A exaltação do aumento dos juros pelas ondas da Globo

A exaltação do aumento dos juros pelas ondas da Globo

É incrível como William Waack, o comentarista do Jornal da Globo, adora taxa de juros alta. “Ele anuncia os aumentos do Banco Central como se fosse o quinto gol numa partida de futebol”, comentou Angeline. “Entretanto, acrescentou o professor Galileu, ele dá todas as dicas de que não entende absolutamente nada de economia”.

– Por que vocês estão dizendo isso?, perguntou Simplício.

– Por causa do último aumento da taxa de juros básica. Waack exultou com o fato de que a taxa voltou ao nível em que se encontrava quando a Presidenta Dilma pressionou para que baixasse, explicou Galileu.

– Além disso, observou Angeline, ele usou aquele sorriso de lagarto para, com grotesca ironia, dizer que a Presidenta quis baixar os juros por decreto, e foi justamente isso que não teria funcionado.

– Não disse que ele não sabe nada de economia?, insistiu Galileu. Taxa básica de juros é regulada por decreto sim; é para isso que existe o Banco Central. Se o mercado estabelecesse as taxas de juros básicas, seria mais econômico fechar o tal do Copom, que se reúne de 40 em 40 dias para fixar a taxa básica.

– Mas qual a desculpa que dão para subir a taxa?, perguntou Simplício.

– Combater a inflação. Isso é uma das maiores idiotices em economia. A inflação tem sete causas diferentes, identificadas uma a uma, e a monetária é apenas uma entre as demais. Entretanto, aumentam a taxa de juros supostamente para combater a inflação. Na realidade o motivo verdadeiro, e simples, é que aumentam os juros pelo fato de que as pessoas que têm dinheiro aplicado nos bancos, e influenciam no Banco Central, passam a ganhar mais dinheiro à custa da sociedade com taxas mais altas, concluiu Galileu.

Simplício escreveu na agenda vermelha: Combate à inflação com aumento da taxa de juros é como apagar incêndio com gasolina.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador