“Coringa”: a vida trágica de River Phoenix, o talentoso ator irmão de Joaquin que morreu em seus braços aos 23 anos

"Você vai agir de novo e será mais conhecido do que eu", disse River Phoenix a seu irmão Joaquin, pouco antes de morrer.

Da BBC

BBC News WorldNewsroom

      • 10 de fevereiro de 2020

Direitos de imagemNANCY R. SCHIFF / GETTY IMAGESLegenda da imagem:River Phoenix, em 1991. Ele morreu dois anos depois.

“Você vai agir de novo e será mais conhecido do que eu”, disse River Phoenix a seu irmão Joaquin, pouco antes de morrer.

“Ele não me perguntou, ele me disse. E eu sou grato a ele porque a atuação me deu uma vida incrível”, disse um animado Joaquin Phoenix, 44, em 10 de setembro passado, recebendo um prêmio do Festival Internacional de Cinema. de Toronto (Canadá) por seu papel principal em “Coringa”.

O ator disse que seu irmão mais velho o ajudou a redescobrir seu amor pelo cinema e a superar suas primeiras frustrações como ator infantil “fazendo-o ver” o filme de Martin Scorsese, Raging Bull (“Wild Bull”), e encorajando-o a não desistir.

Ao receber seu primeiro Oscar por sua atuação em “Coringa”, Phoenix mal conseguiu conter as lágrimas quando se lembrou de algumas palavras de seu irmão em seu discurso.

“Quando ele tinha 17 anos, ele escreveu esta carta, dizendo: ‘Corra para o resgate com amor e paz a seguirá.'”

Com o sucesso de “Coringa” – para muitos, o melhor papel de Joaquin Phoenix em toda a sua carreira – a previsão de River parece ter sido cumprida, embora nunca saberemos o que teria acontecido se a vida do irmão não tivesse terminado abruptamente quando ele tinha apenas 23 anos. anos .

River Phoenix morreu na calçada do The Viper Room , uma boate em West Hollywood (Los Angeles, EUA), de propriedade de Johnny Depp, nos braços de Joaquin e Rain , outra de suas irmãs, que tentou revivê-lo Com respiração boca a boca

Joaquin Phoenix

Direitos autorais da imagemREUTERSImagem da legendaJoaquin Phoenix lembrou seu falecido irmão River em seu discurso agradecendo ao melhor ator.

Sua namorada, a atriz Samantha Mathis, também esteve presente, além de vários músicos (o ator tocou em uma banda).

“Eu sei que ele foi colocado, mas a heroína que o matou não apareceu até entrarmos no The Viper Room. Tenho minhas suspeitas sobre o que aconteceu, mas não vi nada”, disse Mathis ao jornal britânico The Guardian no ano passado , o primeiro Uma vez ele falou publicamente sobre o assunto.

Leia também:  ESTREIA: Último episódio da série "Lava Jato Lado B" expõe a indústria do compliance

O jovem ator entrou em colapso devido a uma overdose de heroína e cocaína. Vários livros mencionam seu flerte com drogas.

Mas antes daquele fatídico 31 de outubro de 1993 já se destacava como uma das grandes promessas do cinema de sua geração.

Uma carreira de sucesso

Vamos começar com os sucessos.

River teve seu primeiro papel na televisão na série de 1982 Sete Noivas para Sete Irmãos (“Sete Noivas para Sete Irmãos”) para provar seu talento. E ele tinha apenas 12 anos.

Joaquin, então com 10 anos, atuou nessa ocasião com seu irmão.

Então o salto de River para o mundo do cinema chegaria com o co-estrelando vários filmes e ótimas críticas.

Rio Phoenix

Direitos autorais da imagemIMAGENS DE COLUMBIA / GETTY IMAGESLegenda da imagemRiver Phoenix (esquerda) em “Stand by me”, 1986, um de seus primeiros grandes sucessos na tela grande.

Talvez um de seus papéis mais reconhecidos tenha sido o de Stand by Me (“Conte comigo”), uma comédia dramática que estreou em 1986 com base no romance “The Body”, de Stephen King, e que alguns dizem ter inspirado a série Netflix. Estranho gs fino .

Em 1986, ele apareceu em The Mosquito Coast (“The Mosquito Coast”) com outro papel de liderança, embora um de seus trabalhos mais aclamados tenha surgido logo depois em Running on Empty (“À beira do vazio”), em 1988, que lhe rendeu indicações para Oscar e o Globo de Ouro.

Ele também foi premiado por seu papel como Mike Waters, um jovem homossexual com narcolepsia, em My Own Private Idaho (“Idaho: o caminho dos meus sonhos”), 1991, ao lado de Keanu Reeves.

Quanto ao seu último filme, Dark Blood (“Dark Blood”), de 1993, ele foi póstumo ao ator.

De fato, houve problemas para lançá-lo e não foi lançado até quase duas décadas depois, em 2012.

River Phoenix em "Running on Empty", 1988, ao lado de Martha Plimpton.

Direitos autorais da imagemIMAGENS DE FRANK TRAPPER / GETTYLegenda da imagemRiver Phoenix em “Running on Empty”, 1988, com Martha Plimpton.

Seu diretor, o holandês George Sluizer, disse que viu River cerca de quatro horas antes de morrer.

“Eu estava no mesmo hotel, no quarto ao lado . Estava voltando para o hotel e naquele momento ele estava saindo com seus amigos. Ele me disse ‘até amanhã’ e foi isso “, disse Sluizer à BBC quando a fita foi liberada.

Leia também:  Dia da Internet Segura debate prejuízos das fake news

O filme conta a história de um solitário que vive no deserto dos Estados Unidos esperando o fim do mundo e cuja existência é interrompida quando ele tenta resgatar um casal que sofre um acidente de carro.

Duas semanas de filmagem haviam sido agendadas em Los Angeles, mas apenas um dia se passou quando o ator principal desabou do lado de fora daquela boate, e tantas cenas foram deixadas sem registro.

Sluizer disse a Phoenix que ele era “uma pessoa levemente frágil” por causa de sua problemática adolescência e uso de drogas.

“Mas, na minha opinião , não foi autodestrutivo. ” “Acho que aquela noite foi um acidente, uma mistura de coisas [heroína e cocaína] que não devem ser combinadas”.