26 de junho de 2026

Sites comercializam celulares da era pré-smartphone por até R$ 3 mil

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – Sabe aquele seu Nokia 5125 “tijolão” que, até dez anos atrás, era o queridinho dos usuários? Ou aquele Motorola V3 que era preferência de muita gente? Quem sabe uma versão ainda mais antiga, o Startac, “o melhor celular do mundo”, da geração da anteninha e do abre e fecha? Se por acaso você ainda tiver esses aparelhos como peso de papel, pode acabar tendo algo que vale algum bom dinheiro.
Criado em 2009 por Djassem Haddad, o site vintagemobile.fr tornou-se referência em compra e venda de telefones “antigos” recondicionados. Há clientes dispostos a pagar até 999 euros (algo equivalente a R$ 3 mil) por um aparelho desses. No catálogo do site, há alguns modelos clássicos, como o Nokia 8800 Arte Gold. Até mesmo os mais baratos podem sair por quase 35 euros, algo em torno de mais de R$ 100.

O site começou a ganhar grande destaque há pouco tempo, principalmente desde o ano passado – período de ouro dos smartphones. Em três anos no ar, o site de celulares “vintage” já comercializou aproximadamente 10 mil celulares. Ao jornal Daily Mail, Haddad explicou que os preços elevados dos modelos antigos são por conta da dificuldade de encontrá-los – alguns são edições limitadas. E a população mais velha, que nem sempre se dá muito bem com as centenas de possibilidades dos smartphones, ainda prefere os modelos mais antigos e simples.

O vintagemobile.fr não é o único. O mercado de compra e venda de celulares antigos está em franca expansão. O Lëkki vende aparelhos antigos “reformados” e até mesmo personalizados de acordo com as cores que o cliente preferir, Entre eles, há um motorola Startac laranja. “Muitas redes sociais e um excesso de emails e aplicativos nos fizeram escravos da tecnologia em nosso dia a dia. Mas o Lëkki oferece uma solução, permitindo um retorno ao básico”, declara o site.

Com informações da Época Negócios e Garotas Geek.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

13 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eden SP

    30 de maio de 2014 5:32 pm

    vintage anos 2000??
    Que isso? 1 década e já é vintage?

  2. Paulo F.

    30 de maio de 2014 5:38 pm

    Não troco.

    Não troco,não dou e não empresto o meu Motorola V70!

  3. Fiódor Andrade

    30 de maio de 2014 6:02 pm

    Celular vintage para mim é isso:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=ILiLaRXHUr0 align:center]

  4. Sergio SS

    30 de maio de 2014 6:32 pm

    Eu tenho guardado um da Nokia

    Eu tenho guardado um da Nokia igualzinho à foto da postagem, vermelho, comprado em BSB, uns 12 anos atrás.

    Foi um dos primeiros celulares a conectar a internet mas, claro, a tela pequena e P&B não ajudava a transmissão de dados era sofrível. Detalhe: tá funfando legal, só precisa de uma bateria nova.

  5. Anarquista Lúcida

    30 de maio de 2014 6:39 pm

    O meu nao é um desses, mas só uso p/ telefonar…

    E só quando eu quero, fora isso fica desligado. É o meu “orelhao de bolso”. 

    1. Eden SP

      30 de maio de 2014 7:11 pm

      celulares e pessoas…uma profunda falta de modos qdo….

      … as pessoas, acompanhadas, assentam-se em mesas de restaurantes a começar a mexer nesses apetrechos tão somente. Cade o relacionamento humano? 

      Mesa de restaurante, com amigos ou com (o) (a) acompanhante é lugar para se interagir humanamente. Desliguem a porcaria do aparelho e interajam-se E o que vemos hoje? Casais de namorados se entretendo em celulares, como se um não existisse para o outro.

      Infelizmente, se ganhamos na tecnologia digital, perdemos (e muito) no lado  humano.

      1. Anarquista Lúcida

        30 de maio de 2014 7:21 pm

        E nem se sentem presos ao estar permanente/ disponíveis…

        Sempre ao alcance do patrao, do cônjuge, dos pais, de qualquer um. Eu hem… Só estou acessível quando quero. 

      2. Aracy_

        31 de maio de 2014 12:12 am

        Etiqueta com frescura

        O celular enriqueceu tecnologicamente a gafe de falar de boca cheia durante a refeição.

        1. Anarquista Lúcida

          31 de maio de 2014 2:57 am

          Esse é um ângulo inusitado de ver a questao, rs

  6. Francy Lisboa

    30 de maio de 2014 6:39 pm

    Eu tinha um desse que a

    Eu tinha um desse que a contar pelas vezes que ele caiu no chão, e olha que sou alto, deve ter sido quase uma 1000 vezes, sem exagero. Continuou funcionando que uma beleza. Hoje esses smartphone caem de uma altura de 30 cm e tudo vai pro espaço, menos a derrota sentida de ter gastando uma nota preta por algo tão frágil.

  7. Antonio C.

    30 de maio de 2014 9:16 pm

    Adoro celulares!

    Tanto que o meu vive desligado. Não quero gastar energia – nos sentidos literal e figurado.

  8. Ana Dias

    30 de maio de 2014 11:12 pm

    Meu celular é um Nokia 2300.

    Meu celular é um Nokia 2300. Eu até sofro bullying por causa dele. Mas eu sempre respondo que ele é “vintage”. e não é que é mesmo??

    O único problema é que a bateria anda dando sinais de falência.

    E no fim de semana ele fica descansando… desligado.

  9. Aracy_

    31 de maio de 2014 12:09 am

    Caramba, o Nokia que eu

    Caramba, o Nokia que eu uso já é considerado vintage. Sou do tempo em que a função do celular era fazer uma ligação urgente, daquelas que não se pode esperar para fazer do telefone fixo. Tô velha mesmo.

Recomendados para você

Recomendados