Jornal GGN – Contrariando um pouco mais o discurso da “nova política”, o governo Bolsonaro vai recriar dois ministérios e entregá-los a titulares “políticos”, para conseguir aprovar a medida provisória da reforma administrativa. A informação é da Folha desta terça (7).
Segundo o jornal, a medida foi anunciada pelo Senador Fernando Bezerra (MDB), após reunião com o ministro Paulo Guedes. De acordo com o parlamentar, o tema já foi debatido com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Onyx Lorenzoni.
A ideia é desmembrar o Ministério do Desenvolvimento Regional em duas pastas: Cidades e Integração. “Um articulador do Palácio do Planalto disse reservadamente que estas pastas serão comandadas por políticos, o que, concretizado, representará uma mudança no comportamento do governo Bolsonaro”, anotou o jornal.
Bolsonaro vem fazendo o discurso de que seu primeiro escalão é composto por técnicos, afastando a distribuição de cargos por critérios políticos, para agradar aliados ou barganhar apoio no Congresso. Mas com dificuldade para avançar com suas demandas no Legislativo, a postura tem mudado na prática.
Atualmente, apenas integrantes de DEM, MDB, Novo e PSL são ministros, embora Bolsonaro negue indicações partidárias.
Não está definido ainda qual partido ficará com os ministérios novos.