Agência Xeque: Bolsonaro mente sobre ajuda da Venezuela a Manaus

"Agora se fala que a Venezuela está fornecendo oxigênio para Manaus. É White Martins, é uma empresa multinacional que está lá", disse, menosprezando a ajuda

Jornal GGN – Por determinação de Nicolás Maduro, a Venezuela está ajudando o Brasil na crise sanitária de Manaus, com o envio de milhares de litros de oxigênio, 107 médicos, além de materiais e insumos hospitalares para a capital do Amazonas. Mas Jair Bolsonaro menosprezou a ajuda. Disseminando desinformação, afirmou que partiu somente da multinacional de gás White Martins.

“Agora se fala que a Venezuela está fornecendo oxigênio para Manaus. É White Martins, é uma empresa multinacional que está lá também. Agora, se o Maduro quiser fornecer oxigênio para nós, vamos receber, sem problema nenhum. Agora, ele poderia dar auxílio emergencial para o seu povo também. O salário mínimo lá não compra meio quilo de arroz. Não tem mais cachorro lá, por que será? Alguma peste? Comeram os cachorros todos. Comeram os gatos todos”, criticou, hoje, Bolsonaro.

A empresa de gás que é a principal fornecedora de oxigênio líquido médico para a capital amazonense efetivamente contribuiu com o envio de oxigênio, articulando com outras sedes da empresa pelo Brasil e junto à Venezuela. Em comunicado ainda na quinta-feira passada (14), a empresa informou que estava buscando o estoque disponível em sua fábrica no país latino-americano vizinho e que estava verificando o procedimento para importar o insumo.

“A White Martins já identificou a disponibilidade de oxigênio em suas operações na Venezuela e, neste momento, está atuando para viabilizar a importação do produto para a região”, disse em nota.

Entretanto, além da própria atuação da White Martins, o governo de Nicolás Maduro foi quem, naquele mesmo dia, autorizou o ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, a enviar ainda neste último sábado (16) os “primeiros caminhões” com “milhares de litros de oxigênio” do país para Manaus.

O oxigênio foi cedido pela siderúrgica de Orinoco Alfredo Maneiro (SIDOR), fábrica estatal do governo Maduro localizada em Puerto Ordaz, na Venezuela, a 1.600 km de Manaus:

E além do oxigênio líquido, o país também disponibilizou 107 médicos do país, brasileiros e venezuelanos, graduados na Escola Latino-americana de Medicina, em Caracas, que se ofereceram voluntariamente para prestar a ajuda no Amazonas.

Em publicação neste sábado (16), o cônsul venezuelano Jorge Arreaza detalhou:

A comunicação entre a Venezuela e o Brasil para auxiliar a crise sanitária da região foi feita pelo ministro de Relações Exteriores junto ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), para colocar à disposição os cilindros de oxigênio, atendendo à situação de emergência no estado brasileiro.

Em uma carta ao governador do estado de Bolívar, Justo Noguera Pietri, Lima agradece o apoio e faz um convite ao representante venezuelano para visitar a capital de Manaus, “com as demais autoridades de seu Estado, para acompanhar a entrega de doações aos hospitais estaduais”.

O governador agradece, ainda, “a sensibilidade” com a “doação de equipes hospitalares, materiais, insumos e oxigênio para o tratamento de problemas respiratórios derivados da infecção do vírus”.

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A cada dia este moleque idiota e mentiroso que está presidente fala mais asneiras e vomita o que tem no intestino e cabeça .
    Quando teremos um basta neste ignorante e desequilibrado.

  2. Nassif: estou temeroso pela sorte da Venezuela, neste episódio. Os VerdeSauvas são muito vingativos. São capazes de tomar “ajuda” caritativa do Pais ao lado por afronta ao art. 142 da Khostituição. Lembra quanto os tais receberam armas e aviões da Russia? Por pouco não foram invadidos pelo vizinho Pindorama, a mando do Gringo (então) administrador do Quintal onde vivemos. Só escaparam porque o buraco era mais em baixo e o tiro sairia pela kulatra. Podem alegar que os botijões com oxigênio estava estragado. Ou até nada alegar. Que a bala nunca precisa de alegação para suas razões, mesmo que esdruxulas. Tampouco, a baioneta. Aquela tal de ANGU pode alegar no Çupremo que o sucessor de HugoChavéz intrometeu-se em assuntos que não lhe dizia respeito. E invadiu competência absoluta da Lei-da-Selva. O KhuartelAlvorada tá só aguardando instruções do pico das Agulhas prá ordenar o ataque. Vão recrutar até aquele Cabo e o Sargento plantados por Bananinha na porta do Çupremu. Tão dizendo que o avanço será rápido, sem prisioneiros. “Brasil já vai à guerra, comprou porta-avião, um viva pra Inglaterra, de 82 milhões, ah ah, mas que ladrões”…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador