Em áudio, Bolsonaro defende filho contra Bebianno

Conversa desmente versão do mandatário, que ainda diz que a Globo é sua "inimiga", e acusou Bebianno de "mandar" no site Antagonista

Foto: Reprodução/Redes

Jornal GGN – Áudios do presidente Jair Bolsonaro em conversa com o exonerado ministro Gustavo Bebianno desmentem a versão do mandatário e de seu filho, o vereador carioca Carlos, de que ele não havia falado com Bebianno. Na conversa vazada pelo ex-ministro à imprensa, Bolsonaro ainda diz que a Globo é sua “inimiga”, que foi quem mais o “ferrou” na campanha eleitoral, defendeu seu filho e afirma que Bebianno “manda” no site Antagonista.

Os áudios foram divulgados pela revista Veja na tarde desta terça-feira (19), e foram trocados entre o presidente e o ex-ministro por meio do aplicativo WhatsApp no dia 12 de fevereiro, um dia antes de Bolsonaro receber a alta médica.

As conversas desmentem, por si só, o que foi defendido pelo filho de Bolsonaro, Carlos, e que gerou o ápice do conflito com o ministro. Enquanto o governo estava lidando com a crise desencadeada pelas denúncias de candidaturas laranjas para o desvio do fundo partidário público ao PSL, nas eleições 2018, Bebianno foi apontado como o responsável por tais ilícitos.

A fala partiu do presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, ao ser questionado pela Folha de S.Paulo sobre as denúncias de candidaturas laranjas. O advogado particular de Bivar e seu aliado, o político Antonio de Rueda, é quem comanda o PSL em Pernambuco, um dos estados nos quais houve a denúncia pelo jornal de criar candidaturas laranjas com o desvio de R$ 400 mil.

Bivar havia dito, no início do mês, que a última palavra sobre os repasses do fundo partidário do PSL às candidaturas é de Bebianno, que foi presidente nacional do partido no ano passado. A Bebianno foi pedido um posicionamento, e ele disse que havia conversado três vezes na semana passada com Bolsonaro.

Tentando isolar a responsabilidade das graves acusações de desvio de recursos de campanha, o filho de Bolsonaro, Carlos, criticou Bebianno, chamando-o de “mentiroso” e que não havia conversado com o seu pai. Os áudios comprovam que houve a conversa.

Mas em áudios após o episódio da crítica do vereador, Bolsonaro saiu em defesa de seu filho: “Você não falou comigo nenhuma vez no dia de ontem. Ele [Carlos] esteve comigo 24 horas por dia. Então não está mentindo, nada, nem está perseguindo ninguém”, disse o mandatário em outra conversa.

Bebianno então respondeu que a troca de mensagens era conversa e que estava errado o que fez o seu filho: “Isso está errado. Por que esse ódio? Qual a relevância disso? Vir a público me chamar de mentiroso?”, questionou.

Sobre o caso específico das candidaturas laranjas, Bolsonaro disse que não queria ser responsabilizado pelas denúncias: “Querer empurrar essa batata quente desse dinheiro lá pra candidata em Pernambuco pro meu colo, aí não vai dar certo. Aí é desonestidade e falta de caráter. Agora, todas as notas pregadas nesse sentido foram nesse sentido exatamente, então a Polícia Federal vai entrar no circuito, já entrou no circuito, pra apurar a verdade. Tudo bem, vamos ver daí…”.

O ex-ministro também se disse inocente no caso: “A prestação de contas que me competia foi aprovada com louvor. Agora, cada estado fez a sua chapa. Em nenhum partido, capitão, a nacional é responsável pelas chapas estaduais. O senhor sabe disso melhor do que eu”.

E responsabilizou Luciano Bivar e a candidata apontada pela denúncia da Folha: “No caso de Pernambuco, pelo Bivar, logicamente. Se o Bivar escolheu candidata laranja, é um problema dele, político. E é um problema legal dela explicar o que ela fez com o dinheiro. Da minha parte, eu só repassei o dinheiro que me foi solicitado por escrito”.

“E tomara que a polícia chegue mesmo à constatação do que foi feito, mas eu não tenho nada a ver com isso. O Luciano Bivar que é responsável lá pela chapa dele”, continuou.

Em outros trechos dos áudios, Bolsonaro acusou Bebianno de “mandar” no site Antagonista, que é apoiador do governo. O mandatário não gostou do trecho que saiu no portal em que Bebianno dizia que Bolsonaro não havia atendido sua chamada durante a crise das candidaturas laranjas.

Mas sem negar que ele sim mantinha uma grande influência no conteúdo do site Antagonista, Bebianno apenas explicou que a nota mencionada havia saído primeiro na Folha de S.Paulo. “Quem mencionou isso não foi o Antagonista, foi a Folha”, disse.

Ainda sobre a imprensa, no primeiro áudio, Bolsonaro chama a Globo de “inimiga” e diz que queria cancelar uma audiência marcada por Bebianno com o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo.

“Gustavo, o que eu acho desse cara da Globo dentro do Palácio do Planalto: eu não quero ele aí dentro. Qual a mensagem que vai dar para as outras emissoras? Que nós estamos se aproximando da Globo. Então não dá para ter esse tipo de relacionamento”, disse Bolsonaro.

“Inimigo passivo sim, mas trazer o inimigo pra dentro de casa é outra história”, acrescentou.

Ouça, abaixo:

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O ministro é inocente, assim como todos os que acreditam na sanidade do mandatário danação.
    Só pode ser por ingenuidade que uma pessoa com a cultura do Bebianno venha a curvar-se à carência cognitiva do mandatário.
    Quando confrontado com a lógica o ignorante sente-se afrontado, e isso, o Bebianno ainda não se dera conta, mesmo nos discursos de campanha, quando ele achava que o eleito mandatário estava fazendo tipo.
    Acho que agora ele entendeu.

    1. O Sr. Bolsonaro no congresso sempre demonstrou tarnstornos, só ver suas intervenções no congersso nacional… Infantilizado e irrespónsavel, sem discursos conexos… Mas permaneceu pq sabia que se fizesse certo discurso teria um público cativo e seu salário e rpivilégios renovados em toda eleição..

  2. Esses áudios entre Bebianno e Bolsonaro serviram para mostrar na prática como funciona o agro-jornalismo (plantadores de notinhas) e o destaque do antagonista do Mainardi neste “ramo” do jornalismo.

  3. É preciso entender que tudo que está ocorrendo são medidas diversionistas por parte dos golpistas.
    Vamos raciocinar: Essa gente não teria o porquê conversar via whatsapp. Se o atual mandatário podia conversar,e os aúdios mostram claramente que podia,uma simples conversa telefônica,rápida,teria resolvido toda essa questão.
    Também,a postura extremamente defensiva do ministro enxotado,chama a atenção,assim como a postuara do atual mandatário,extremamente desconfiada para quem não ficou nem 30 dias efetivamente governando.
    Chama atenção,ainda,o fato do ex-ministro dizer-se excluído das reuniões das quartas-feiras,onde o generalato senil e de pijamas opunha resistência a sua participação entendendo que o governo é uma continuação do jogo de bingo do clube militar.
    O que está em jogo não é essa fofocaiada dessa gente rasteira. O que está em jogo é a soberania nacional contra o servilismo ao império dos falcões do norte,o resto é fumaça para enganar os incautos.

    1. Sim e não.
      Hoje em dia, infelizmente, todo mundo se comunica via zap zap. Ninguém se dispõe a falar ao telefone. É uma exigência dos nossos interlocutores.
      Até mesmo entre antigas amizades, aqueles que recusam adesão à prática ficam isolados.
      O mandatário danação, feito e eleito via zap zap, não seria diferente.
      Ele desconversou para humilhar o ministro mesmo.
      Outrossim, a meu ver, a postura do ministro enxotado foi cordata e servil, como parecia ser o relacionamento com o mandatário.
      Quando ao mais, o chefe danação é assim mesmo – ilógico e paranóico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador