação e de Mídia Digital, Ontario Tech University
  48. George Reid Andrews, Professor (“Distinguished Professor”) de História, University of Pittsburgh
  49. George Yudice, Professor de Línguas e Literaturas Modernas, University of Miami
  50. Geri Augusto, Professora Associada de Políticas Públicas e Internacionais, Brown University
  51. Gonzalo Aguilar, Professor de Literatura Brasileira, Universidade de Buenos Aires
  52. Graciela Montaldo, Professor, Departamento de Estudos Latino-americanos e Ibéricos, Columbia University
  53. Graciela Monteagudo, Professora do Programa de Pensamento Social e Economia Políticas, University of Massachusetts, Amherst
  54. Gwen Kirkpatrick, Professora de Espanhol e Português, Georgetown University
  55. Hans Ulrich Gumbrecht, Professor Emérito de Literatura, Stanford University
  56. Henrique Nardi, Professor de Desenho Gráfico e Tipografia, University of WisconsinMadison
  57. Isabel Gómez, Professor Assistente, University of Massachusetts Boston
  58. Isadora Mota, Professora Assistente de História do Brasil, Princeton University
  59. Itamar Harrison, Professora Associada de Estudos Portugueses e Brasileiros, Smith College
  60. Jacques Lezra, Professor, Departamento de Estudos Hispânicos, University of California—Riverside
  61. James Irby, Professor Emérito, Espanhol e Português, Princeton University
  62. James Woodard, Professor de História, Montclair State University
  63. Javier Mocarquer, Professor Assistente de Espanhol, Providence College
  64. Jeffrey D. Needell, Professor de História, University of Florida, Gainesville
  65. Jeffrey Santa Ana, Professor Associado de Inglês, Stony Brook University, SUNY
  66. Jerry Dávila, Professor de História, University of Illinois at Urbana-Champaign
  67. João Biehl, Professor de Antropologia, Princeton University
  68. Joel Wolfe, Professor de História, University of Massachusetts
  69. John Protevi, “Phyllis M Taylor Professor” de Estudos Franceses, Louisiana State University
  70. Jorge Coronado, Professor de Literaturas Latino-americanas, Northwestern University
  71. José Juan Pérez Meléndez, Professor Assistente, University of California, Davis
  72. Joseph Straubhaar, “Amon G. Carter, Sr. Centennial Professor” de Comunicação, University of Texas at Austin
  73. Juan Carlos Quintero-Herencia, Professor, Departamento de Espanhol e Português, University of Maryland
  74. Juana María Rodríguez, Professor e Chefe do Departamento de Estudos Étnicos, Universidade de Califórnia em Berkeley
  75. Julio Ortega, Professor de Estudos Hispânicos, Brown University 4
  76. Julio Ramos, Professor Emérito, Departamento de Espanhol e Português, Universidade de Califórnia em Berkeley
  77. Karin Alejandra Rosemblatt, Professora e Diretora do Centro “Nathan and Jeanette Miller” de Estudos Históricos, Departamento de História, University of Maryland, College Park
  78. Kathryn Burns, Professora de História, University of North Carolina-Chapel Hill
  79. Kathryn Sanchez, Professora de Literatura Brasileira, University of Wisconsin, Madison
  80. Kathy Swart, Professora, Pierce College, Washington
  81. Katia da Costa Bezerra, Professora de Estudos da Mulher e de Gênero, University of Arizona
  82. Kendall Thomas, Professor de Direito, Columbia University
  83. Kirsten Weld, Professora de História, Harvard University
  84. Krista Brune, Professora Assistente de Português e Espanhol, The Pennsylvania State University
  85. Lawrence La Fountain-Stokes, Professor de Cultura Americana, Línguas Românicas e
  86. Literaturas e de Estudos da Mulher, University of Michigan, Ann Arbor
  87. Leila Lehnen, Professora Associada, Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, Brown University
  88. Leonel Lima Ponce, Coordenador Acadêmico Interino de Sistemas Sustentáveis do Meio-Ambiente, Pratt Institute
  89. Leopoldo M. Bernucci, “Distinguished Professor”, Departamento de Espanhol e Português, University of California at Davis
  90. Linda Rabben, Professora Associada de Pesquisa de Antropologia, University of Maryland
  91. Lisa Covert, Professora Associada, College of Charleston
  92. Lorraine Leu, Professora Associada de Espanhol e Português, University of Texas at Austin
  93. Luiz Fernando Valente, Professor de Estudos Portugueses e Brasileiros e Literatura Comparada, Brown University
  94. Macarena Urzúa, Professora Associada, Escuela de Literatura-CIDOC, Universidad Finis Terrae
  95. Malcolm McNee, Professor Associado de Estudos Portugueses e Brasileiros, Smith College
  96. Mara Loveman, Professora de Sociologia e Demografia, University of California, Berkeley
  97. Maraci G. Aubel, Estudos de Políticas Educacionais, University of Kansas
  98. Marc Hertzman, Professor Associado de História e “Conrad Humanities Scholar”, University of Illinois, Urbana-Champaign
  99. Margaret Power, Professora de História, Illinois Institute of Technology Marguerite
  100. Maria Aparecida de Souza Lopes, Professora de História, California State University, Fresno
  101. Mariana Dantas, Professora Associada, Ohio University
  102. Marilia Librandi, Professora Adjunta, Princeton University
  103. Marina Bedran, Professora de Espanhol e Português, Princeton University
  104. Marjorie Perloff, “Sadie D. Patek Professora” Emérita de Humanidades, Stanford University 5
  105. Marshall C. Eakin, Professor (“Distinguished Professor”) de História, Vanderbilt University
  106. Marta Peixoto, Professora Associada de Português, New York University
  107. Mauricio Acuña, Departamento de Espanhol e Português, , Princeton University
  108. Maxine L. Margolis, Professora Emérita de Antropologia, University of Florida
  109. Misha Klein, Professora Associada de Antropologia, University of Oklahoma
  110. Michael Amoruso, Professor Assistente, Occidental College
  111. Michael Conniff, Professor Emérito de História, California State University, San Jose
  112. Michael Hanchard, Professor de Estudos Africanos, The University of Pennsylvania
  113. Nara Milanich, Professora de História, Barnard College, Columbia University
  114. Natalia Brizuela, Professora Associada, Departamento de Espanhol e Português, University of California, Berkeley
  115. Nathalie Bouzaglo, Professora Associada, Departamento de Espanhol e Português, Northwestern University
  116. Nathaniel Wolfson, Professor Assistente de Literatura e Cultura Brasileira e LatinoAmericana, University of California, Berkeley
  117. Nicola Gavioli, Professora Assistente Visitante de Português, Florida International University
  118. Nicolas Shumway, Professor de Humanidades, Rice University
  119. Okezi T. Otovo, Professora Associada de História e de Estudos Africanos e da Diáspora Africana, Florida International University
  120. Ollie Johnson, Chefe de Departamento e Professor de Estudos Africano-Americanos, Wayne State University
  121. Pablo Martín Ruiz, Professor Associado, Departamento de Estudos Românicos, Tufts University
  122. Patricia Pinho, Professora Associada, University of California, Santa Cruz
  123. Paula Halperin, Professora Associada de História e Estudos de Cinema, SUNY, Purchase
  124. Paulina Alberto, Professora Associada de História, Espanhol e Português, University of Michigan
  125. Pedro Erber, Professor Associado, Estudos Românicos, Cornell University
  126. Rafael R. Ioris, Professor Associado de História Latino-Americana, University of Denver
  127. Raimundo C. Barreto, Professor Assistente de Cristianismo Mundial, Princeton Theological Seminary
  128. Randal Johnson, “Distinguished Professor Emérito,” University of California, Los Angeles
  129. Rebecca Atencio, Professora Associada de Estudos Brasileiros, Tulane University.
  130. Renata Moretti, Pesquisadora, Harvard University
  131. Renata R. M. Wasserman, Professora Emérita, Inglês e Literatura Comparada Wayne State University
  132. Rex P. Nielson, Professor Associado, Brigham Young University; Presidente da Associação de Estudos Portugueses
  133. Richard Abel, Professor Emérito de Cinema Internacional e Estudos Midiáticos, University of Michigan
  134. Robert Gay, Professor de Sociologia, Connecticut College
  135. Robert Wilcox, Professor, Departamento de História e de Geografia, Northern Kentucky University
  136. Roger Kittleson, Professor de História, Williams College 6
  137. Roquinaldo Ferreira, “Henry Charles Lea Professor” de História, University of Pennsylvania
  138. Sandra Contreras, Professora/Pesquisadora, Universidade Nacional de RosarioConicet
  139. Sandra Messinger Cypess, Professora Emérita, Literatura Latino-Americana, University of Maryland
  140. Sarah J. Townsend, Professora Associada de Espanhol e Português, Pennsylvania State University
  141. Sarah Ann Wells, Professora Associada, University of Wisconsin, Madison
  142. Sean T. Mitchell, Professor Associado de Antropologia, Rutgers University, Newark
  143. Seth Garfield, Professor do Departamento de História, University of Texas
  144. Severino João Albuquerque, Professor Emérito, Espanhol e Português, University of Wisconsin-Madison
  145. Sinclair Thomson, Professor Associado de História, New York University
  146. Sophia Beal, Professora Associada de Português, University of Minnesota
  147. Steven F. Butterman, Professor Associado de Línguas e Literaturas Modernas, University of Miami
  148. Sueann Caulfield, Professora Associada de História, University of Michigan
  149. Susan Stewart, Professora de Humanidades, Princeton University
  150. Sylvia Molloy, “Albert Schweitzer Professor Emérita” de Humanidades, New York University
  151. Susan C. Quinlan, Professora Emérita, Estudos Brasileiros, University of Georgia
  152. Tamara Falicov, Decano Associado de Pesquisa em Artes e Humanidades, University of Kansas
  153. Thomas D. Rogers, Professor Associada de História, Emory University
  154. Tiffany Joseph, Professora Associada de Sociologia e Assuntos Internacionais, Northeastern University
  155. Vânia Penha-Lopes, Professora de Sociologia, Bloomfield College
  156. Verónica Gago, Universidade de Buenos Aires-Conicet
  157. Victor Goldgel-Carballo, Professor Associado, Departamento de Espanhol e Português, University of Wisconsin – Madison
  158. Vivaldo Santos, Professor Associado, Língua e Literatura Portuguesa, Georgetown University
  159. William Mello, Professor Associado de Estudos do Trabalho, Indiana University
  160. Yuko Miki, Professora Associada de História, Fordham University

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3 comentários

  1. [13/1 06:51] Edilson Fitterman Amigo: Não sei
    [13/1 09:54] José Carlos Lima: Desastre em todos os campos esse regime miliciano teocratico abecedariano

    Os abecedarianos foram uma seita cristã alemã do século XVI que defendia o analfabetismo. O ponto principal de sua doutrina era o fato de que todo o conhecimento humano, inclusive o alfabeto é desnecessário e supérfluo. Wikipédia

  2. Repudio esta nefasta e absurda interferência dos ianques nos destinos da academia e das pesquisas acadêmicas no Brasil. Yankes go home!

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