4 de junho de 2026

A perda de participação da Globo

A Globo não poderia ficar impune: viva o controle remoto…

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Da Folha

televisão

OUTRO CANAL

KEILA JIMENEZ – [email protected]

Globo perde participação em TVs ligadas em todo o país

O tabuleiro nacional de audiência sofreu mais uma reviravolta. Dados de outubro do PNT (Painel Nacional de Televisão) do Ibope mostram que o share (participação entre televisores ligados) da Globo nas principais praças do país não está mais na casa dos 50%, principal bandeira da emissora.

Das 14 praças com audiências aferidas pelo Ibope em outubro, na média/dia (das 7 horas à meia-noite), a Globo se mantém com share acima de 50% apenas em Florianópolis (53,7%). Em outubro de 2009, a emissora mantinha 50% (ou mais) de share em oito capitais.

Segundo os dados do Ibope, as maiores perdas de público da Globo foram em Brasília e no Rio de Janeiro. Em outubro de 2009, a emissora alcançou no Distrito Federal share de 44,8%, ante 37,8% em outubro deste ano. Na capital carioca, o share caiu de 43,1% para 37,6%.

A pesquisa mostra que o SBT obteve neste ano crescimento de share em Fortaleza, Recife e Vitória. Já a audiência do canal em Florianópolis despencou: foi de 4,3% em outubro de 2009, para 2,6%.

A Record, a única a crescer em outubro, obteve significativo crescimento de share em Goiânia (indo de 14,9% para 22,2%) e Salvador (de 14,9% para 18,7%). Recife é a única praça em que o SBT ainda vence a Record em share.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados