Bolsonarista antecipou atentado na internet; mensagens incitam ataques ao Judiciário, atear fogo e armar bombas em casas de políticos

Dono do veículo que explodiu perto da Câmara fez postagens contra o STF; leia as mensagens

Francisco Wanderley Luiz, dono do veículo carregado de fogos de artifício, que explodiu no estacionamento da Câmara dos Deputados na noite desta quarta (13), antecipou o atentando em mensagens públicas na internet.

Duas horas antes do atentado, Francisco, que é filiado ao PL de Santa Catarina, divulgou nas redes sociais mensagens em que ele próprio incita uma revolução e afirma que o atentado aos Poderes seria a “verdadeira proclamação da República”, em alusão ao feriado do dia 15 de Novembro. “Após este grande acontecimento vocês poderão comemorar a verdadeira proclamação da República. Em espírito estarei na linha de frente com minha espada erguida.”

A Praça dos Três Poderes foi isolada na noite desta quarta (13) por força de duas explosões que foram ouvidas da sede do Supremo Tribunal Federal e também da Câmara dos Deputados. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal confirmou que houve uma morte, mas a identidade do homem atingido por explosivos ainda não foi revelada.

Em outra mensagem, o bolsonarista desafia a Polícia Federal a desarmar, em 72 horas, explosivos que supostamente teria colocado na casa de três políticos – José Sarney, Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso – e do jornalista William Bonner, da Rede Globo.

No Facebook, candidato a vereador pelo PL, em 2020, mostrou estar cansado da articulação política da direita e afirmou que o caminho a ser seguido deveria envolver ações nas ruas. Ele incitou os homens a deixarem suas casas e famílias para atentar contra o Judiário, que seria o principal obstáculo. Os ataques, segundo ele, deveriam ser descentralizados, na base do Judiciário em cada cidade brasileira. Na mensagem, ele ainda disse que, “se preciso for”, os aliados deveriam atear fogo, “mas com cuidado para não machucar ninguém”.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O bolsonrismo adoeçeu o Pais, contaminou o congresso, o pior da historia, contaminou igrejas, vem acuando as instituições, disseminou o ódio, dividiu familias, fez as pessoas perderem a lucidez e a razoabilidade, espalha o medo e o terror, e segue, mais uma vez, vem colocando familias para chorar. sem duvidas uma grande maldição. O Brasil, não merecia esta passando por isso.

    1. Exato! O judiciário permitiu que um “Juiz” de primeira instância- Sérgio Moro, tirasse o principal concorrente da corrida presidencial. Permitiu gravar a Presidente e assistir passivamente ao Powerpoint point exibido pelo “ Promotor “ Delagnol nos principais noticiários do País em horário nobre.Os dois ,Juiz e Promotor , deveriam estar atrás das grades .

  2. Um lobo solitário, decidido a explodir o STF, acabou por explodir a si mesmo. Os neofascistas começarem rapidamente a difundir a tese de que foi o ato isolado de um sujeito desequilibrado mentalmente, nada que se possa generalizar. Estão preocupados com o que pode ser um golpe definitivo no projeto de anistiar os golpistas. Nessa hora é preciso relembrar o histórico da sanha terrorista que sempre caracterizou o fascismo no Brasil.
    O discurso do ódio, base do Ur-fascismo, sempre alimenta dissonâncias cognitivas, insanidades e distúrbios diversos nas mentes de seus seguidores. Pode atingir tanto uma manada de zé-ninguéns ressentidos, como no 8 de janeiro de 2023, quanto pessoas com poderes reais de causar sérios estragos.
    Um 1971 um brigadeiro alucinado planejou explodir a adutora do Guandu e o antigo Gasômetro do Rio de Janeiro, que poderia ter causado mais de cem mil mortos. Graças ao Capitão Sérgio Macaco, que teve a sua carreira arruinada, o plano não foi em frente. Em 1981, militares do Exército de Caxias, tentaram explodir uma bomba num show no Riocentro, que mataria milhares de jovens e vários artistas da MPB. Por obra do destino, a bomba explodiu no colo de um deles e a tragédia não se consumou. Tivemos bombas em bancas de jornais e na OAB-RJ. Depois, um certo tenente do Exécito, em busca de aumentos salariais, também planejou explodir bombas. Mais recentemente, logo após as ultimas eleições presidenciais, por sorte não tivemos a explosão de uma bomba no aeroporto de Brasília, que causaria um número inimaginável de vítimas. E recentemente soubemos que “kids pretos”, também do valoroso Exército de Caxias , além de terem cometidos “atos isolados de indisciplina” derrubando torres de transmissão, planejavam sequestrar o Ministro presidente do STF e o Presidente da República, sabe-se lá pra fazer o que com eles.
    A impunidade é a mãe de todos esses crimes continuados. Existem inúmeros “Tiu França” à solta por aí, muitos armados pelos CACs e outros vestindo uniformes militares. Por essas e por outras, só há uma coisa a dizer, aos berros: SEM ANISTIA!

    1. Concordo!! A teoria do “lobo solitário” ou fato isolado não se sustenta. É só ler os comentários de “leitores” aos artigos dos principais jornais do país: Globo, Folha, Estadão. A PF deveria prestar atenção aos candidatos a “lobos solitários” que por ali vicejam. A incitação à violência é feita de maneira escancarada. Típica de quem acredita que não sofrerá nada. E não nos esqueçamos de quem foi que berrou aos quatro ventos: “um povo armado jamais será escravizado“. #SEM ANISTIA!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador