De Sinval a Sandoval, os amigos silenciosos do Bar do Alemão, por Luis Nassif

Um bar é seu ambiente, sua história e seus garçons, elementos intrínsecos tanto à história quanto ao ambiente.

O Bar do Alemão teve dois garçons simbólicos, Sinval e Sandoval.

Sinval serviu na época áurea do bar, apenas um garçom dando conta de toda a freguesia, anotando todos os pedidos de cabeça, com um sentido de organização estupendo.

Já Sandoval era a concentração em pessoa. Quando o bar estava cheio, ía até uma mesa, ouvia os pedidos e partia em direção ao caixa sem atender a nenhum pedido pelo caminho, para não se dispersar e confundir as bolas.

Foi nossa grande companhia nos últimos anos. Sempre de cara séria, às vezes a concentração era mal interpretada, como se fosse algo brusco na sua personalidade. Nada disso. Com o tempo, sabia do gosto de cada freguês. Sempre que chegava no bar, vinha imediatamente com o Guaraná Antárctica e um copo americano. Depois, nos petiscos, sabia que ou era batata chips, ou bauru do Ponto Chic ou churrasquinho. E, na saida, nos lembrava sempre da necessidade de carimbar o ticket do estacionamento.

Ontem, às duas horas da manhã, Sandoval partiu, fulminado por um infarto, sinal desses tempos de crise, em que os maiores afetados são os botecos. Há dúvidas sobre o futuro do Alemão. Deve ter batido em uma vida naturalmente tensa pelo ritmo de trabalho da noite.

O Alemão sobreviverá à crise, tenho certeza. E Sandoval, agora, fará parte do panteão das pessoas que ajudaram a construir a historia do bar, o Riolando, o Marchezan, o Murilo, o Zé Grandão, o Tião Cabo Verde, e os que mudaram de boteco, o Baiano, o Negão Almeida. E sua lembrança eterna será do garçom preocupado com os detalhes, concentrado no trabalho e, de vez em quando, se permitindo um sorriso camarada.

Boa viagem, Sandoval.

 

Luis Nassif

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Puxa, que triste, ainda em maio estive lá e o vi. Volto a SP e piso no Alemão, chamo amigos, nos vemos lá, ouvimos chorinho e volto pras Gerais mais leve, É como se fosse a sala de casa recebendo amigos, comendo umas coisinhas e tomando minha caipirinha, um chope … Que triste.

  2. Ficamos lá até 1h, ele desta vez não estava atendendo as mesas, estava no caixa, visivelmente desconfortável pois atender as mesas e os clientes era o que mais gostava. Consegui arrancar um breve sorriso ao me despedir dele e do Té quando falei que tinha certeza que o Alemão não vai fechar. A impressão é que perdemos um amigo querido mesmo nos conhecendo tão pouco.

  3. Não deu “Sandô”…, como minha esposa carinhosamente o chamava, mas quando essa tristeza parar de maltratar, ficará somente a memória gostosa e saudosa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador