Jornal GGN – O Banco Mundial projeta um crescimento global em 4% em 2020 após uma contração de 4,3% no ano que passou, mas diversos riscos precisam ser levados em consideração para que tal percentual seja registrado.
Segundo o prognóstico semestral divulgado pela instituição, o colapso da atividade econômica gerado pela pandemia foi um pouco menos grave do que o anteriormente projetado, mas a retomada também era mais moderada e existiam outros riscos a serem considerados.
O desenvolvimento de uma vacina e a sua efetiva distribuição tem ponto decisivo nos prognósticos: caso as infecções continuem a avançar e o lançamento de uma vacina não ocorra como o necessário, a expansão global pode ser limitada a 1,6% em 2021, mas um processo de vacinação mais rápido e o controle bem-sucedido da pandemia pode gerar uma aceleração de quase 5%.
Quanto ao cenário global, o colapso global só não foi mais expressivo por conta das contrações econômicas superficiais vistas nas economias avançadas e a retomada mais robusta da economia chinesa, o que ajudou a reduzir o impacto das interrupções econômicas vistas na maioria dos mercados emergentes e em desenvolvimento.
(com informações da Folha de São Paulo)