E Aécio, vai descer do muro e disputar com Marina Silva?

A campanha no rádio e na TV já começou há uma semana e Aécio Neves ainda não disse a que veio. Além de se apresentar ao eleitorado, não fez quase mais nada. Dá a impressão de estar paralisado diante do avanço de Marina Silva. Enquanto Aécio Neves apresenta-se com uma imagem de entorpecido diante da morte de Eduardo Campos, Marina Silva esbanja entusiasmo. Inerte, ao menos aparentemente, Aécio Neves aguarda, ao mesmo tempo em que Marina Silva, lépida, age e conquista apoios e votos.

Estará Aécio Neves aguardando o momento certo para atacar Marina ou, quem sabe, os dirigentes do PSDB, diante da ascensão de Marina Silva e conscientes de que ela não tem equipe para governar, já estarão se preparando para cristianizar Aécio, negociando a baldeação de sua candidatura e o embarque na de Marina?

O PSDB tem tradição na prática de ocupar espaços importantes em governos conquistados por outros partidos. FHC só não fez isso no governo Collor de Mello porque Mário Covas não deixou, mas o fez no governo de Itamar Franco, catapultando-se à presidência da República na eleição seguinte, após a passagem pelo Ministério da Fazenda e a implantação do Plano Real, que começara a ser gestado bem antes de sua ascensão ao posto de ministro.

Talvez não seja mera coincidência que Marina Silva, com o pragmatismo a que se permitem os que se julgam predestinados, tenha começado a lançar, agora, liames na direção de José Serra. Um pragmatismo, aliás, que Marina já havia revelado quando agregou Eduardo Giannetti da Fonseca, Gustavo Franco, intelectuais historicamente ligados ao PSDB e ultraliberais notórios, à sua campanha, tornando-os responsáveis pela elaboração do programa econômico de seu eventual governo.

Marina Silva acena com a possibilidade de governar com “todos os bons” dos diversos partidos. Talvez seja por acreditar nesta prática que ela não tenha se importado em se filiar ao PSB, sabendo que se desfiliará dele tão logo a Rede Sustentabilidade se viabilize juridicamente, e, de modo aparentemente contraditório, não tenha vetado a presença de Beto Albuquerque como seu vice, mesmo sabendo das acusações que pesam sobre ele a respeito de suas ligações com o agronegócio e com as empresas de sementes transgênicas e de armamentos.

Na verdade, muitos já acreditaram na possibilidade de governar com os “bons”, independente de seus partidos. No Brasil, entretanto, somente uma vez, com o impeachment de Collor de Mello e a posse de Itamar Franco, num governo tido como de salvação nacional, uma experiência desse tipo foi realizada e por um tempo curto. Só o PT ficou de fora, o que o ajudou muito em sua estratégia de ser “diferente” dos demais partidos e, depois, chegar à presidência da República.

No mundo todo, o governar com os “bons”, acima e além dos partidos, costuma ser o discurso daqueles que afirmam repudiar as ideologias e os partidos, mas que, ao chegarem ao poder, governam com os seus, fortalecem o seu partido e impõem a sua ideologia em detrimento de todos os demais partidos e ideologias. Políticos deste tipo acabam, muitas vezes, por criar ditaduras, como o caso paradigmático de Adolf Hitler ou, noutro extremo, sem estrutura partidária e sem base social sólida, acabam sendo engolidos pelos partidos e políticos mais fortes, que antes eram considerados passíveis de serem agregados e/ou controlados, e terminam, muitas vezes, sendo apeados do seu próprio governo, como ocorreu com Collor de Mello.

Aécio Neves precisará se apresentar como alternativa a Marina Silva, se quiser, mesmo, chegar ao segundo turno das eleições e disputar com Dilma Rousseff a presidência da República. Não bastará se apresentar como “bom gestor” e como uma “alternativa segura” a Marina Silva e a Dilma Rousseff, como vem fazendo. Precisará correr o risco de enfrentar Marina Silva, mesmo sabendo que a aura de vítima que a cerca poderá sair reforçada, caso erre na dose de seus ataques. A não ser, claro, que o acordo com Marina Silva já esteja selado e o próprio Aécio Neves o tenha sacramentado.

Estrategicamente, não cabe a Dilma Rousseff, que está em primeiro lugar na disputa, atacar Marina Silva, pois, assim, estaria alçando-a à categoria de adversária privilegiada e, consequentemente, fortalecendo sua candidatura. Se não há acordo entre tucanos e marineiros, Aécio Neves que se mexa, se não quiser morrer na inércia. Se houver acordo, entretanto, nada o fará se mover. Continuará em cima do muro, “observando a paisagem”. Para saber qual foi a decisão do PSDB, será preciso esperar pelos próximos movimentos da campanha peessedebista.

Benedito Tadeu César – Cientista social

Publicado originalmente no Sul21

http://www.sul21.com.br/jornal/e-aecio-vai-descer-do-muro-e-disputar-com-marina-silva/

Redação

53 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Fato desta eleição é que a

    O Fato desta eleição é que a direita se dividiu…
    A ELITE se cansou de esperar um resultado do PIG
    Não é que não aprove seus meios e métodos
    Pelo contrário, as vaias da COPA não enobrecem oposição NENHUMA!
    Isso explica o qualquer um de FHC!

    Isso significa outra coisa!
    O psdb deverá se nivelar ao dem, pps,
    Cairá no ranking dos grande partidos
    pelo excesso de mazelas…

      1. Marina é tão esquerda quanto

        Marina é tão esquerda quanto a Neca do Itaú, o Bornhausen, Heráclito Fortes e outros membros de sua coligação.

        Tampouco Marina representa a divisão da direita, ela é a velha estratégia direitista de se esconder atrás de candidatos supostamente “apartidários”, escondidos em partidos como a Rede, e os partidos nanicos que elegeram Jânio Quadros e Fernando Collor.

      2. Vários

        Eduardo Jorge, Luciana Genro também…..

        Os casos de Luciana e do Jorge são programáticos e, digamos assim, mais ingênuos.

        Já a Marina, ficou brava pela escolha de Lula em favor de Dilma. Mulher despeitada, se pudesse gerar energia elétrica, daria mais que Belo Monte.

  2. Pensando “por” meus botões:

    Se a marina aparece, “nessa pesquisa” de hoje, como provável candidata vitoriosa no segundo turno contra a Presidenta Dilma, por qual razão era ela a “vice” de Eduardo Campos, como toda essa quantidade de intenções de votos?

    1. A VIÚVA ELEITORAL

      Chico Mendes foi presidente da Central Única dos Trabalhadores no Acre e Marina vice-coordenadora. Ambos também fizeram dobradinha para concorrer à vaga de deputado federal em 1986, mas foram derrotados. No mesmo ano da morte de Chico Mendes, 1988, Marina foi a vereadora mais votada na capital do Acre, Rio Branco. Marina ficou hospedada no PT durante vários anos, até Lula ter optado por Dilma.

      A morte de Eduardo Campos permitiu criar o mesmo efeito de comoção, desta vez maior. Marina nem precisou trocar roupa ou maquiar para ir ao velório do Eduardo. Já está preparada para este papel há muitos anos. O Beto Albuquerque devia contratar seguro de vida.

        1. marina usa o morto como trampolim…

          … na primeira participação no debate, para falar sobre segurança, usou o morto para ganhar mais votos.

           

      1. alexis,

        “meus botões” acrescentaram que o resultado da pesquisa de hoje e outros que ainda virão é só para influenciar eleitores indecisos e “arrebanhar” mais dinheiro para a campanha,  como sempre é prática dos “in$tituto$” nesse período inicial da campanha, depois os números se acomodam!

    2. Pela mesma razão que a

      Pela mesma razão que a candidata petista é Dilma, mesmo correndo risco de perder, e não Lula, do qual ninguém ganharia

  3. Eu fico abismado com algum

    Eu fico abismado com algum ataque contra Marina faria efeito.

      Os milhares de minutos que Dilma tem no primeiro turno,se igualam no segundo .E Dilma não tem jogo de cintura.

              Marina é muito, muito mais ”malaca” com sua verborrogia imcompreensível ,mas que atinge a todos que procutavam uma terceira via— seja lá o que isso signifique.O cansaço de optar entre PT e PSDB? deve ser)

                O fato é que fazer campanha neste blog pró PT , é o mesmo que catequisar macaco pra comer banana,

                       Redundância.Da grossa.

                           Querem fazer campamha pró PT? Invadam outros blogs e catequisem outros bloigs que o macaco tbm aprecia outras frutas.

                  Ou vamos invadir a Gaviões da Fiel pra torcerem pro Corinthians? 

                     Invadam a Mancha Verde pra trocar de time.

                      Aí sim.Mas petistas que ficam na zona de conforto elogiando uns aos outros,não adianta nada.

                          À luta!!!

                                

                         

                     

                    

    1. Boa sorte, colega

      Vou repetir o comentário feito em outra postagem sobre os blogs de direita: tente, então, postar qualquer mensagem pró-PT em blogs como o de reinaldo azevedo, ou no próprio site da veja. Sua mensagem será sumariamente deletada e ninguém tomará conhecimento dela! Respeito pela diversidade de opinião é característica da esquerda, não da direita. Afinal, por quantos anos convivemos com o fato de que “se não passava no Jornal Nacional, não era notícia”?

  4. O finado aécio? Só Jesus ressuscitou defunto!

    A direita, incluindo PiG e o próprio psdb, já preparam um novo velóriomício prá inflar ainda mais a marina. 

    E quem será o defunto? 1 min de silêncio por aécio… 

    1. O Aecio é defunto;
          E

      O Aecio é defunto;

          E Dilma está condenada no corredor da morte.

               Apenas uma questão de prazo.

  5. Pelo que as pessoas falam na última semana…

    …de que Marina é o mal encarnado…

    …e que tem chances de vencer…

    …a melhor estratégia pra Aécio se manter no 2º turno…

    …é atrair eleitores de Dilma que têm medo de Marina…

     

    1. Eleitores de Dilma têm

      Eleitores de Dilma têm convicção política, não abandonam seus candidatos no meio do caminho, nem escolhe seu candidato dentro de um veloriomício. Melhor o Ahésim buscar os seus de volta na fauna sonhática.

    2. Interessante…

      O Gunter está mostrando ser um autêntico sonhático; não apareceu (pelo menos eu não vi) nos posts onde as contradições gritantes de Marina foram denunciadas, mas agora, com a fadinha detonando Dilma, no primeiro e no segundo turno, pelo Ibope, ele dá o ar de sua graça.

      Não Gunter, nem tudo que se sonha é possível de acontecer; alguns sonhos, de tão desmedidos e afoitos que são, podem sim tornar-se um tremendo pesadelo, pra quem tentou por em prática e para os outros em volta, outros que não tem nada a ver com esse sonho.

      Pra vocês sonháticos, nunca uma máxima está sendo tão atual:

      “O feitiço, pode virar-se contra o feiticeiro”

      1. Puxa, não se pode falar nada…

        …Só fiz uma piada…

        …com a coincidência de demonizações atual…

        …Tucanos e petistas andam muito sensíveis ultimamente…

        …e Marina não tem um blog pra chamar de seu… nem uma mídia…

        …nem colunista nem blogueiro…

        …e está nos 56% de válidos em 2º turno…

        …tanta gente criticando…

        …e 10% de rejeição…

        …oh dó…

        http://www.jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/socorro-roubaram-meu-discurso-de-medo

         

        1. Apontar as incoerências da

          Apontar as incoerências da Marina é “demonização” e “campanha do medo”. É a maniera que o Gunter acha para, desonestamente, fugir da discussão séria.

      2. O Gunter não é sonhático, é

        O Gunter não é sonhático, é simplesmente um anti-petista cheio de ódio, mesmo ódio gratuito que condena quando é contra os homossexuais.

        1. Assim como conhecemos o eco

          Assim como conhecemos o eco liberalismo representado por Marina, há também o gay liberalismo, são setores do movimento gay que são progressistas em algumas questões comportamentais como a causa dos direitos dos homosexuais, mas conservadores nas questões econômica e social.

          Esse pessoal não está nem aí para distribuição de renda, políticas sociais e etc.., geralmente são pessoas de classe média alta na qual viceja o ódio ao PT e às políticas de disribuição de renda.

        2. Tolice.

          Busque nos meus 10 mil comentários em 4 anos uma frase sequer que possa ser caracterizada como “anti-PT”

          http://www.jornalggn.com.br/usuario/gunter-zibell-sp

          O máximo que faço são críticas construtivas. Que não são as feitas pela mídia.

          Aproveite e encontre posts “anti-PT”, a não ser no tema abandono do secularismo, na lista completa a seguir:

          https://jornalggn.com.br/blog/gunter-zibell-sp/de-poeta-e-louco-todos-tem-um-pouco

          Falta de argumento é uma coisa…

           

    3. Caso se confirme a traição a Aécio…

      Aécio pode até tirar algum voto de Dilma, mas dificilmente vai tira-la do segundo turno…

      Por outro lado, caso a trairagem a Aécio por parte das oposições (incluindo quadros do PSDB) se confirme, acredito que Dilma consiga, no segundo turno, muitos votos de aecistas despeitados… principalmente em Minas…

      Além disso, a suposta revoada de tucanos e oposicionistas para Marina também implica em alijar quadros do PSB de seu futuro governo. Portanto, PSBistas acuados pelo risco de serem deixados pra escanteio também podem abandonar o barco Marina e apoiar Dilma no segundo turno, já que têm com esta maior afinidade ideológica e provavelmente serão um zero a esquerda para Marina após a fundação da rede.

      O jogo está aberto e vai ser muito interessante!

  6. Aécio não vai bater em

    Aécio não vai bater em Marina. A esquerda sempre se divide porque tem bandeiras políticas. A direita se une sempre porque tem e defende interesses financeiros.

    1. Exatamente. Se a banca quer Mar

      E os interesses que apóiam e financiam aécio e marina são os mesmos: As oligarquias financeiras nacionais e internacionais.

  7. Marina seria um hecatombe para o Brasil, mas não deverá vencer.

    O “partido” de Marina Silva é a “casa real européia”, como bem lembrou Aldo Rebelo depois daquela “bandeirosíssima” aparição de MS na abertura de Londres/2012.

    Ela deverá murchar até a eleição devido ao seu reduzido tempo de televisão. Então, o cenário deverá ser muito favorável a uma eleição de Dilma em primeiro turno pois a juventude “marineira” mais inocente (a maior parcela dela) vai migrar para o branco e nulo enquanto os direitistas “barbosistas” que inflaram MS nas pesquisas logo após junho/2013 voltarão ao ninho tucano. Creio que dará Dilma entre 40 e 46%, Aébrio ao redor de 20% e Marina Silva voltará ao patamar que tinha Campos (talvez, um pouco acima) na faixa dos 10%.

    Quando começarem a circular na internet as fotos de MS com Heráclito e Borhausen, ser explicado ao eleitorado quem são os seus principais assessores econômicos, as contradições de seu discurso “ecologista” e suas alianças com o agronegócio, elas vão derreter como sorvete ao sol.

    É bom que assim ocorra, pois um eventual governo Marina Silva seria uma hecatombe (muito pior do que Jânio, Dutra e Collor juntos) e seria a antesala para um golpe militar e uma invasão ao Brasil por tropas estrangeiras (MS tem compromissos com a “casa real européia”, não nos esqueçamos disto).

  8.  O Aócio não tem luz própria.

     O Aócio não tem luz própria. Ele é um fantoche da irmã e se acostumou com a mídia mineira dando guarita para suas falcatruas e atacando seus adversários. Por isso a imobilidade. Ele espera que o Pig nacional faça-lhe o trabalho sujo. Só que o pig nacional já está em outra, ao que parece. 

    Ele não tem pique pra essas coisas. Está mal acostumado. Ele foi apenas uma peça de decoração no governo de Minas. Quem mandava mesmo era a irmã, enquanto ele se esbaldava nas noites cariocas. 

    1. Não é só ela…

      Não era só a Andréia Marfig,

       

      A parte política foi comandada e continuou no gov Anastásia pelo richelieu Danilo de Castro (primeiro ministro) e a parte econômica pelo Oswaldinho (Oswaldo Alves da Costa) casado com “meia” irmã de Aécio que era filha do segundo esposo da mãe do Aécio. O que essa “tchurma” fez em Minas nem com três governos progressistas encadeados vãos dar um freio de arrumação.

       E o anão de jardim e de idéias está surfando e, infelizmente, ao que tudo indica, ser eleito mais um dos medíocres senadores de Minas Gerais.

  9. Cavalo de Tróia

    Marina Silva.  O Cavalo de Tróia dessas eleições

     

    Pelo que dá a perceber até agora nessas eleições, parece que o papel a ser desempenhado pela candidata Marina Silva do PSB/REDE é do Cavalo de Tróia. Dentro dele escondem-se todos os adversários e inimigos jurados do atual governo, desde banqueiros, empresários, comunicadores e abutres/especuladores.

    Da campanha de Aécio deve desembarcar de fato, mas não oficialmente, os principais personagens, mas ele não será cristianizado, continuará para despistar a candidatura petista e desfechar os golpes mais pesados contra a candidata, alem de se oferecer como alvo dos ataques mais pesados que o PT venha a desferir.

    Portanto, quem pensa que o tucano vai cutucar a Marina com vistas a reconquistar o posto que lhe pertencia vai ficar a ver navios. Se alguma escaramuça houver, será apenas para inglês ver e enganar incautos. Ora, com uma estratégia dessas, o que será do PSDB daqui para frente? Não será. Quem adota tal estratégia já conta as horas para enterrar o defunto e já estão os tucanos de malas prontas para adentrar em um novo partido liderado pela comandante no bojo de uma pseudo reforma politica a la Lampeduza, aquele que tornou clássica a frase “Tudo muda para que tudo fique como está”, ou algo parecido em seu livro “O Gatopardo”.

    Cabe ao PT portanto, reconhecer o inimigo a ser batido e desfechar-lhe os golpes certeiros, mostrando (a)o eleitor(a) com clareza e objetividade o que se esconde dentro deste cavalo de pau e o perigo que ele, eleitor(a) corre trazendo esse  animal aparentemente inofensivo para dentro de sua fortaleza, de sua cidadela.

    É preciso apresentar de forma didática que, ao votar na postulante, cada eleitor estará trazendo de volta para dentro de sua casa, do seu lar, tudo de mal e de ruim que ele levou séculos para se livrar. Cada eleitor (a) estará, em troca do seu voto, recebendo uma miniatura desse terrível animal, que abrirá o bucho já nos primeiros dias para espalhar o desemprego, a fome, a privatização e a desesperança.     

     

    Aqui o endereço para quem quer conhecer mais a fundo a história do Cavalo de Tróia  http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_de_Troia 

  10. Caraca. Sempre fui classe B e

    Caraca. Sempre fui classe B e sempre briguei, discuti, fiz inimizades com os da mesma classe social minha. Parentes, amigos, etc. Defendendo o PT e suas políticas voltadas principalmente para os mais necessitados.

    agora, se essas classes que foram beneficiadas por esses planos, não retribuirem com seus votos para uma vitória tranquila da Dilma e distribuem seus votos também com Marina e Aécio!,,, me desculpem mas assim eu desisto. Que eles vendam tudo, Petrobras, Banco do Brasil, não façam uma univ. Federal, não aumentem salário mínimo, não tenha minha casa minha vida, prouni, pronatec, bolsa família. Que cresça novamente o desemprego, universidade só para rico, médicos só os do eintein. Metrô 1 km por ano. Avião só para filhos dos endinheirados, pedágio de R$ 22,00 por cabine. Carros com ipi alto, sem prestaçôes. FerroviAs sucateadas, apagão elétrico, luz para poucos, etc…. Ok. Vocês merecem!!!!!!!

    1. Amigo, não dá para ser tão

      Amigo, não dá para ser tão pessimista assim. Mas dá para entender sua reação. Com uma propaganda negativa monstruosa como a deflagrada pela grande mídia desta país, era de se esperar o que destas pessoas que ouvem dia após dia que este governo é isso, é aquilo?

      Acredito que estão pensando na segunda via: se não dá com Aécio, vai com Marina mesmo. Só que estão se esquecendo que ela saiu do PT após quase 20 anos no partido exatamente porque fazia parte da ala radical. Tirar o PT por tirar e colocar a extrema esquerda radical do partido pode ser o remédio que eles não esperavam!

      1. Extrema esquerda radical do

        Extrema esquerda radical do partido?

        Marina?

        A extrema esquerda está pregando a autonomia do Banco Central?.

         

  11. Os corretores de imoveis de

    Os corretores de imoveis de Miami estão hoje estourando champagnes Pommery, as vendas de imoveis para brasileiros dispararam, Marina é o melhor argumento de vendas, o  Brasil indo para o abismo abs9luto mais uma vez caindo na aventura politica de que já foi vitima com outros espiroquetas, uma candidatura sem eira e nem beira, dos grotões mais atrasados, sem experiencia, estatura, cara, credenciais, vivencia, porte à altura do Estado brasileiro, é a receita certa pra o desastre tipo Janio e Collor. Candidatos fora do “mainstream” são inviaveis na complexa realidade politica brasileira mas a ignorancia dos eleitores pode eleger qualquer um sem limites de absurdos e aberrações.

    Os responsaveis por esse desastre prestarão contas à Historia.

  12. Acho que Aécio e Marina não

    Acho que Aécio e Marina não se agredirão em 1.o turno, os dois precisam de votos no 2.o turno para derrotar Dilma e o PT. Tentando conquistar a tecla verde da urna tupinambá, a meta dos dois é descontruir o pavoroso governo Dilma.  

    Pelo menos ainda por enquanto acho isso… mas não me sai da mente aquele rock brasileiro (acho que do Legião) “Ainda é cedo, cedo, cedo..” para formar opiniao definitiva…

  13. Governo Marina ?

    E mais provável que a esquerda tenha se dividido. A Marina, egressa do PT, sua colaboradora de campanha, Erundina, os partidos MENORES DA esquerda PSOL, PSTU, PCB, PCR, PCO, todos começaram a hostilizar o PT. A direita é mais rica, mais organizada, conta com a mídia, conta com a maior parte do capital, é mais pragmática: “Se não der mais para segurar o demotucanato, partimos para uma alternativa”. Marina está num partido que não é o seu, não teria como formar quadros para governar com esta urgência, então é fácil: elegemos Marina, dominamos seu ministério, sua política econômica, fiscal, tudo enfim. Vai ser uma rainha da Inglaterra (espero estar enganado), cheia de ideais, com uma trajetória de respeito, mas com uma base frágil, dependente de uma olêiade de interesses.

  14. A questão da divisão da

    A questão da divisão da esquerda é falaciosa, apesar da esquerda possuir uma forte tendência à fragmentação. Porém, nos casos em tela, o que há são oportunistas que se aproveitam do discurso de esquerda como trampolim, e o governo Dilma está cheio desse tipo de pessoas.

  15. Josias de Souza

    Josias de Souza escreveu:

    ”Três meses antes, em julho de 2013, o Datafolha detectara os primeiros efeitos políticos do ronco das ruas de junho. A popularidade de Dilma despencara 21 pontos. E o segundo turno em 2014, antes improvável, ganhara impulso. Só João Santana não acreditava: “Essa pesquisa tem o valor de uma vaia em estádio. Não passa de catarse temporária. Redobro a aposta: Dilma ganha no primeiro turno.”, disse ao Painel na ocasião..

    A 40 dias da eleição, é mais fácil enxergar a empáfia de João Santana do que distinguir Davi de Golias. Sob ameaça de cair do Olimpo, Dilma já não está em posição tão sobranceira. Talvez tenha de se envolver na antropofagia de anões.”

             Digo eu: É apenas o final da estupenda crônica; Quer le-la na íntegra?

    Pois não. Ei-la:

    Tese de que comoção impulsiona Marina é falsa

    http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2014/08/26/tese-de-que-comocao-impulsiona-marina-e-falsa/

  16. Feliz ou infelizmente a

    Feliz ou infelizmente a tragédia que vitimou o candidadto Eduardo Campos e a  ascençao de Marina Silva ao topo da chapa pessedista (acho que não se sustenta até outubro) fez um rebuliço danado nesta campanha presidencial.

    Pegou tucanos,  petistas e analistas com a “carça na mão”, não queria estar marqueteiro do PT e PSDB nesse momento.

    O pesadelo  Marina fica por conta do PT, o PSDB já está acostumado a levar “lenha” em eleições presidencias. Todo petista sabe que num provável 2.o turno Dilma vs Marina, dado o índice de rejeição por Dilma e PT (junho de 2013 falou), os 44 milhões de votos de Serra de 2010 migrarão automaticamente para Marina Silva. 

    Para um liberal Dilma vs Marina disputando o comando do Bananão não existe pesadelo pior…

    Fala Wes…

    Um, dois, Freddy vem te pegar!
    Três, quatro, é melhor a porta do quarto trancar!
    Cinco, seis, agarre o seu crucifixo!
    Sete, oito,. é melhor ficar acordado até tarde!
    Nove, dez, não durma nunca mais

     

  17. O pessoal do PT deve encarar

    O pessoal do PT deve encarar a realidade, muita gente boa votou no PT em 2010 assediada por um enxurada de dinheiro (hoje está fazendo falta) para “marolizar” a tsunami que se aproximava. Deu  no deu, um governo mediocre, assustador, por Dilma Rousseff, o poste que não deu certo.

    Muitos (muitos mesmo, basta conversar com a pessoas) dos 56 milhões de votos em Dilma em 2010 hoje tem nojo do PT, acham que o PT faz o que todos sempre fizeram. Isso é inegável.

    Não foi o PIG, a mídia que fizeram isso, foi o próprio PT que na defesa indecorosa (pegou muito mal perante a população) dos mensaleiros fez o seu túmulo. 

     

     

  18. Na minha opinião, o acordo

    Na minha opinião, o acordo está para sair, e o Aécio já está se preparando para botar uma bermuda e ir tomar um chop no Leblon. Muito pouco provável que a direita perca essa oportunidade de ouro para tirar o PT do poder. 

    Não há de ser pelo Aécio. Só mesmo o Serra se imporia e botava todos os tucanos para detonar a Marina. O que os caciques tucanos farão agora é compor com a sonhática, e mostrar a ela que ao acordar do sonho, é preciso governar na vida real. O PSDB tem estrutura partidária, o PMDB vai com quem governa e afinal de contas o Gianetti e o Armínio são a mesma coisa.

    A Marina tentará seduzir algum petista menos consistente, e jurará de pé junto que não é tucana genérica. Está acima da dictomia PT-PSDB que tanto cansa o Gunter.

    Essa enganação não teria vez se ela fosse o candidato desde o início. O antipetismo teria que se decidir entre ela ou Aécio, como já estava se decidindo por este, e abandonando o Eduardo. Só que agora com essa onda movida a irracionalidade, haverá menos tempo para as coisas ficarem mais claras.

    Será assim agora. Osmarina querendo manter esse clima, com pouca discussão do real significado de sua candidatura. E o governo correndo contra o tempo para mostrar quem é quem. As pessoas saberão, mas como disse o Nassif, poderá ser apenas depois das eleições. Aí já era, o Gianetti terá a chave do cofre para fazer a festa da rapaziada do rentismo. 

    Mas eu quero crer que haja tempo. Que pessoas votem na Osmarina, ok. Mas abendo o que ela é, assim como sabem o que é o Aécio e o que é a Dilma.

     

    1. Dá tempo no horário eleitoral.

      Dilma tem mais de 11 minutos. Marina, cerca de 1m 40s. Com o mínimo de competência, dá para desconstruir a marionete das “casas reais européias” em 1 semana de horário do TSE.

      1. Quantas pessoas vc acha que

        Quantas pessoas vc acha que assistem ao programa eleitoral? Eu creio que são pouquissimas, alem de serem muito chatos, hoje em dia há muitas opções para se fazer durante esse periodo, TV a cabo, internet etc.Então essa questão do tempo é até pior pois tem que encher linguiça durante 11m.

  19. Tenho assistido aos vídeos

    Tenho assistido aos vídeos campanha da presidenta Dilma e,apesar da grande qualidade plástica,parece-me que falta vida,sobretudo vida política.

    São tantos números mostrados,tantas diferenças em relação ao que era feito,que parece que são coisas simples de serem feitas,normais,eu diria.

    Falta a emoção. Os números precisam ser ditos pela presidenta Dilma ou pelo presidente Lula. Lembrar,por exemplo,quando,antes do presidente Lula,a luta era por um salário mínimo de US$ 100,00,ou seja,era para que o salário mínimo fosse de R$ 227,00,contra os R$724,00 de hoje. São marcos importantes que permitiram e permitem ao país sair da mesmice de sempre e que os adversários insistem em querer retomar.

    A recuperação do valor do salário mínimo  que incluiu mais 35 milhões na vida do país.Gente comprando,estudando e viajando.A ascensão a novaclasse média também é resultado disso. Não é pouca gente.e isso é citado na  campanha como se fosse a população da Bolívia e outros países sulamericanos que,até por força de nossa mídia,são de pouco conhecimento dos eleitores. Poderiam ter citado estados brasileiros,como São Paulo,que teria um effeito maior.

    Dobra-se o número de estudantes universitários de 3,5 milhões em 500 anos e,em apenas 12 anos,mais 3,5 milhões acessam a universidade e isso passa como se fosse mais umc cafezinho no bar da esquina.

    Poderíamos citar vários outros exemplos mas,quero me ater ao essencial que é a falta dde vida política nos programs de rádio e TV da presidenta Dilma.

    Todos os números do governo da presidenta Dilma e do presidente Lula são excelentes. Falta agora fazer com que esta excelência seja completamente absorvida por aqueles que a desfrutam: O povo brasileiro.

  20.  
    O que acho mais

     

    O que acho mais interessante é que PSDB-Serra-Aécio sempre acharam Marina e Heloisa Helena duas idiotas úteis, que os levariam ao segundo turno (com Serra isso deu certo) e no fim eles viraram os idiotas úteis da verdinha…

  21. O aspirador de pó

    e toda a cambada dos tucanalhas não vão bater na marina itaú, pois numa possível vitória dela a cambada dos tucanalhas vão “governar” com a marina itaú. 

  22. A única certeza que tenho , é

    A única certeza que tenho , é que o eleitor da marina é o alienado ou, agora, o oportunista. Tanto, que antes do santificado ED morrer, marina não era nada. Quando o veloriomício aconteceu, a senhora marina, foi ao céu. O gunther é tão sem conteúdo, ilógico em seus comentários, que nem percebeu isso. Quem está votando na marina, agora, é o que não tem informação alguma sobre política, é o facabuqueiro analfa radical e medroso, que acredita que candidato inflado pela mídia, é milagreiro e, por isso, afastará o demônio que a mídia diz existir nos governos trabalhistas..Gente, eles votam no arruda!!!!!! Mais explicação para o voto em marina do que isso? Estive no DF e fiz uma pesquisa com pessoal, facebuqueiros, da faculdade e não vão votar no atual governador do DF, PT, porque ele tem uma casa muito boa e, por isso, é ladrão. Então vão votar no arruda e em outro candidato que ninguem sabe nada dele. E, aí? Esse é o eleitor dessa trupe. Aqui no RS, vão votar nos candidatos da rbs, mesmo que o governador atual, Tarso Genro, tenha boa avaliação, mas é pestista, então, eles vão votar em candidatos da rbs(mídia corrupta do rs). Esses são os eleitores anipetistas e suas escolhas. Não é a corrupção que querem combater, mas os candidatos do partido que a mídia ensinou-os a odiar. Portanto, corrupção não é uma bandeira dos antipetistas, mas o ódio, pura e simplismente adquirido pelo regorgitamente diário da mídia em seus cérebros limitados e medrosos.

  23. Certamente Aécio continua

    Certamente Aécio continua dispuando co Dilma uma vaga no segundo turno, pois se algo imonderável tiraria Marina do segundo turno.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador