1 de julho de 2026

Bolsonaro faz bazófia com combustíveis para prestar contas a Dedéco , por Luis Nassif

Que Bolsonaro é um completo sem noção, não se discute. Agora, o imbroglio montado em torno dos impostos sobre combustíveis têm a lógica: ele deve sastisfações ao Dedéco

Que Bolsonaro é um completo sem noção, não se discute. Agora, o imbroglio montado em torno dos impostos sobre combustíveis têm a lógica torta de um presidente que só consegue enxergar no seu entorno.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Uma das bases de apoio de Bolsonaro é Wanderley Alves, o Dedéco, líder da paralisação dos caminhoneiros em maio de 2018. Bolsonarista assumido, Dedéco toureou seus liderados quando a Petrobras, sob Bolsonaro, manteve a política de preços de Pedro Parente.

Mas é uma liderança sob escrutínio permanente, pois desgastada por aumentos sucessivos nos preços dos combustíveis. E pelos dogmas de Paulo Guedes, de que os preços internos precisam acompanhar sempre as cotações internacionais.

Alguma alma penada provavelmente sugeriu a Bolsonaro que a culpa dos preços dos combustíveis era do ICMS estadual. Foi a deixa para tentar transferir o desgaste para os governadores. Depois, quando confrontado por eles, veio com essa aposta típica de fanfarrões: eu tiro os impostos federais se vocês tirarem as estaduais, proposta absolutamente sem nexo, apenas para dar satisfações para caminhoneiros.

Receba os artigos de Luís Nassif pelo WhatsApp

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

10 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lúcio Vieira

    6 de fevereiro de 2020 7:09 pm

    Bolsonaro só deseja prestar contas a gente descompromissada com a nação brasileira. É a “diplomacia” miliciana, que se alinha apenas com os parças e comparças.

  2. Vladimir

    6 de fevereiro de 2020 7:55 pm

    Convenhamos, o ocupante da cadeira da presidência da República é muito bom em pautar a mídia e,em consequência, seu rebanho.
    É preciso sair deste imbróglio. Que o político, até por sua natureza tente pautar a mídia, é aceitável e até justificável já que,em tese,estaria colocando pontos de interesse público.
    O que não é aceitável é a mídia dedicar-se pautar diariamente por pontos que visam única e exclusivamente distrair a atenção de problemas muito maiores e que,estes sim,deveriam ser a pauta desta mídia.
    Só para lembrarmos, o sujeito em questão está a 400 dias ocupando a presidência da República que,somados a praticamente dois anos e meio do mandato do golpista I,resulta em aproximadamente 4 anos,ou um mandato completo, em que essa gente vem,de um lado entregando o país a preço de banana e,de outro,vendendo a ilusão de um futuro que nunca chega.
    Primeiro bastava tirar a presidenta Dilma, depois isso já não bastava,era preciso uma reforma trabalhista que tirasse os direitos dos trabalhadores. Também não bastou! A reforma da previdência, essa sim,era mãe de todas as reformas. Com essa os empregos abundariam e,ainda que com atraso, o tão sonhado momento de glória de nosso país chegaria.
    Como todas as outras,também não bastou.
    Mas agora vai. Com a reforma tributária o céu voltará a ser de brigadeiro e a retomada do crescimento será uma realidade.
    Bem,está ainda não ocorreu mas,pelo passado,podemos adivinhar que também não bastará.
    A parte do país que ainda acredita ,não somente nesse sujeito, mas na política que ele representa, em algum momento terá de despertar e entender que eles tinham presente e trocaram por um futuro,futuro que,como dissemos, nunca chega.
    Não é de graça que esse sujeito idolatra, entre outros do gênero, o homem que enriqueceu vendendo ilusões com seu baú.

    1. Clever Mendes de Oliveira

      7 de fevereiro de 2020 12:30 pm

      Vladimir (quinta-feira, 06/02/2020 às 19:55),
      Correto Vladimir. Se quando fez a declaração, alguém da mídia tivesse retrucado Bolsonaro, perguntando a quem destinava a declaração dele. Afinal a declaração dele poderia ser traduzida assim se os governadores forem idiotas e reduzirem o imposto sobre combustíveis prejudicando as finanças já combalidas dos Estados e em razão do repasse obrigatório de 25% para os município prejudicando também as finanças dos municípios, o presidente da República como se fosse um idiota iria reduzir os impostos sobre os combustíveis prejudicando não só as finanças da União como também dos Estados e dos Municípios em razão do repasse obrigatório no caso do IPI.
      Provavelmente se a mídia tivesse feito essa indagação e perguntado a quem se destinava a declaração estapafúrdia de Bolsonaro, ele dentro da contumaz grosseria dele, só teria como alternativa dizer que se destinava ao idiota que fez a pergunta. Se quisesse a mídia poderia aguentar o tranco, mas a grosseria e a idiotia da declaração ficariam transparentes.
      Enfim, o problema não é só Bolsonaro é todo um meio que só se destaca pela clareza e fluência da dicção ou da escrita mesmo que o conteúdo seja nulo.
      Clever Mendes de Oliveira
      BH, 07/02/2019

  3. ue

    6 de fevereiro de 2020 8:51 pm

    Olha que para acreditar no bozo o cara tem que ser pra lá de ignorante e beócio.

  4. Anônimo

    6 de fevereiro de 2020 9:04 pm

    Bozo Gado, paródia de Rei do Gado.
    https://www.youtube.com/watch?v=G4zKKzP0sCo

    1. José Ribeiro Jr

      8 de fevereiro de 2020 9:40 am

      Esse caminhoneiro ta mais pra esse “rei do gado”: https://youtu.be/ONWYu_sWoOA

  5. Evandro Condé

    7 de fevereiro de 2020 6:46 am

    Eu gostaria de ver se, confrontado, o Guedes responderia com seriedade um questionamento sobre a proposta do Jair. Espero que ainda haja jornalistas em Brasília.

  6. Mário Mendonça

    7 de fevereiro de 2020 9:23 am

    Bozo não pauta só a midia, mas toda sociedade que está anestesiada e continuará assim por muito tempo!!!

  7. J Fernando

    7 de fevereiro de 2020 11:09 am

    O problema é que quem não entende o funcionamento da política de preços dos combustíveis e não tem ideia de que não se zera impostos assim sem mais nem menos, acredita que o Bolsonaro está certo.
    São diversos memes exaltando a decisão de Bolsonaro, tipo “Presidente quer reduzir preço da gasolina, mas governadores não colaboram!”.
    Para grande parte da população é essa mensagem que fica. Bolsonaro e seus aliados continuam dando de 10 x 0 na comunicação.

  8. Antônio Garcia Leal

    7 de fevereiro de 2020 12:26 pm

    Enquanto esse Governo Miliciano Federal continuar comprando a mídia, enganando a população, a Elite Corrupta esmagando o Pobre, os nossos políticos agindo com sempre agiram (oportunistas) …nada vai mudar

Recomendados para você

Recomendados