Davos, ou a constelação de egos numa orgia de mútuas adulações

Davos, ou a constelação de egos numa orgia de mútuas adulações

– Que diabos Dilma e Mantega foram fazer em Davos, na Suíça? Será que não tinham nada melhor a fazer em casa?, perguntou Angeline, levantando os olhos do jornal.

– Acho que foram ajudar a melhorar a imagem do Brasil no exterior, além de garantir que as obras da Copa vão acabar no prazo, disse Simplício.

– Então erraram de endereço. Ninguém mais leva Davos a sério. Aquilo teve um certo apelo no auge do neoliberalismo, quando um punhado de magnatas pretensiosos achava que ia mandar no planeta inteiro com seus bilhões, acabando com Estado, com imposto e promovendo a auto-regulação da economia. Agora que o neoliberalismo entrou em colapso com a crise de 2008, só os otários pagam 70 mil dólares de convite para esse festim grotesco, do qual estão fugindo inclusive alguns dos maiores bilionários do planeta.

– Onde você está lendo isto?, perguntou Simplício.

– Em lugar nenhum. Mas vi o comentário do prefeito de Londres, Boris Johson, que esteve lá. Segundo ele, Davos “é uma constelação de egos envolvidos em massivas orgias mútuas de adulação”, observou Angeline. Agora querem se legitimar falado em desigualdade. 

– Mas o presidente iraniano foi lá e se deu bem!

– Na verdade, foi a única coisa positiva que aconteceu lá. Para quem, como o Irã, não tem a quem apelar para sair do isolamento, Davos realmente é um começo.

– E o Forum Social Mundial, também perdeu importância?, perguntou Simplíciio.

– Infelizmente perdeu. Na verdade, ele é uma espécie de imagem de espelho do Forum de Davos. Na medida em que este perdeu relevância, o Social, que era uma contrafação dele, também perdeu. Além disso, o Forum Social nunca conseguiu ser propositivo. A maioria dos seus promotores preferia ser uma caixa de ressonância de protestos contra o sistema capitalista, e pronto. Não se propunha saída, a não ser generalidades do tipo um outro mundo é possível. Aliás, o slogan é péssimo. Um outro mundo pode ser pior do que o atual.

– Isso é mau?

– Não, como começo de conversa. Quando se torna algo permanente, disse Angeline, as pessoas começam a se perguntar para onde devem ir, e ninguém responde.

– Angeline, você tem mania de saber tudo, mas de uma coisa você não sabe: o Forum Social Mundial se democratizou, inclusive territorialmente, e isso é uma diferença brutal com o Forum elitista de Davos. Hoje há Forum Social em vários continentes.

– Eis aí um ponto para você. Tem razão.

Simplício escreveu na agenda vermelha: O pior manipulado é o que contribui para a manipulação com 70 mil dólares.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador