Carminha, Carlinhos e Fux, três cenas sobre o STF atual

Questionário: qual dessas cenas reflete melhor o Supremo Tribunal Federal atual?

Cena 1

No auge do terrorismo pré-impeachment, o Ministro Gilmar Mendes pediu a Nelson Jobim que agendasse um encontro com Lula – recém restabelecido de câncer. Durante o período de convalescença ambos tiveram bons contatos, intermediadas pelas respectivas esposas. Houve a reunião, sem nada de mais. Um mês depois, uma editora da TV Globo, em Brasilia, descobriu que poderia criar um factoide político.

Soltou um veneno para Gilmar – o de que Lula estaria espalhando versões sobre o encontro. Gilmar engoliu e devolveu com a versão de que Lula o pressionara no encontro para votar contra o inquérito do mensalão.

Imediatamente, a Globo mobilizou seu pelotão de repórteres para repercutir a notícia e criar o clima de operação-chantagem em andamento. Um dos entrevistados foi o inolvidável Ministro Ayres Brito, blindado pela mídia de acusações envolvendo o genro.

Ayres pensou, pensou e lembrou-se de uma cena que corroborava a versão.

– Agora estou entendendo. No nosso último encontro, Lula perguntou-me como estava o jurista Celso Antonio Bandeira de Mello.

Ora, crítico do impeachment e da campanha de mídia, Celso Antonio foi o padrinho da indicação de Ayres Brito – a quem chamava de “Carlinhos” ao Supremo. Provavelmente era o único assunto em comum entre ele e Lula. E Carlinhos não se envergonhou em relacionar a menção ao amigo com uma pressão indevida do ex-presidente.

Cena 2

Enquanto ocupava a presidência da casa – e do Tribunal Superior Eleitoral -, a Ministra Carmen Lúcia, conhecida como Carminha pelos amigos, e por ser desorganizada, segurou mais do que devia a aprovação de 8 filmetes para uma campanha pró-voto. Só 2 ficaram prontos.

Tempos depois, o Tribunal de Contas da União veio em cima do Supremo, para saber porque os demais não tinham sido divulgados. Investigação inútil, já que o gasto registrado na produção era para apenas 2 filmetes.

Carmen Lúcia não vacilou e apontou um subordinado como responsável pelo atraso, apesar de abundância de provas – incluindo e-mails cobrando rapidez dela.

Cena 3

Um médico do STF, em defesa da saúde da casa, encaminha ao supervisor a proposta de solicitar 7 mil vacinas da Fiocruz. O supervisor encaminha ao presidente da Casa, Ministro Luiz Fux. Fux não apenas assina o pedido como dá entrevistas justificando a regalia.

Explode o escândalo e Fux muda de posição. Coloca-se ao lado dos críticos, contra o pedido do Supremo. Diz que não foi consultado. Depois corrige-se, diz que assina muita coisa e não consegue conferir todas. Nada fala sobre o apoio público que deu à medida.

Demite, então, o médico, que serviu a várias diretorias da casa, sem uma mancha sequer em seu currículo. Para seu supremo azar, o médico é figura ponderada, digna. Em vez de sair esbravejando e atirando para todo lado, apenas explicitou, calmamente, seu currículo e o fato de jamais ter tomado uma atitude sem consulta aos superiores.

Simples assim. Verdadeiro assim.

Questionário: qual dessas cenas reflete melhor o Supremo Tribunal Federal atual?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

19 comentários

  1. Deixa ver: entre a veia poética do Carlinhos, a profundidade das frases do Pensador da Carminha e a poesia falsa do Drumond. Ai caramba, não consigo me decidir…é muita intelectualidade. E pensar que o Lenio Streck, o Pedro Serrano e o Eugênio Aragão poderiam ser indicados pelos babacas do Pt.

    • Agora me parece que a Senhora retornou ao caminho de casa.Perucas,são perucas,nada mais que perucas,e por mais que as arranque a cabeça vai está sempre lá,principalmente se encobrir a de vagabundos.

    • Vera Lúcia

      Faltou citar entre os nomes que poderiam ser indicados pelo Pt o do discreto advogado carioca Nilo Batista, que foi vice-governador de Leonel Brizola, e assumiu o governo quando o titular desligou-se do cargo para concorrer a presidência da república.

  2. Resposta ao questionário: Escolha difícil. Se não puder ficar com as 3 fico com a última, não só porque é mais fresca, mas também por que as provas ficaram escancaradas.

    Entre o médico e o monstro de peruca, cortm a cabeça do médico.

  3. Realmente tá defíssel…
    Dentre os muitos acertos e vários erros da era petista, está o descuido que permitiu escolhas e indicações republicanas em excesso, como se Abin, STF, PGR, PF, estatais, etc. possam ter sido consideradas desimportantes para não usar e entregar para corporações de interesses tão diversos que chegam a ser contrários.
    Deu no que deu.

  4. Nassif foi muito generoso,visto que,na minha lista faltam 2 cretinos:Lulu Boca de Veludo,segundo Bob Jeferson e Son Caganeira.O primeiro indicado pela Globo,o segundo por Álvaro Botox,isto em pleno governo petista.
    Dona Dilma e uma tal República Gaúcha,neófitos políticos,achavam que o primeiro assegurava um armistício com Vênus Latrinada,o segundo garantiriam o apoio do MST para a chapa do grupelho:Mercadante/Zé Cardoso,vice versa.
    Em respeito à ex Presidenta Dilma Rousseff,covardemente agredida no dia de hoje por um excremento humano,que por azar nos preside,vou me abster de maiores considerações.
    Assim sendo,vou encaracer dos favores de Dona Vera Lúcia Venturini que se manifeste sobre a opinião do acima assinado.

    • Dona Vera,com todo respeito,a Senhora não atendeu a minha solicitação.
      Ficou aborrecida comigo por algum mal entendido? Tudo brincadeirinha,deixa estar.
      A Senhora tem a minha admiração desde que ofereceu a Nassif seu CPF,caso ele viesse a precisar.Eu não chegaria a tanto,por que sei que não é o caso.
      Vou lhe fazer uma sugestão,haja vista,que a Senhora talvez seja uma das mais antigas participantes do Blog.
      Sendo assim,emcampe uma campanha para doação visando angariar fundos para o editor do Blog,fazer frente a Instituição mais corrupta do País,o Podre Poder Judiciário.Soaria melhor que emprestar CPF,que produz o mesmo resultado de arrancar perucas de cafajestes.

  5. Difíicil escolha. A carminha que tem o privilégio de ter sido antes digna de indicação do Itamar e virar o que virou, é a minha preferida neste voto.
    Mas acho que vou ficar com o fachin, ou o fux, estou na dúvida.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome