Bolsonaro derruba verba publicitária da Globo, privilegiando Record e SBT

TCU quer saber se Bolsonaro está usando critérios políticos para distribuir verba publicitária do governo, já que Record e SBT têm menos audiência do que a Globo

Jornal GGN – Com Jair Bolsonaro no poder, o faturamento da Rede Globo com publicidade do governo despencou. Mesmo sendo a líder em audiência entre as emissoras de TV, a Globo recebeu menos do que a Record e o SBT. O Tribunal de Contas da União investiga se o presidente está usando os recursos com critérios políticos.

Segundo reportagem da Folha, a Globo é responsável por 33,1% da audiência junto ao público de TV, contra 14,5% do SBT e 13,10% da Record.

Pelo critério técnico, de audiência, a Globo deveria receber a maior fatia da verba destinada às emissoras. Mas ela só ficou com 16,38% do bolo, ante 42,61% da Record e 41,01% do SBT.

Em 2017, a Globo ficou com 48,5% dos recursos e, em 2018, 39,1%. Os percentuais da Record foram de 26,6% em 2017, 31,1% em 2018 e, agora, 42,6%; os do SBT, 24,8%, 29,6% e 41%, respectivamente.

Neste ano, segundo os dados obtidos pelo TCU e atualizados até junho, o governo destinou R$ 16,1 milhões às três TVs. O grosso desses recursos (R$ 15,3 milhões) refere-se à campanha sobre a reforma da Previdência. A Globo teve 18,1% da verba da campanha, a Record ficou com 44,5% e o SBT, com 37,4%, apurou a Folha de S. Paulo.

O TCU conseguiu dos dados com a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência). Ele investiga se recursos estão sendo distribuídos com critérios políticos, favorecendo Record e SBT.

 

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se a Globo é a líder em audiência e fica com menos, precisa investigar se são critérios políticos ou não?

    por outro lado, Globo, quem mandou defender que Lava Jato não era perseguição política?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador