A insuperável mediocridade de Sérgio Moro, por Luis Nassif

Moro só não é o mais desmoralizado Ministro de Bolsonaro por sua timidez, que o impede de se expor como Abraham Weintraub, da Educação, Damares Alves, da Família, e Ernesto Araujo, das Relações Exteriores

Eis aí o mito construído pela imprensa para se tornar uma grande liderança nacional, capaz de se contrapor ao petismo e ao bolsonarismo, o herói sem mácula da Lava Jato. É impressionante a capacidade da mídia de apostar em pangarés para o páreo principal: as eleições presidenciais.

Moro só não é o mais desmoralizado Ministro de Bolsonaro por sua timidez, que o impede de se expor como Abraham Weintraub, da Educação, Damares Alves, da Família, e Ernesto Araujo, das Relações Exteriores. E por não ter a ousadia imprudente de  Ricardo Salles, do Meio Ambiente, para tacadas que, mais à frente, não o livrarão de processos criminais.

Fato 1 – Desde o dia 2 de abril, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública) tinha à disposição R$ 11 milhões de recursos emergenciais para serem utilizados em programas de proteção aos índios contra o coronavirus.

O país já registrou nove casos e três mortes de indígenas. E nenhum centavo foi aplicado por falta de planos. E apenas R$ 11,4 mil foi empenhado pela Funai – e não foi gastos ainda.

A informação foi divulgada pelo Jornal do Tocantins, após consultas ao SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira).

Apenas Abraham Weintraub, da Educação, conseguiu esse feito de dispor de não conseguir montar um projeto para recursos já destinados à pasta.

Fato 2 – em seu Twitter, sem nenhum trabalho relevante para ser promovido, Sérgio Moro trata como vitória a redução de acidentes e vítimas fatais nas estradas, durante a Semana Santa, embora reconhecendo que foi causada pelo isolamento social Dia desses, fez uma ampla encenação para promover o livro recém-lançado da esposa, sem nenhum receio de se expor ao ridículo.

Fato 3 – com a pandemia ameaçando grassar nos presídios, o único movimento de Moro foi planejar a aquisição de 600 tabletes para permitir vídeo conferências de presos com seus familiares, reuniões de trabalho e audiências judiciais. Vetou todas as iniciativas pretendendo permitir a progressão de penas e prisão domiciliar para presos em regime semi-aberto. Se fossem perigosos, não teriam direito ao semi-aberto. Não montou um plano de contingência sequer para enfrentar a pandemia nos presídios.

Fato 4 – permitiu o desmonte da fiscalização da FUNAI, endossando a demissão de 15 coordenações de área apenas para contentar a bancada ruralista.

Fato 5 – celebra como mérito próprio a apreensão de cargas de drogas, em operações que já fazem parte da rotina da Polícia Federal.

Fato 6 – ficou em terceiro plano em todas as entrevistas sobre o coronavirus, pela absoluta incapacidade de trazer qualquer ideia original ou montar qualquer plano de ação minimamente eficiente.

Fato 7 – é absolutamente subserviente a Bolsonaro, a ponto da esposa apoiar medidas de isolamento e, em seguida, ser instada a deletar a mensagem para não indispor o marido com o chefe.

Correção – o item 2 foi corrigido para incluir que Moro reconheceu que a causa foi a redução do movimento nas estradas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

20 comentários

    • Nassif, e saber que tinhamos a base de alca tara, a industria do petroleo, da construcao, da aviaçao, a naval….mas tudo foi destruido por Moro, Dalanhol e cia….todas as nossas riquezas foram parar nas mãos do esperto Tio Sam que, agora, sequestra nossos respiradores e mascaras…eles mesmos que se fazem de amigos da familicia do Capetão Corona
      …antes tinhamos dinheiro pra saude e educacao….egora ? Saquearam o fundo soberano do pre sal criado por Lula ( os golpistas fizeram o mesmo na Nigeria que tambem tinha seu pre sal e foi abocanhado pelo Tio Sam e cia), estao saqueando as reservas cambiais

      Tenho Medo

      https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2020/04/16/coronavirus-no-brasil-enfermeiro-de-uti-medico-adoecem-juntos-fez-exame-comigo-quando-vi-tinha-falecido.htm

      • AONDE NOS LEVARAM OS NEGACIONISTAS DA POLÍTICA TRAVESTIDOS DE “NOVO”

        Tínhamos a base de Alcântara, a industria do petroleo, da construcao, da aviaçao, a naval….mas tudo foi destruido por Moro, Dalanhol e cia interessados na tomada do poder, o que aconteceu por vias tortas, sendo que, para isso, todas as nossas riquezas foram parar nas mãos do esperto Tio Sam que, agora, sequestra nossos respiradores e mascaras…eles mesmos que se fazem de amigos da familicia do Capetão Corona
        …antes tinhamos dinheiro pra saude e educacao, que era repassado aos Estados e Municipios….e agora ? Mais de 1 trilhão de reais foram entregues aos banqueiros e mais : a partir de Temer, saquearam o fundo soberano do pre sal criado por Lula ( as grandes petroleiras, rentistas, megacorporações e banqueiros fizeram aqui o mesmo na Nigeria que tambem tinha seu pre sal e hoje vi em na miséria porque tudo foi abocanhado pelas oligarquias internacionais) e mais : estao saqueando as reservas cambiais …estamos voltando a esmolar junto ao FMI…ao mesmo tempo em que tudo está sendo sucateado ou destruido na base do quanto pior melhor para o presidente e seu bando de abecedarianos fechados a luz, a arte, a ciencia e ao saber, tudo substituido por um negaciocismo tosco e emburrecedor que nega inclusive o formato da Terra : para essa gente o que vale é a opinião delas e não os fatos : a Terra é plana e ponto final .

        Precisamos construir a antinegação e dizer : a Terra não é plana, a ciencia é útil, o saber é util, arte é nosso suspiro, acompanhar e estudar a politica nos diz respeito etc etc

        A ignorância não é virtude.
        O novo é o saber, a luz, a arte : a vida e não a defesa da morte e da tortura : o biopoder e não o necropopulismo : a busca do conhecimento e não o orgulho de ser um abecedariano

        “Os abecedarianos foram uma seita cristã alemã do século XVI que defendia o analfabetismo. O ponto principal de sua doutrina era o fato de que todo o conhecimento humano, inclusive o alfabeto é desnecessário e supérfluo. Wikipédia

        Referências:
        Sobre o obscurantismo
        https://super.abril.com.br/opiniao/o-obscurantismo-do-seculo-21/

        Aos fatos, que não são opiniões que podemos negar ou: os médicos e seus assistentes estão morrendo num pais que, se antes construia aviões, hoje nem máscaras para os trabalhadores da saúde….

        https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2020/04/16/coronavirus-no-brasil-enfermeiro-de-uti-medico-adoecem-juntos-fez-exame-comigo-quando-vi-tinha-falecido.htm

  1. Não é que apostem em pangaré. É que eles acham pangaré mais fácil controlar… muito embora tenham errado com Bolsonaro, está claro que Moro cederia.

  2. A imprensa, instrumento usado pela elite dominante para manipulação dos idiotas, não quer lideranças políticas com personalidades fortes e preocupadas com inclusão social, a exemplo de Lula e Dilma. Bolsonaro e Moro é que possuem o perfil adequado pra isso, pois trata-se de pessoas egoístas, irresponsáveis, inconsequentes, individualistas, desagregadoras, subservientes, canalhas e capazes de vender a alma ao capeta em troca dos seus objetivos pessoais.

  3. Um ilusionista profissional tem seus méritos e pode se tornar uma celebridade, por toda vida. Um charlatão, que vive tentando iludir pessoas, só se destaca pelo fracasso e pelas trapalhadas gerada por sua incompetência.

  4. Mantê-lo é um bom negócio para o Bozo. Ninguém da minúscula base tem coragem de assediar o cargo, ainda que ele faça todas as cagadas possíveis ou continue amarelo como é, e, ainda, é o burro que melhor aceita o arreio.

  5. Só uma pequena correção, Camarada Nassif, vamos combinar: O nome dessa Aberração Cósmica é Sérgio MORON, um Capiau do Paraná (essa é uma Raça Alienígena agressiva e perigosa, segundo o Manual da Frota Estelar) deslumbrado, provinciano, com cérebro de pudim de estrume de vaca decomposto e QI de ameba, além de Agente Americano e traidor do país.

  6. “É impressionante a capacidade da mídia de apostar em pangarés para o páreo principal: as eleições presidenciais” (Nassif acima)

    E a faz através da construção de “linguagens de narrativas” de discursos conforme interesses conservadores…

    LETÍCIA SALLORENZO (linguista, jornalista e autora do livro “Gramática da Manipulação”) em matéria publicada na RBA bem expõe a questão:

    “ANÁLISE: REDE GLOBO ‘NÃO SABE FAZER JORNALISMO, SEM VIRAR ATOR POLÍTICO’” (…) a “ cobertura da pandemias do coronavírus pela Globo contrói narrativa sem esquerda nem movimentos. Discurso único é do PSDB”

    https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2020/04/globo-jornalismo-cobertura-coronavirus/

  7. Nassif,
    O grande SMoro, tenho que reconhecer, é um craque sempre louvado pela Globo.
    Um juiz medíocre da cabeça aos pés, ministro que tropeça nas letras ao escrever um recado, parece ter feito da própria estupidez a sua maior virtude.
    Atrapalhado desde a Operação Banestado, há mais de quinze anos, é sujeito que possivelmente foi pinçado a dedo para a LavaJato por conta de sua subserviência acima de qualquer suspeita. A sua atitude perfeitamente medíocre diante do publicado pelo Intercept só serviu para confirmar a mais que provável submissão a Washington, que tinha que orientar o incapaz em tempo integral. Quando foi obrigado a ir ao Congresso foi o que foi, um quadro de horrores, mas como é um jênio chegou a ministro.
    Talvez seja o mais desqualificado de todos os ministros da Justiça que o país conheceu.

  8. Este ZERO À ESQUERDA tem todos os predicados para ser alçado pelo GOLPE à presidência do país e então acabar de destruí-lo. Por ser um ZERO À ESQUERDA e GOLPISTA desde a primeira hora, não acrescentará nada ao país, mas apenas arrancará o pouco que ainda resta às pessoas e arruinará, irremediavelmente, o futuro da nação. É a marionete perfeita, aguardando o empurrão das eleições que virão. Só o coronavirus nos salva.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome