Caso Cabral-Bretas: como a Globo monta um fakenews, por Luis Nassif

A matéria do G1 reproduz notícia do RJTV: “Sistema da Polícia Civil foi consultado dez vezes em busca de informações sobre o juiz Marcelo Bretas, diz Polícia Federal”.

Acusação – A matéria diz que Sérgio Cabral teria montado um fundo milionário para financiar dossiês contra o juiz Marcelo Bretas e membros da Lava Jato.

Evidências – segundo a RJTV e o G1

Segundo um relatório da Polícia Civil ao qual o RJTV teve acesso, uma consulta ao sistema foi feita em 11 de abril, na 31ª DP (Ricardo de Albuquerque), e teve como alvo o nome de um parente do magistrado. Antes, em 23 de janeiro, o sistema foi acessado na 105ª DP (Petrópolis), às 23h23, e encontrou o registro de uma briga entre estudantes, na qual o filho de Bretas estaria envolvido.

As buscas foram feitas pelo nome do juiz, de sua mulher, que também é juíza, e de uma outra parente de Bretas. A polícia já tem os nomes dos funcionários que fizeram as consultas.

Ora, consultas dessa natureza podem ser feitas por apenas uma pessoa, dispondo da senha de acesso ao sistema. De onde se tirou a notícia de um fundo milionário visando montar os dossiês.

Ouso afirmar: é mentira! Mentiu a fonte, mentiu o repórter fingindo acreditar na mentira da fonte, mentiu o editor divulgando um fakenews do repórter como se fosse notícia verdadeira.

Cabral é o alvo preferencial. Flagrantemente corrupto, deslumbrado, fútil até a medula.

Mas serviu de álibi para um estupro da notícia, em um momento em que a mídia tradicional teima em se diferenciar dos fakenews.

Primeiro, pela inverossimilhança entre o suposto fundo milionário e os indícios relatados. Não se tratava de viagens internacionais visando levantar contas fantasmas, como fazia a revista Veja. Se trata de meras consultas a bancos de dados, ao alcance de qualquer funcionário público.

Segundo, porque fonte em off em inquérito policial é pior que notícia em off de jornal. Quem tem provas, mostra! Se não tem e divulga, mente.

Terceiro, porque se tornou praxe dos quadros da Lava Jato plantar qualquer bananeira, que a mídia tratará de transformar em salto mortal.

2017-11-08 22:01:45 -0200

Luis Nassif

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. #

    Nassif, daqui a pouco vai começar a pipocar um monte de comentários te criticando porque estás a “defender Sérgio Cabral”.

    A dicotomia no pensamento dessa gente faz com que pensem que, se tu não estás atacando é porque estás defendendo. A obediência às leis, os direitos, a ética, a imparcialidade e a honestidade a que o Jornalismo se obriga, pouco importam.

  2. “Segundo, porque fonte em off

    “Segundo, porque fonte em off em inquérito policial é pior que notícia em off de jornal”:

    “Palavra de delegado de merda” do Brasil.

    De le ga dos .   De.   MER DA.

    Isso sim.  Aqui esta a prova:

    “A polícia já tem os nomes dos funcionários que fizeram as consultas.

     

    DE

    LE

    GA

    DOS

     

    DE

     

    MER

    DA.

  3. Não seja por isso, eu tenho feito diversas

    buscas na internet por safadezas desse tal bretas e cia. achei algumas coisas meio estranhas, a tal sandra bretas foi adevogada do bicheiro Turcão.

    Vou caprichar pra poder ganhar esses milhões do Cabral srsrsr

  4. Quando a situação ficar esclarecida, o Willian Waack volta

    Quando a situação ficar esclarecida, isto é, quando a Globo tiver certeza de que buzinar é coisa de preto, o Willian Waack volta a apresentar o jornal global.

    Eu sou preto mas não buzino, pois nem carro eu tenho e minha bike tá só os loros. As pastilhas de freio ABS estão todas gastíssimas. Mas pedalar é preciso, freiar não é preciso.

  5. O problema não é montar o dossiê

    O problema é se o conteúdo do dossiê é verídico.

    Porque o Bretas tem medo de ser investigado?

    Quem não deve, não deveria temer.

  6. Deve ter algum caroço no angu

    Deve ter algum caroço no angu do Bretas, o juiz amante da Biblia. O Sergio Cabral falou em loja de bijouteria e o juiz o mandou a um presídio federal. Agora uma consulta ao nome do juiz vira um fundo milionário.

  7. Segurançça

    No Brasil, todos os bancos têm agências em todos os estados. Daí, há um sistema de segurança bastante rígido. Determinadas categorias de funcionários podem acessar dados cadastrais de qualquer cliente em qualquer estado. Por causa disso, cada acesso é protegido por senha pessoal e ficam registrados hora, nó da rede (computador), horário, funcionário, etc. Quando acontece qualquer coisa suspeita, é só olhar o banco de dados e ver quem acessou o quê e a que horas. Qualquer delegado de polícia tem esses dados na ponta dos dedos. Precisa de investigação? É mito ridículo!

    Mas quando Cabral era dirigente do PSDB, estava tudo certo. Bastou ir para o PMDB e apoiar Lula, pronto, caiu em desgraça. Só pode roubar se você estiver no PSDB, tá liberado.  Se for de outro partido, a fúria e os raios da lava jato e da Globo cairão sobre suas cabeças.

  8. Cuidado Nassif.
    Daqui a pouco

    Cuidado Nassif.

    Daqui a pouco a lava rato vai te acusar de utilizar fundos milionários para montar dossiês contra seus membros por contas das reportagens do GGN com o DCM.

    Podem te acusar de embolsar parte do crowfunding, etc etc

    Todos os integrantes da lava rato são bandidos perigosos e todo cuidado com bandidos deste naipe é pouco.

     

  9. Nassif, com tua experiência,

    Nassif, com tua experiência, com seu know how, há de convir que, juntamente com tudo que consideras, a Globo e este mais um de “seus juízes” Bretas está aplicando uma espécie de vacina. Este juiz, ao que parece, como muitos outros falsos paladinos da justiça é cheio de esqueletos no armário, parece estar envolvido em muitas irregularidades e ilegalidades; e esta história de dossiê é para se precatar e dizer, quando as coisas vierem à tona, que é do dossiê do Cabral.

    Esses velhacos vivem usando este expediente do “dossiê”. Isto chega a ser ridículo. José Serra já tinha feito isto. Os defensores do Sérgio Moro também. Quando percebem que serão levantados seus crimes, já vêm com a historinha de que estão fazendo “dossiês” deles.

    É uma coisa até já ficando manjada, mas que as pessoas estão engolindo.

     

  10.  
     
    O imbecil do Cabral

     

     

    O imbecil do Cabral provavelmente não é nem mais nem menos fútil e corrupto que a mulher do Eduardo Cunha, nem da mulher do juizeco de rodapé Sérgio Moro.

    O que fica evidente depois de tanta bandalheira, é: o judiciário brasileiro é a maior fonte e reserva de privilegios imorais, de corruptos intocáveis, truculentos e autoritários do mundo.

    Claro, em alguns recantos da África ainda é possível se encontrar alguma republiqueta capacitada a nos confrontar nesta competência. Mas, nada que nos tire esse triste galardão.

    Orlando

  11. Quando o Cabral era

    Quando o Cabral era governador, muitos desses ai deve ter “beijado a mão”. Agora que ele esta acabado (muita pena do Serjão), encontram meios de chuta-lo ainda mais. Ou então, esse juiz Bretas deu um xeque-mate no Sérgio Cabral, adiantando-se ao jogo do outro. Nesse caso, ele teria alguma coisa a esconder?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador