Documentário do GGN explica a capitalização da aposentadoria a partir do exemplo do Chile

Vídeo mostra como os aposentados chilenos se sentem enganados e vivem o drama do trabalho mesmo após a aposentadoria, pois a maioria descobriu que o valor do benefício pago após a capitalização não chega nem perto do que foi prometido

Jornal GGN – O GGN lançou em agosto de 2019 um documentário inédito, gravado no Chile, que explica como funciona a capitalização da Previdência Social.

O modelo chileno é o que inspira o ministro da Economia Paulo Guedes a privatizar a aposentadoria dos brasileiros. Apesar de a Reforma da Previdência do governo Bolsonaro já ter sido aprovada na Câmara, Guedes ainda não desistiu de apresentar um projeto à parte para encaminhar a capitalização ainda neste ano.

O documentário “Seguridade Excludente – A aposentadoria que inspira o Brasil” –  realizado graças a uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse, batizada de #OExemploDoChile – mostra como os aposentados chilenos se sentem enganados e vivem o drama do trabalho mesmo após a aposentadoria, pois a maioria descobriu que o valor do benefício pago após a capitalização não chega nem perto do que foi prometido pelo governo mais de 30 anos atrás.

Há aposentados que recebem menos da metade de um salário mínimo por mês. Enquanto isso, as administradoras de fundo de pensões injetam os recursos no mercado internacional.

Além do documentário que também tem entrevistas realizadas pela repórter do GGN Patrícia Faermann com diversos especialistas em Previdência no Chile, a série conta ainda com mais 9 reportagens especiais que aprofundam o debate sobre esse modelo considerado um “fracasso” pela Organização Internacional do Trabalho.

Para ter acesso às matérias, clique aqui.

Abaixo, o documentário divulgado no canal do GGN Youtube.

  • O GGN prepara mais uma série especial, com vídeos que vão explicar a relação entre a Lava Jato e os Estados Unidos. Quer apoiar esse projeto? Acesse: www.catarse.me/LavaJatoLadoB

 

Leia também:  'Homem de confiança de Bolsonaro' é citado em diálogo de opositores que tentam golpe contra Evo na Bolívia

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

2 comentários

  1. Sistema de capitalização é um verdadeiro assalto ao INSS e seus contribuintes. Se a receita do INSS oriunda das contribuições dos trabalhadores e empregadores irão para o sistema de capitalização dos Bancos, quem pagará os benefícios dos atuais aposentados e pensionistas?

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome