Censura: Crivella manda recolher HQ com beijo gay que não estava à venda

Único estande que tinha exemplares dos Vingadores com casal homossexual afirma que o estoque esgotou dois dias antes de Crivella tentar censurar a obra

Jornal GGN – A ordem do prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella, para censurar uma história em quadrinhos (HQ) dos Vingadores na Bienal, acabou frustrada porque o exemplar já não estava à venda. Dois dias antes de Crivella descobrir que a HQ continha um casal homossexual e a ilustração de um beijo gay, o estande que tinha apenas 20 unidades esgotou.

O Globo desta sexta (6) informou que a Bienal não cumpriu a ordem que Crivella divulgou nas redes sociais porque sequer era possível. “Vingadores: A cruzada das crianças”, que segundo o prefeito contém “conteúdo sexual para menores”, não estava no estoque de pelo menos 8 estandes visitados pelo jornal. Em um outro, com os 20 exemplares, o esgotamento se deu 2 dias atrás.

Um dos atendentes chegou a relatar ao diário que a procura aumentou depois que Crivella impôs censura, mas já não havia o que vender. “O que a gente tem que se perguntar é que, se fosse um beijo heterossexual, teria a mesma reação? Se isso não é censura, não sei o que é. Crivella devia se preocupar com infraestrutura, segurança da cidade e está preocupado com um beijo num livro”, disse Cesar Santos, atendente responsável pela parte de quadrinhos da editora Devir.

A Bienal informou que continuará dando “voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.”

Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) usou os artigos 74 a 80 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para orientar a retirada de conteúdo LGBT, ameaçando recolher materiais sem “lacre e a devida advertência de classificação indicativa de conteúdo em publicações com cenas impróprias a crianças e adolescentes”.

“Vingadores: A cruzada das crianças” tem mais de 200 páginas é o 66º volume da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, lançado no Brasil em 2016. Na história, dois membros dos Jovens Vingadores (no original, Young Avengers), Wiccano e Hulkling, são namorados.

Com informações de O Globo

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora