Angela Merkel coloca acordo Mercosul-UE em xeque

Chanceler alemã diz ter ‘sérias dúvidas’ sobre acordo com bloco latino-americano; Brasil acumula sucessivas rejeições entre países europeus

Angela Merkel, chanceler da Alemanha. Foto: Reprodução

Jornal GGN – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, colocou o acordo de livre comércio entre Mercosul e a União Europeia em dúvida por conta do aumento das queimadas e do desmatamento na Amazônia.

“Temos sérias dúvidas de que o acordo possa ser aplicado conforme planejado, quando vemos a situação na Amazônia”, afirmou o porta-voz da chanceler, Stephan Seibert, segundo o jornal Folha de São Paulo. A Alemanha era um dos países mais favoráveis ao acordo.

Embora tenha sido assinado no ano passado, o acordo de livre comércio ainda não foi validado por conta da necessidade de ratificação pelos parlamentos nacionais, mas os parlamentos da Áustria e da Holanda rejeitaram o acordo no formato atual, enquanto países como Bélgica, França e Luxemburgo expressaram dúvidas.

A ombudsman da União Europeia, Emily O’Reilly, abriu uma investigação sobre o acordo na última semana, a pedido de cinco ONGs sobre o estudo de seu impacto ambiental.

 

 

Leia Também
A escalada fascista em Portugal, ou ceci n’est pas du racisme, por Sylvia Moretzsohn
Após China detectar coronavírus em frango brasileiro, OMS diz que não há risco
Trump, Biden e uma eleição decisiva na terra da democracia, por Rafael R. Ioris
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A decadente Europa tentando estender seu absurdo e criminoso Protecionismo Agrícola usando de todas as desculpas e subterfúgios para camuflar seus interesses comerciais. Aqui no Brasil tem quem dê palanque para esta sabotagem dos Nossos Empregos, Nossa Economia, Nossa AgroPecuária altamente desenvolvida e ecológica como nenhuma outra no planeta. Pobre país rico. Continuar com a Indústria da Miséria no Campo Brasileiro, para Garantia Alimentar e Econômica dos Europeus? Mas de muito fácil explicação.

  2. O recado para o Brasil: Seja sério!! O ministro Salles acumula desmandos, subterfúgios, transita livremente pelo lado errado do meio ambiente, abre portas para ilegais e desmatadores. Essa conta vai chegar para o Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador