A ativista Zainab Salbi e a mulher no Oriente Médio

Sugerido por Walker

Da GloboNews

Mulheres têm papel de destaque no Oriente Médio, diz ativista Zainab Salbi

ONG Women for Women já ajudou 370 mil mulheres ao redor do mundo.

Fundadora compara paquistanesa Malala a Martin Luther King e Gandhi.    

Apesar da imprecisão em relação ao números sobre estupro, uma tendência permanece: as campanhas de proteção às mulheres e as leis mais rigorosas não reduziram os casos ao redor do mundo. Criada em 1993 para proteger e ajudarmulheres violentadas na Bósnia e na Croácia, a organização Women for Womenjá distribuiu US$ 102 milhões e ajudou 370 mil mulheres em diferentes países.

A fundadora, Zainab Salbi, foi vítima e relatou sua história na autobiografia ‘Entre dois mundos’, que já foi traduzida para vários idiomas. Nascida e criada em Bagdá, era filha do piloto particular de Saddam Hussein. Para evitar que ela fosse vítima do ditador ou dos filhos, a mãe decidiu tirá-la do Iraque e arranjou um casamento em Chicago. O marido a estuprou.

Segundo a escritora e ativista, as mulheres têm um papel de destaque na sociedade civil noOriente Médio. “Elas querem sua liberdade individual, porque foram tão marginalizadas e excluídas em nome de Deus que estão tentando reconciliar – e acham que isso é possível – seu amor a Deus com sua identidade muçulmana”, diz. Ela ressalta, no entanto, que o grau de liberdade conquistado varia de acordo com o país. Na Tunísia por exemplo, as mulheres têm mais direitos civis do que no Egito, onde a preocupação maior é com a participação política.

Zainab aposta nas jovens. “Elas não encaram a questão como bandeira política, mas como liberdade individual. Não sei aonde isso vai nos levar, mas é um momento histórico, doloroso e importante no Oriente Médio. A única forma de lidar com isso é criando espaço para os jovens, para que sua voz seja ouvida e entendida”, aponta.

A ativista compara Malala Yousafzai, jovem paquistanesa que foi baleada na cabeça aos 15 anos por defender a educação feminina, aMartin Luther King e Gandhi. “Todos nós temos que respeitar o que Malala conseguiu: uma única jovem mobilizou mais paquistaneses contra o Talibã do que todo o governo paquistanês”, afirma Zainab. 

Vídeo: http://globotv.globo.com/globo-news/milenio/t/programas/v/fundadora-da-ong-women-for-women-fala-sobre-situacao-da-mulher-no-mundo/3061614/

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. TRANSEXUAL, NÃO É MULHER!.
        Candidatas baianas protestam contra transexual no “Miss Bumbum”Um grupo de mulheres baianas protestou contra a escolha da transexual Amanda Sampaio como representante do estado na segunda edição do concurso “Miss Bumbum”. Candidatas baianas protestam contra transexual no “Miss Bumbum” Amanda Sampaio será a representante da BahiaA manifestação ocorreu na tarde desta quinta-feira, na Praça Municipal Elevador Lacerda, um dos locais mais movimentados de Salvador. Seminuas, as mulheres saíram às ruas munidas de faixas e cartazes, chamando a atenção de milhares de populares que passavam pelo local. “Organizadores do Miss Bumbum: Na Bahia tem mulher bonita, não precisa de transexual”, dizia um dos cartazes. 

  1. Um tópico dessa importânc, e vem essa troll homofóbica sujá-lo

    Argh! Se nao tem o que dizer sobre o tema do tópico, vá defecar sua homofobia em outro lugar. VADE RETRO! 

    1. Já que você é um pessoa tão

      Já que você é um pessoa tão ILUMINADA, faça uma campanha junto aos estilistas gays para que eles  estabeleça outros padrões de beleza, e parem com essa obsessão de procurar os corpos masculinos nos corpos femininos,  tornando as mulheres  verdadeiros esqueletos humanos…assim,  você PESSOA ILUMINADA, E SEUS AMIGOS GAYS, QUE SÃO MAIS ILUMINADOS, evitarão a morte de MILHÕES de mulheres por BULIMIA OU ANOREXIA!. 

    2. Comentário de um gay

      Comentário de um gay ILUMINADO….talves você conheça?!.
       

      ANTONIO JORGE CORREIA DE FREITAS

      “IMAGINO … ESTE BANDO DE MULHERES BURRAS… QUE ESTAO COMENTANDO AQUI… ESTAS DESGRACAS… SE ELAS TEEM FILHOS ??? (ALIAS SOH SERVEM MESMO PARA ISSO), MEU DEUS !!!! QUE EDUCACAO QUE ESTAS INFELIZES VAO PASSAR PARA OS FILHOS ??? POR ISTO … AINDA TEM TANTA IGNORANCIA NESTE PAIS !!! O MAL PASSA DE MAE PARA FILHO … QUE TRISTEZA !!!! RSRSRSRSRS VAO PEGAR UM TANQUE DE ROUPA PARA LAVAREM !!!!! RSRSRSRSRS. “

       

    3. Esse login “Adriana M Carvalho”

      é um dos que eu não respondo. Não adianta, é o tipo que pulula em portais, que Aline Valek diz sabiamente para deixar de lado.

      Pode ser só alguém biruta, um adolescente com tempo livre, algum fanático fundamentalista. 

      1. Desculpa, gay ILUMINADO, eu

        Desculpa, gay ILUMINADO, eu pensei que o texto tratava da  opressão sobre as mulheres no oriente, por isso ,eu quis colocar a opressão que as mulheres do ocidente sofrem dos gays ILUMINADOS!….mais com o comentários dos dois seres ILUMINADOS, vejo que o texto fala de TOMATES!.  

        1. Sempre fui crente na evolução

          Sempre fui crente na evolução das espécies, acho que me enganei. Tem gente ainda na caverna ao redor da fogueira olhando as sombras.

           

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador