“Coringa”: a vida trágica de River Phoenix, o talentoso ator irmão de Joaquin que morreu em seus braços aos 23 anos

"Você vai agir de novo e será mais conhecido do que eu", disse River Phoenix a seu irmão Joaquin, pouco antes de morrer.

Da BBC

BBC News WorldNewsroom

      • 10 de fevereiro de 2020

Direitos de imagemNANCY R. SCHIFF / GETTY IMAGESLegenda da imagem:River Phoenix, em 1991. Ele morreu dois anos depois.

“Você vai agir de novo e será mais conhecido do que eu”, disse River Phoenix a seu irmão Joaquin, pouco antes de morrer.

“Ele não me perguntou, ele me disse. E eu sou grato a ele porque a atuação me deu uma vida incrível”, disse um animado Joaquin Phoenix, 44, em 10 de setembro passado, recebendo um prêmio do Festival Internacional de Cinema. de Toronto (Canadá) por seu papel principal em “Coringa”.

O ator disse que seu irmão mais velho o ajudou a redescobrir seu amor pelo cinema e a superar suas primeiras frustrações como ator infantil “fazendo-o ver” o filme de Martin Scorsese, Raging Bull (“Wild Bull”), e encorajando-o a não desistir.

Ao receber seu primeiro Oscar por sua atuação em “Coringa”, Phoenix mal conseguiu conter as lágrimas quando se lembrou de algumas palavras de seu irmão em seu discurso.

“Quando ele tinha 17 anos, ele escreveu esta carta, dizendo: ‘Corra para o resgate com amor e paz a seguirá.'”

Com o sucesso de “Coringa” – para muitos, o melhor papel de Joaquin Phoenix em toda a sua carreira – a previsão de River parece ter sido cumprida, embora nunca saberemos o que teria acontecido se a vida do irmão não tivesse terminado abruptamente quando ele tinha apenas 23 anos. anos .

River Phoenix morreu na calçada do The Viper Room , uma boate em West Hollywood (Los Angeles, EUA), de propriedade de Johnny Depp, nos braços de Joaquin e Rain , outra de suas irmãs, que tentou revivê-lo Com respiração boca a boca

Joaquin Phoenix

Direitos autorais da imagemREUTERSImagem da legendaJoaquin Phoenix lembrou seu falecido irmão River em seu discurso agradecendo ao melhor ator.

Sua namorada, a atriz Samantha Mathis, também esteve presente, além de vários músicos (o ator tocou em uma banda).

“Eu sei que ele foi colocado, mas a heroína que o matou não apareceu até entrarmos no The Viper Room. Tenho minhas suspeitas sobre o que aconteceu, mas não vi nada”, disse Mathis ao jornal britânico The Guardian no ano passado , o primeiro Uma vez ele falou publicamente sobre o assunto.

O jovem ator entrou em colapso devido a uma overdose de heroína e cocaína. Vários livros mencionam seu flerte com drogas.

Mas antes daquele fatídico 31 de outubro de 1993 já se destacava como uma das grandes promessas do cinema de sua geração.

Uma carreira de sucesso

Vamos começar com os sucessos.

River teve seu primeiro papel na televisão na série de 1982 Sete Noivas para Sete Irmãos (“Sete Noivas para Sete Irmãos”) para provar seu talento. E ele tinha apenas 12 anos.

Joaquin, então com 10 anos, atuou nessa ocasião com seu irmão.

Então o salto de River para o mundo do cinema chegaria com o co-estrelando vários filmes e ótimas críticas.

Rio Phoenix

Direitos autorais da imagemIMAGENS DE COLUMBIA / GETTY IMAGESLegenda da imagemRiver Phoenix (esquerda) em “Stand by me”, 1986, um de seus primeiros grandes sucessos na tela grande.

Talvez um de seus papéis mais reconhecidos tenha sido o de Stand by Me (“Conte comigo”), uma comédia dramática que estreou em 1986 com base no romance “The Body”, de Stephen King, e que alguns dizem ter inspirado a série Netflix. Estranho gs fino .

Em 1986, ele apareceu em The Mosquito Coast (“The Mosquito Coast”) com outro papel de liderança, embora um de seus trabalhos mais aclamados tenha surgido logo depois em Running on Empty (“À beira do vazio”), em 1988, que lhe rendeu indicações para Oscar e o Globo de Ouro.

Ele também foi premiado por seu papel como Mike Waters, um jovem homossexual com narcolepsia, em My Own Private Idaho (“Idaho: o caminho dos meus sonhos”), 1991, ao lado de Keanu Reeves.

Quanto ao seu último filme, Dark Blood (“Dark Blood”), de 1993, ele foi póstumo ao ator.

De fato, houve problemas para lançá-lo e não foi lançado até quase duas décadas depois, em 2012.

River Phoenix em "Running on Empty", 1988, ao lado de Martha Plimpton.

Direitos autorais da imagemIMAGENS DE FRANK TRAPPER / GETTYLegenda da imagemRiver Phoenix em “Running on Empty”, 1988, com Martha Plimpton.

Seu diretor, o holandês George Sluizer, disse que viu River cerca de quatro horas antes de morrer.

“Eu estava no mesmo hotel, no quarto ao lado . Estava voltando para o hotel e naquele momento ele estava saindo com seus amigos. Ele me disse ‘até amanhã’ e foi isso “, disse Sluizer à BBC quando a fita foi liberada.

O filme conta a história de um solitário que vive no deserto dos Estados Unidos esperando o fim do mundo e cuja existência é interrompida quando ele tenta resgatar um casal que sofre um acidente de carro.

Duas semanas de filmagem haviam sido agendadas em Los Angeles, mas apenas um dia se passou quando o ator principal desabou do lado de fora daquela boate, e tantas cenas foram deixadas sem registro.

Sluizer disse a Phoenix que ele era “uma pessoa levemente frágil” por causa de sua problemática adolescência e uso de drogas.

“Mas, na minha opinião , não foi autodestrutivo. ” “Acho que aquela noite foi um acidente, uma mistura de coisas [heroína e cocaína] que não devem ser combinadas”.

The Viper Room

Direitos autorais da imagemARQUIVOS DE MICHAEL OCHS / GETTY IMAGESImage captionMensagens de condolências no The Viper Room um dia após a noite em que o ator morreu em 1 de novembro de 1993.

Infância em uma seita sexual

Se a morte de River fosse trágica e abrupta, sua infância – pelo menos antes de se tornar um prodígio infantil – poderia receber adjetivos semelhantes.

O primogênito da Fênix nasceu em uma cabana no Oregon (EUA) em 1970 e foi criado, como seus quatro irmãos, na seita religiosa “Filhos de Deus” .

O grupo, também conhecido como “A Família”, enfrenta acusações de abuso sexual e físico de menores, incluindo violência sexual, incesto e lavagem cerebral.

Como se isso não bastasse, sua família vivia na pobreza. Depois de viajar por vários lugares nos Estados Unidos, eles viveram no México, Porto Rico (onde Joaquin nasceu) e Venezuela.

As crianças nunca foram à escola ou receberam educação formal.

“Em tenra idade, River fazia fila nas esquinas, fazendo proselitismo para adoração . Se ele não trouxesse dinheiro suficiente para casa no final do dia, sua família não comia”, escreveu Gavin Edwards, autor de Last Night at the Viper Room: River Phoenix e Hollywood que ele deixou para trás (“A última noite na sala Viper: Rio Phoenix e Hollywood que ele deixou para trás “), 2013.

Rio Phoenix em 1988.

Direitos autorais da imagemGEORGE ROSE / GETTY IMAGESLegenda da imagemAntes de se tornar uma estrela de Hollywood, River teve uma vida tempestuosa.

“Havia muito peso sob os ombros de uma criança tão pequena” , disse Edwards.

Mais tarde, sua família deixaria a seita e retornaria aos Estados Unidos escondida em um cargueiro.

Daí o sobrenome Phoenix : o pássaro que começa de novo, que nasce das cinzas.

Assim como o próprio River ressurgiria na vida com sua faceta de ator, embora seu talento o obrigasse a trabalhar para sustentar sua família.

Sua namorada disse que o jovem nunca gostou da fama, mas a idéia de usá-lo para fazer ativismo pelos direitos dos animais e pelo veganismo, duas grandes convicções do ator.

Mas as drogas cortariam as asas daquela fênix, uma criança prodígio com uma infância nada prodigiosa que morresse muito jovem.

Rio Phoenix

Direitos autorais da imagemSTEVE EICHNER / GETTY IMAGESLegenda da imagem Amúsica foi uma das grandes paixões do rio Phoenix. Esta imagem foi tirada durante um concerto em 1991.

“Gostaria de fugir para um lugar onde ninguém me conhece”, ele soluça em sua performance estelar em Stand by me.

Após sua morte, sua mãe Arlyn disse em declarações à revista americana Esquire que seu filho compartilhava esse sentimento.

“Quando ele cresceu, River achou cada vez mais desconfortável ser o modelo. Ele costumava dizer que adoraria ser anônimo. Mas nunca foi. Quando não era uma estrela de cinema, era um missionário .

“Havia beleza nisso – um homem com uma causa, um líder – mas também uma profunda solidão “, lamentou.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Seria uma matéria oportuna com o discurso emocionado de Joaquin Phoenix, mas com a falta de revisão, o texto está pior que do Google Translate.
    Chega a ser confuso interpretar tanta palavra perdida.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador