Documentário do GGN explica a capitalização da aposentadoria a partir do exemplo do Chile

Vídeo mostra como os aposentados chilenos se sentem enganados e vivem o drama do trabalho mesmo após a aposentadoria, pois a maioria descobriu que o valor do benefício pago após a capitalização não chega nem perto do que foi prometido

Jornal GGN – O GGN lançou em agosto de 2019 um documentário inédito, gravado no Chile, que explica como funciona a capitalização da Previdência Social.

O modelo chileno é o que inspira o ministro da Economia Paulo Guedes a privatizar a aposentadoria dos brasileiros. Apesar de a Reforma da Previdência do governo Bolsonaro já ter sido aprovada na Câmara, Guedes ainda não desistiu de apresentar um projeto à parte para encaminhar a capitalização ainda neste ano.

O documentário “Seguridade Excludente – A aposentadoria que inspira o Brasil” –  realizado graças a uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse, batizada de #OExemploDoChile – mostra como os aposentados chilenos se sentem enganados e vivem o drama do trabalho mesmo após a aposentadoria, pois a maioria descobriu que o valor do benefício pago após a capitalização não chega nem perto do que foi prometido pelo governo mais de 30 anos atrás.

Há aposentados que recebem menos da metade de um salário mínimo por mês. Enquanto isso, as administradoras de fundo de pensões injetam os recursos no mercado internacional.

Além do documentário que também tem entrevistas realizadas pela repórter do GGN Patrícia Faermann com diversos especialistas em Previdência no Chile, a série conta ainda com mais 9 reportagens especiais que aprofundam o debate sobre esse modelo considerado um “fracasso” pela Organização Internacional do Trabalho.

Para ter acesso às matérias, clique aqui.

Abaixo, o documentário divulgado no canal do GGN Youtube.

  • O GGN prepara mais uma série especial, com vídeos que vão explicar a relação entre a Lava Jato e os Estados Unidos. Quer apoiar esse projeto? Acesse: www.catarse.me/LavaJatoLadoB

 

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sistema de capitalização é um verdadeiro assalto ao INSS e seus contribuintes. Se a receita do INSS oriunda das contribuições dos trabalhadores e empregadores irão para o sistema de capitalização dos Bancos, quem pagará os benefícios dos atuais aposentados e pensionistas?

  2. Com todo o respeito mas o walfare state não se aplica realmente na América do Sul. SE tivermos como exemplo do Brasil, ainda que o video se refira a Chile, o sistema aqui seria ainda mais deprimente, pois nossa questão , e as qeustões daAmérica do Sul é a fragilidade institucional que se reflete na receita, na não-confiabilidade do sistema de arrecadação, enfim. O Brasil tinha ums sistema previdenciário invejável nos aos 70, o teto da Previdência era mais que o dobro do que é hoje. E a equação é simples: dinheiro arrecadado volta em forma de banefício. A cultura das pessoas, a falta de fiscalização, e a máxima de que primeiro sou eu, condizente à cultura de gestão, e nosso sistema emprobrece a cada dia. e vamos chegar a um nível talvez ainda pior que o Chile, por conta de uma banalização da probidade administrativa, levada como hoje está a niveis nunca antes verificado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador